sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cidades Online

Número de assassinatos em
Pernambuco já supera  2014

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chama a atenção do Governo do Estado e da sociedade pernambucana para o alarmante crescimento da violência no Estado. Esta semana, ainda no mês de novembro, Pernambuco já superou o total de homicídios registrado em todo o ano de 2014. “É grave ainda constatar que, em um ano de administração Paulo Câmara, nosso Estado regrediu seis anos no combate à violência, tendo em vista que dada a média atual de 350 mortes por mês, estarmos caminhando para fechar 2015 com um total de 4.200 assassinatos, mais que os 4.018 casos registrados em 2009, terceiro ano do Pacto pela Vida. Chama ainda a atenção o alto índice de mortes por armas de fogo, que representam mais de 80% dos homicídios violentos registrados no Estado, apesar de todo investimento em mídia sobre a campanha pernambucana em prol do desarmamento da população. Armas brancas e outros tipos de objetos representam os 20% restantes”, afirma o deputado Sílvio Costa Filho. Até último dia 22 deste mês foram registrados 3.431 assassinatos  em Pernambuco, ante os 3.433 casos registrados durante todo o ano de 2014. Quando os números de segunda-feira (23) a esta quinta (26) entrarem no sistema, o que deve acontecer nos próximos dias, o número de registros do ano passado já terá sido ultrapassado em cerca de 30 casos, já que este mês a média de crimes violentos vem sendo de 11 por dia.

Recife: bala até o gogó

O Recife, que ganhou visibilidade na propaganda e nas redes sociais do Governo e da Prefeitura como a Capital mais segura do Nordeste, responde hoje por cerca de 15% das mortes violentas registradas no Estado. Até o último domingo, a Capital pernambucana registrava 50 casos a mais que o mesmo período de 2014, num crescimento de 10%. Desde de o início do ano, a Bancada de Oposição na Alepe vem chamando a atenção para a escalada da violência no Estado e para a necessidade de rediscutir o Pacto pela Vida com a sociedade, o Governo do Estado e o Poder Judiciário para que se possa devolver o clima de segurança às cidades pernambucanas.

Valorização das policias

“Entendemos que a saída para a atual crise da segurança passa, necessariamente, pela valorização das policias, dos profissionais, dos serviços de inteligência, do combate às drogas e pela requalificação das delegacias e reaparelhamento do efetivo policial. Para contribuir com a solução deste problema, que aflige a população pernambucana, a Bancada de Oposição vai realizar, na próxima segunda-feira (30), reunião pública para discutir os caminhos para a repactuação do combate à violência no Estado e o resgate do Pacto pela Vida, reconhecidamente um programa que conseguiu êxito em seu início, mas que perdeu sua essência nos últimos dois anos, concluiu” Sílvio Costa.

 
Tabela de Homicídios 2014/2015


PERNAMBUCO
Ano
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov*
TOTAL
2015
323
325
336
324
313
265
301
328
292
381
243
3.431
+ 410
13,57 %
2014
256
261
311
296
321
308
257
250
255
285
221
3.021


RECIFE
Ano
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov*
TOTAL
2015
53
53
47
45
42
36
43
53
44
50
40
506
+ 50
10,96%
2014
39
42
45
48
56
42
34
36
41
38
35
456
   

EVOLUÇÃO DA VIOLÊNCIA
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015*
4.591
4.528
4.018
3.509
3.507
3.321
3.102
3.433
3.431

* ATUALIZADO ATÉ O DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2015.
 Fonte: Sistema Infopol/SDS
25/11/15 - 15h43min17s



Black Friday ou...

Black Friday ou Sexta-Feira Negra  é um termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal) nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece, na sexta-feira após o feriado de AaçãodeGrças. Que é a 4°quinta-feira do mês de novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.


... “Black Fraude”

Mas deve-se ficar atento para que as promoções, com muitos descontos, não sejam uma armadilha. Pois, já houve denúncia de que alguns comerciantes dobram os preçosdos produtoçs e, no dia (hoje) do  Black Friday, reduzem pela metade. A ordem do Procon é pesquisar para que não vire um “Black Fraude”.



VIII Caminhada dos...   

Adeptos das religiões de matriz africana participam, nesta sexta-feira (27), da VIII Caminhada dos Terreiros do Paulista. O evento, que acontece no Jardim do Coronel da Família Lundgren, no Centro do município, terá início às 9h. A programação inclui degustação de comidas dos orixás, exposição de vestimentas específicas da religião, apresentações culturais e muitos cânticos. A ideia é disseminar a quebra de preconceito, violência e intolerância religiosa.


Foto: Jorge Macrino/Prefeitura do Paulista



...Terreiros em Paulista 

Neste ano, o percurso da caminhada terá início às 14h30. A concentração será no Jardim do Coronel. Os participantes seguem pela Rua Siqueira Campos, depois na Avenida Marechal Floriano Peixoto, contornam a Praça Agamenon Magalhães e retornam ao ponto de partida. A caminhada deve durar pouco mais de uma hora.  A Prefeitura do Paulista – através da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude – apoia a iniciativa.


Partido Verde: Recife...

 Neste final de semana (sábado, 27), o presidente estadual do Partido Verde (PV-PE), Carlos Augusto, irá capitanear a oitava etapa do projeto Recife Bom para Viver, no qual percorre as 18 microrregiões da capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria da cidade. O projeto irá contemplar a microrregião 5.2 e o percurso tem saída agendada para as 8h, na bilheteria da Estação Central do Metrô do Recife




...Bom para Viver

A microrregião 5.2 engloba os bairros de Jiquiá, Estância, Areias e Caçote. O projeto teve início no dia e 19 de setembro e já foram observados pontos nevrálgicos no tocante a questões como segurança pública, saneamento básico, emprego e coleta de lixo, além da deficiência de transporte público ou de opções de oferta de emprego. As caminhadas já geraram também dois debates, que versaram sobre gestão do lixo e segurança pública. Os detalhes e registros do projeto podem ser conferidos no site http://recifebomparaviver.com.br.  


Grupo de apoio à adoção...  

Conhecer as etapas do desenvolvimento de uma criança é um dos melhores caminhos para o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos adotivos. Com esse propósito, o Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) realiza um encontro para discutir acerca dos estágios e das características do crescimento infantil. O evento é aberto a pais adotivos, pretendentes à adoção e pessoas interessadas na temática.

...debate sobre filhos adotivos

O assunto será analisado pela psicóloga Emilene Freire. Especialista em atendimento de crianças e adolescentes, ela traz no currículo a experiência de ter trabalhado com meninas e meninos da casa de acolhimento Lar Maná. A reunião acontecerá, neste sábado (28), das 16 às 18h, no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, no Centro, Paulista. Informações no www.facebook.com/gaapaulista.


Parabólica:

Vestibular... - Um total de 29.865 candidatos presta vestibular, neste domingo (29), na disputa por uma das 6.332 vagas oferecidas em 15 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A prova será aplicada às 9h (horário local), mas é recomendado aos candidatos que cheguem com, no mínimo, uma hora de antecedência.

...no IFPE - Os feras devem comparecer ao local de prova com documento de identificação com foto em perfeito estado, caneta esferográfica na cor preta ou azul, além do cartão de inscrição impresso, que está disponível no site da Comissão do Vestibular (www.cvest.ifpe.edu.br). É neste documento que constam as informações relativas ao prédio e a sala, onde o candidato realizará o exame

ESUDA monta... - Já no clima natalino, a Faculdade ESUDA montou no seu pátio interno um Presépio, aberto à visitação do público. A instalação este ano ganha um ar contemporâneo e urbano com um fundo de grafias multicoloridas que lembram a paisagem de uma comunidade. As peças feitas de barro – confeccionadas por Zezinho de Tracunhaém.


Foto: Cortesia




...presépio contemporâneo - Artesão e ceramista pernambucano considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco – são quase em tamanho real, humanizando, assim, os personagens que compõem a cenografia. O questionamento social que o projeto nos inspira a fazer acerca do verdadeiro espírito natalino nos dias atuais, tem forças quase que catárticas. O Presépio ESUDA fica aberto a visitação no horário da faculdade.



Artes marciais - Na manhã deste sábado (28), o 1º Torneio de Artes Marciais da Cidade Tabajara - Olinda. Serão 20 lutas (dez de karatê e dez de jiu jitsu), de diversas categoriais e modalidades. A competição acontecerá das 8h30 às 12h, na sede do Centro de Atividades Esportiva e Social da Cidade Tabajara, na Rua Manoel Monteiro, s/n (próximo à Associação de Moradores).





Paulista: Projeto... - Para incentivar o acesso ao esporte, lazer e cultura, proporcionando o crescimento pessoal e social de cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 16 anos, do município, a Prefeitura do Paulista lança, amanhã (28), o “Projeto Esportes Para Todos.” Os jovens interessados em participar do primeiro dia da ação poderão comparecer à Praça Emílio Russel, em Maranguape I, a partir das 8h.


...Esportes Para Todos - A ação segue no domingo (29), no mesmo horário e local.O projeto, patrocinado pelo Ministério dos Esportes, terá duração de seis meses e contemplará 10 bairros da cidade, entre eles, Paratibe, Jaguarana, Mirueira e Janga.


Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



Viagens extras

Para movimentar ainda mais o centro de compras do Cabo do Santo Agostinho, durante a Black Friday, o Shopping Costa Dourada amplia o serviço de ônibus gratuito em duas viagens extras, às 7h40 e 8h40, nesta sexta-feira (27). O itinerário também foi estendido. Além das viagens normais pelo Cabo, amanhã, o ônibus passa também por Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, durante os períodos: 11h40, 12h40, 13h40, 18h40, 19h40 e 20h40. Todavia, o shopping vai pagar metade do estacionamento de cada um dos seus clientes, ao longo da campanha de vendas que oferece descontos exclusivos de até 70%.


Na Bahia, Humberto integra audiência da CPI de Assassinato de Jovens

Em Salvador, esta semana, para participar de audiência pública da CPI do Senado que investiga a morte de jovens no Brasil, o líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), declarou que é obrigação do Estado brasileiro e da sociedade debater o assunto a fim de reduzir drasticamente o número de crianças e adolescentes assassinados no país. Hoje, das mortes de jovens registradas nacionalmente, os homicídios respondem por 14% do total.

Segundo Humberto, os trabalhos da CPI têm avançado no sentido de buscar soluções para a redução da violência contra os jovens. Em 1980, de acordo com dados do Mapa da Violência divulgados este ano, menos de 1% dos adolescentes brasileiros morriam assassinados.

“O crescimento do percentual nessas últimas três décadas é alarmante e apenas reforça a necessidade de que é necessário agir rapidamente para mudar o quadro. Os homicídios já são a segunda maior causa de morte dos jovens brasileiros”, afirmou.

O senador ressaltou que a situação no Nordeste é ainda mais grave. Em Pernambuco, por exemplo, onde a CPI esteve no último dia 13 de novembro para debater o assunto, há 11 vezes mais mortes de jovens negros do que de brancos. Na Bahia, somente o tráfico de drogas é responsável por mais de 50% dos assassinatos. A unidade da Federação que hoje recebeu os senadores registra índice de 37,4 assassinatos para cada 100 mil habitantes, com aumento contínuo da criminalidade nos últimos 15 anos.

“Temos ido às capitais mais violentas do país para chamar a atenção das pessoas para o tema. Temos que deixar claro que esses jovens não são os algozes de nossas duras violências cotidianas, mas sim vítimas de todo o processo”, avalia o senador.


Em seu discurso na audiência, o parlamentar defendeu a aprovação do projeto de lei que implementa a audiência de custódia para "desafogar o sistema penitenciário brasileiro". Relator do texto, ele garantiu que a proposta será votada em breve pela Câmara dos Deputados.

A audiência pública da CPI do Assassinato de Jovens realizada hoje ocorreu no Teatro Lauro de Freitas, em município da Grande Salvador, e contou com a participação da presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Lídice da Mata (PSB-BA), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, polícias militar e civil.



Do leitor Juna Fard: "O que os senhores veem nas imagens se chama “POUCA VERGONHA”, “INCOMPETÊNCIA”, “DESCASO” e por aí vai ........ Tudo legitimado pela PCR".

Júlio Cavalcanti cobra do Governo do Estado a estrada do Catimbau


Nesta segunda-feira (26), o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna da Casa Joaquim Nabuco para cobrar do Governo do Estado a estrada do Vale do Catimbau. “Vocês sabiam que Pernambuco tem as suas sete maravilhas? A eleição foi feita por meio de uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio e a Empetur, já há alguns anos. E entre Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Cachoeiras de Bonito, e outras, está o Vale do Catimbau, na nossa cidade de Buíque. Falo nossa porque também sou cidadão buiquense. E não apenas como cidadão buiquense que venho a esta tribuna na tarde de hoje. Venho como pernambucano e como deputado estadual que sou, representante do povo de Pernambuco. E vou cobrar, mais uma vez, o que foi prometido pelo Governo do Estado e não fui cumprido”, disse o parlamentar.  

Júlio destacou uma reportagem publicada nesse domingo (25) no Jornal do Commercio, que destaca o local como destino para quem gosta de trilhas e turismo ecológico. “Realmente: é um lugar que deve ser conhecido e visitado. É de uma beleza impressionante, formado por serras, vales e rochas sedimentares. São 90 mil hectares de encher os olhos de qualquer um. Mas é vítima de um grande mal: o descaso do Governo do Estado”, destacou.



“Não é de hoje, senhoras e senhores, que cobro a obra da estrada do Catimbau. Na época da campanha, no ano passado, tava cheio de gente lá, trabalhando. Depois que passou a eleição, o serviço parou. E a consequência disso é que tudo que foi feito à época já não serve mais, precisa ser feito novamente. Os tubos que fariam a drenagem já estão destruídos. A terraplenagem já se acabou, não resistiu à ação do tempo. O que isso significa? Que era uma obra eleitoreira, infelizmente. Que por conta disso, a obra vai ter que começar do zero de novo. Que o povo de Pernambuco paga duas vezes pelo mesmo serviço por uma total e completa falta de planejamento dos recursos públicos por parte do Executivo”, afirmou.

O parlamentar informou que já falou várias vezes com o secretário Felipe Carreras sobre a importância do Vale do Catimbau, mas que até agora nada foi feito para destacar o lugar. “Como é que pode uma coisa dessas? Um local, escolhido com uma das sete maravilhas de Pernambuco, por meio de uma campanha feita em parceria com a própria Secretaria do Governo, negligenciado dessa forma pelo Estado?”, questionou.






Geraldo: "Porto Digital é um diferencial global para o Recife"

O prefeito compareceu ao evento em comemoração aos 15 anos do parque tecnológico na noite desta quinta-feira (26)


            Referência nacional pelo ambiente de inovação e empreendedorismo, o Porto digital comemorou nesta quinta-feira (26) os seus15 anos de fundação, com um coquetel na casa de recepções Di Branco, no Bairro do Recife. O prefeito Geraldo Julio esteve presente na solenidade, onde também foi um dos homenageados, sendo citado como um dos incentivadores ao polo que movimenta mais de R$ 1.3 bilhão anuais no setor serviços modernos na cidade.

            "São quinze anos de muito trabalho de muito trabalho e muita dedicação que fizeram deste lugar que é um diferencial global que o Recife tem. Este é um parque tecnológico reconhecido pela qualidade, pelos serviços que presta mundialmente. é sem dúvidas uma iniciativa de muita história, mas que reserva ainda muito mais futuro para a nossa cidade", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR


            No evento, o gestor municipal ainda recebeu uma placa em reconhecimento da importância do porto, e ainda por iniciativas que promovem a difusão, crescimento e aceleramento do parque, como a recente sanção de um projeto de Lei que amplia a área territorial do Porto Digital. Com a medida, os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, localizados na área dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José, terão uma alíquota de 2% do imposto, o que vai permitir a chegada de novas empresas e também abre a possibilidade das empresas já instaladas irem para outras estruturas.

            Atualmente, o parque tecnológico do Recife conta com oito mil empregos distribuídos em 250 empresas de tecnologia. De acordo com o presidente do conselho administrativo do Porto Digital, Silvio Meira, a parceria e compreensão da gestão municipal é fundamental para a manutenção do porto: "Temos aqui grandes incentivadores que já são parte dessa nossa história. E foi também a partir do entendimento dos gestores públicos, da importância desse ambiente que criamos, que nós estamos em constante desenvolvimento. O futuro é a nossa união, nosso empenho pelo desenvolvimento desse grande centro de inovação. Vamos sem dúvidas continuar encarando o desafio de dar certo, como fizemos até agora".


Queiroz Galvão foi a grande vencedora do Prêmio Ademi 2015

A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI) foi a grande vencedora do Prêmio Ademi 2015. Promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco, o Ademi é considerado o maior prêmio da construção civil de Estado e tem como objetivo premiar empreendimentos e empresas do mercado com excelentes desempenhos. A Queiroz Galvão conquistou 05 (cinco) troféus, entre eles os dois principais: 1° Lugar Master e 2º Lugar Master, que destacam os dois melhores empreendimentos do ano, dentre todas as categorias.

O Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos (situado no Complexo Empresarial Latitude) conquistou o primeiro lugar na Categoria Empresariais e também o 1° Lugar Master. Essa é mais uma distinção do empreendimento. Recentemente, o empresarial recebeu a certificação internacional, inédita no Norte/Nordeste, LEED GOLD, o selo verde da construção sustentável, concedido pelo U.S. Green Building Council. 

O LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, sendo o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em mais de 130 países, inclusive no Brasil. Para possuir uma certificação LEED o empreendimento precisa ter diferenciais como redução dos custos operacionais de água e energia e melhora da qualidade interna (com o aumento da luminosidade, diminuição do uso do ar condicionado).

Esses e outros diferenciais que visam a sustentabilidade estão cada vez mais presentes nas construções da QGDI. São iniciativas como coleta seletiva, redução na geração de resíduos, uso de madeira de reflorestamento, conscientização dos colaboradores e várias outras ações socioambientais que contribuem para a preservação do meio ambiente. “O empreendimento é um marco, um divisor de águas para a Queiroz Galvão. Todas as inovações executadas no projeto buscam a sustentabilidade, por isso fomos o primeiro do Norte e Nordeste a receber a certificação LEED GOLD”, diz o diretor regional da QGDI, Múcio Souto.

Entre outras coisas, o Empresarial Porto de Suape conta com auditório para 200 pessoas, sala vip, sala de estar, cozinha, sala de monitoramento, quatro elevadores, edifício garagem com um elevador, central de água gelada, grupo geradores, subestação, bicicletário, estacionamento para motos, sala para motorista, vestiário masculino e feminino e heliponto comercial. 

O segundo lugar do Troféu Master também ficou com a Queiroz Galvão. O vencedor foi o Centro Empresarial Queiroz Galvão – Torre Carlos Pena Filho, localizado em Boa Viagem. Com lajes corporativas e 12 vagas de estacionamento por laje, o empreendimento também conta com tecnologia de ponta. 

Entre os diferenciais estão: sala de segurança com antecâmara e WC, sala de automação, sala (controle), sala vip, seis elevadores, sendo um dele para manobrista, sala de espera para motoboy, recepção serviço/correio, sala (distribuidor geral de telecomunicações), caixa de escada, shaft´s, hall social, e sala (escritório park). 

Os outros prêmios Ademi conquistados pela Queiroz Galvão foram o Troféu 1º Lugar na Categoria 2 Quartos, com os residenciais Maria Isadora e Maria Isabela, na Nova Barra, e o Troféu 1° Lugar na Categoria 3 Quartos, com o Maria Lina e Maria Lara, localizado no Bairro da Madalena. “Esse destaque conquistado pela QGDI no Prêmio Ademi vem coroar o trabalho que vem sendo desenvolvido há anos. Reflete também os cuidados que a gente tem com os empreendimentos”, celebra Múcio Souto.  

A entrega do Prêmio Ademi aconteceu em solenidade realizada no último dia 23, no Teatro Rio Mar e contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre incorporadores e representantes do mercado imobiliário. O principal objetivo do Troféu Ademi é mostrar aos consumidores e aos empresários e profissionais do setor as melhores práticas da construção em diversos aspectos, como tecnologia e relação com meio ambiente e com a cidade.



Prefeitura abre 150 vagas para atender usuários de crack e outras drogas em comunidades terapêuticas

As vagas serão abertas através de edital, lançado nesta quinta (26). A iniciativa é pioneira no Brasil

        Fruto de uma iniciativa pioneira, o Recife vai ganhar um reforço na rede de acolhimento às pessoas com problemas decorrentes do abuso ou dependência de drogas. Trata-se de edital que contrata vagas em entidades terapêuticas, lançado na tarde desta quinta-feira (27) pelo prefeito Geraldo Julio, que financiará 150 vagas, no valor de R$ 40 per capita por dia, para adolescentes e adultos do Recife. Pela primeira vez uma prefeitura busca parceria com entidades para reforçar a atuação na recuperação de dependentes químicos.

        "O Brasil vem perdendo a batalha contra as drogas e a gente precisa somar esforços. Não só o Governo Federal e Estadual, mas o Municipal também, além da sociedade civil organizada que já realiza esses trabalhos, e que já salva muitas vidas na nossa sociedade. Estamos aumentando o número de vagas da nossa rede de assistência e com isso vamos ajudar muito mais pessoas a se recuperarem", declarou o prefeito Geraldo Julio, que foi o primeiro prefeito no Brasil a promover, através de edital, uma ampliação da rede de assistência aos usuários e dependentes químicos.

         Para se habilitar, as comunidades interessadas têm que funcionar de acordo com o Marco Regulatório descrito na resolução 01/2015 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), e atender às exigências descritas no edital municipal. Também precisarão  corresponder à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 29/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que orienta como vai funcionar o serviço.

         “O edital terá a seleção em duas fases: a habilitação no edital, e depois uma pré-qualificação. Compreendendo os pré-requisitos, essas entidades, que já realizam o acolhimento de dependentes ou com problemas decorrentes do abuso ou dependência de substância psicoativas, poderão integrar a nossa rede, ampliando nossa capacidade de atuação no resgate dessas pessoas, para que depois elas possam se integrar à sociedade de forma saudável", explicou a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano.

As novas vagas se dividem em 85 para o público adulto, sendo 30 femininas e 55 masculinas. As outras 65 vagas serão destinadas a adolescentes, sendo 30 femininas e 35 masculinas, cada uma terá o pagamento relativo à prestação dos serviços ofertados, proporcionalmente aos dias de utilização. O valor previsto é de R$ 40,00 per capita por dia.

          De acordo com o terapeuta em Dependência Química e representante da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Jorge Gomides, essa iniciativa é de fato um grande avanço para o enfrentamento das drogas no Recife. "Este é um trabalho há muito tempo realizado por várias comunidades terapêuticas no Brasil, que agora foi reconhecido pelo Marco Regulatório. Recife de fato sai na frente, porque é o primeiro município a ter um edital como este, desta magnitude, com esta importância que é o financiamento de vagas, e isso que vai garantir que muitas famílias fiquem tranquilas por saber que seus entes usuários têm mais oportunidade de ingressar em um ambiente qualificado para se recuperarem", afirmou.
 Exibindo 261015_jc.jpg

Projeto valoriza vinhos brasileiros

Iniciativa que inclui o workshop Qualidade na Taça segue por 16 cidades do país e pretende elevar a venda dos vinhos nacionais em 15%

Num ano de ajustes na economia e retração de vários segmentos, o setor vitivinícola brasileiro pode comemorar o aumento na comercialização de vinhos finos e espumantes no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2014. O incremento foi de 4,3% e 22,7%, respectivamente, e a comercialização superou a marca de 14 milhões de litros. Enquanto isso, a importação caiu 1,9%.

Esses resultados refletem, dentre outras iniciativas, os esforços do projeto Valorização dos Vinhos do Brasil, uma parceria entre o Sebrae, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que, desde 2014, vem aperfeiçoando o serviço do vinhos e espumantes brasileiros em bares e restaurantes, com o objetivo de promover e ampliar a comercialização do  produto nacional, estimulando a cultura do vinho no país.

“Com a capacitação dos profissionais de restaurantes, estamos conseguindo mudar a visão que o consumidor tem dos nossos produtos. Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem justamente o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, afirma o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

De acordo com ele, ao escolher um vinho brasileiro na carta do restaurante ou na prateleira do supermercado, o consumidor contribui para o desenvolvimento da vitivinicultura do país, que conta com 1,2 mil vinícolas, sendo 90% micro e pequenas.

Em 2013, antes da realização do projeto, foram vendidos pouco mais de 13 milhões de litros de vinhos finos e espumantes brasileiros no primeiro semestre. Em 2015, com muitos dos profissionais já treinados atuando junto aos pontos de venda, foram comercializados mais de 14 milhões de litros, um aumento de 8,47%. "Esse esforço para aumentar a venda de vinhos a partir do serviço tem surtido efeito. A expectativa é melhorar ainda mais estes números no segundo semestre e chegar em 2016 com um incremento de até 15% nas vendas", projeta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho, Moacir Mazzarollo.

Capacitação
A meta do projeto Valorização dos Vinhos Brasileiros, que inclui o Workshop Qualidade na Taça, é capacitar 3 mil profissionais de mil estabelecimentos de 16 cidades, em 14 estados brasileiros. Até agora, foram realizadas 378 visitas individuais de sensibilização, 39 turmas realizadas, 253 empresas atingidas e 578 profissionais capacitados.
A próxima fase presencial começa em outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Também estão na lista Recife, Salvador, Gramado, São Paulo, Florianópolis, Campinas, Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Goiânia e Cuiabá. Além das de aulas presenciais, os participantes têm 8 horas de aulas à distância, onde são abordados assuntos como: condições de armazenamento das bebidas, forma de leitura do rótulo, harmonização e hospitalidade.


Sebrae premia mulheres empreendedoras e empresas pernambucanas

A etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e MPE Brasil 2015 aconteceu ontem (24), na sede do Sebrae, no Recife

O Sebrae em Pernambuco juntamente com seus parceiros, promoveram nesta terça-feira (24), a premiação da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e do Prêmio MPE Brasil 2015. A cerimônia aconteceu no auditório do Sebrae, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife.

A diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Ana Cláudia Dias, e a diretora administrativo financeira, Adriana Côrte Real, entregaram  o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios às duas empresárias vencedoras na etapa estadual: Ana Maria Bezerra, na categoria Microempreendedora Individual; e Cínthia Almeida, na categoria Empresa de Pequeno Porte. O prêmio tem o objetivo de identificar, selecionar e premiar mulheres empreendedoras com belas histórias de sonhos realizados com o empreendedorismo. “As mulheres conseguem fazer diversas atividades ao mesmo tempo e essa característica é que faz diferença no mundo dos negócios. 

Por isso, vemos o número de mulheres empreendedoras crescendo tão rapidamente. As mulheres são movidas por realizações e elas vêm ocupando seu espaço não só no mundo dos negócios, mas começam a se impor na sociedade, não só para melhorar a sua vida, mas também a vida de muitos. São essas mulheres fazem a diferença em Pernambuco”, disse Ana Cláudia Dias. “É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido, pois mostra que a gente é capaz e que, com trabalho, dedicação e estudo, conseguimos conquistar muitas coisas. Quero agradecer ao Sebrae por toda orientação que recebi e que me levou a pôr em prática o meu empreededorismo”, disse Cínthia Almeida, da Depp Depilação Expressa.

Já o MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas visa promover a melhoria na qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas, bem como reconhecer boas práticas de gestão no negócio. “A Gerdau trabalha em parceria com o Sebrae para promover essa premiação há 23 anos, nessa iniciativa de reconhecimento de boas práticas das empresas e gestão e eu tenho muito orgulho em fazer parte desse seleto grupo de incentivadores. Parabenizo todos os finalistas, que entre os mais de dois mil inscritos, conseguiram se destacar. Parabenizo vocês empreendedores, que detêm o poder de contribuir com a melhoria do quadro profissional do país e com a grande capacidade de colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Quero reafirmar que vocês fazem a diferença na economia do nosso estado e em breve serão referência em todo país”, afirmou Roberto de Barros, da Gerdau.

O superintendente do Sebrae/PE, Oswaldo Ramos, falou sobre a importância do reconhecimento às empresas e profissionais, através do MPE Brasil. Oswaldo aproveitou para agradecer aos parceiros que apoiam a iniciativa: “Agradeço à Gerdau e demais parceiros, como o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). No estado, também temos o apoio da Faepe, Fecomércio, Fiepe, Facep, CDL, IEL e Propeq. Vocês contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas”.

Este ano, a etapa estadual do Prêmio MPE Brasil teve a inscrição de 2.232 empresas. Destas, 2.184 responderam ao questionário de autoavaliação do MPE Brasil 2015. Por meio dele, elas receberam um diagnóstico gratuito com seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria. As empresas disputam o troféu estadual nas seguintes categorias: Agronegócios (63 inscritas); Comércio (1.036 inscritas); Indústria (427 inscritas); Serviços (552 inscritas); Serviços de Educação (11 inscritas); Serviços de Saúde (34 inscritas); Serviços de Tecnologia de Informação (18 inscritas); e Serviços de Turismo (91 inscritas). O prêmio ainda apresenta dois destaques: Responsabilidade Social e Inovação. Além de troféu e certificado de participação, as empresas vencedoras vão receber capacitação de 16h dentro do catálogo de soluções empresariais do Sebrae.

Neste ciclo 2015, foram classificadas 16 empresas, sendo 8 destas selecionadas, resultando em 5 empresas classificadas para a etapa nacional do MPE – ciclo 2015. Conheça os vencedores da etapa estadual das duas premiações, que irão disputar com os ganhadores de cada estado, na etapa nacional.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios(Etapa estadual):
·         MEI – Ana Maria Bezerra Cleophas - Mercadinho Santa Catarina (Arcoverde)
·         Empresa de Pequeno Porte – Cinthia dos Santos Almeida – DEPP Depilação Expressa (Recife)

Prêmio MPE Brasil 2015:

·         Serviços -  WT Engenharia Ltda (Recife) e  Líder Assessoria Contábil (Arcoverde)
·         Serviço de Tecnologia da Informação – Athiva Soluções - Recife

·         Serviços de Educação – Oliveira Consultoria e Serviços Pedagógicos (Araripina)

Destaques
·         Destaque Responsabilidade Social 
-Telein Comércio Importação e Serviço (Recife)
-Líder Assessoria Contábil (Arcoverde)
                                           
·         Destaque Inovação - Telein Comércio Importação e Serviço (Recife)


Prisões do senador Delcídio e do banqueiro Esteves sinalizam que Cunha, Collor e outros correm risco



2a Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A bolsa penitenciária de apostas especula que as próximas prisões de alto impacto político da Lava Jato serão as do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senador Fernando Collor de Mello. A inédita prisão de um senador em mandato, caso do petista Delcídio Amaral, pode render cadeia para outros membros da cúpula petista. Já a prisão do bilionário banqueiro André Esteves, combinada com a quase certa delação do pecuarista José Carlos Bumlai, amigão de Lula, tende a causar problemas para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e para o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Conselho da Petrobras, Guido Mantega. O ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, também entra na mira da Justiça.


Desde ontem, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal trabalham sob tensão máxima. Não foi fácil tomar a decisão de ordenar a prisão preventiva de um senador, mesmo com a prova gravada pelo filho de Nestor Cerveró, sobre um plano de fuga e uma mesada de R$ 50 mil para a família do ex-diretor internacional da Petrobras, ilustre delator premiado da Lava Jato. O dono do BTG Pactual foi acusado de ter prometido R$ 4 milhões a um advogado de Cerveró, em troca de silêncio. A obstrução nas investigações da Lava Jato ferrou Delcídio e Esteves.


O STF agora enfrenta o dilema de mandar prender o presidente da Câmara. O nervosismo se amplifica porque Eduardo Cunha já teria entregue ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, documentos contra 180 parlamentares. Cunha teria revelado um esquema de corrupção de políticos, incluindo prefeitos, que mexe com um mega sistema de prostituição na capital federal - que tem vários poderosos como clientes vips (sigla que também pode ser traduzida por "velhos, impotentes e picaretas"). No Congresso, a situação de Cunha é classificada como "pra lá de insustentável". Mas uma eventual prisão dele tem tudo para ampliar a guerra de todos contra todos.


A crise institucional, que já era evidente e gravíssima, também se complica dinda mais. Pelo artigo 53, parágrafo dois da Constituição, o Senado terá que votar a prisão de Delcídio do Amaral. O STF terá 24 horas para enviar ao Senado os documentos que justificam da prisão preventiva de Delcídio. Imagina o caos formado se os senadores, porventura, resolverem derrubar a decisão do ministro Teori Zavascki. O risco de tal absurdo acontecer é concreto. O problema é que os políticos ficarão com seu filme ainda mais queimado. E pode agravar a briga entre os poderes legislativo e judiciário, rumo a um impasse que pode redundar em ruptura. Todos sabem disto em Brasília.


O caso Delcídio é delicadíssimo. O senador petista, com fama de truculento, já tinha sido citado na delação do lobista Fernando Baiano, apontado pela Lava Jato como operador de propinas no esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014. Fernando Baiano revelou que Delcídio do Amaral teria recebido US$ 1,5 milhão em espécie na operação de compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.


A prisão Bumlai, amigão de Lula, já tinha acendido a fogueira do inferno. Até que tudo se transformou em um forno siderúrgico com as prisões de Delcídio e de Esteves. Um é apenas o líder do governo no Senado. O outro é um banqueiro que cuida da fortuna de muita gente poderosa e agora sob risco. É quase inevitável que o problema de Bumlai acabe sobrando para Lula - ou para seu ponto mais frágil: algum de seus filhos.



Não vai ser fácil se livrar da pecha de tráfico de influência quem deixou Bulmai entrar 236 vezes no Palácio do Planalto. Isto, fotografado, via portaria, sem contas outras visitas feitas pela garagem, com registro apenas do veículo que o transportava. Informalmente, Bumlai tem frequência digna de um assíduo "funcionário" do governo. Deve ter muita gente com DAS de alto valor sem tamanha "presença" no local de trabalho. Apenas por coincidência, Delcídio foi preso no hotel Golden Tulip, onde mora em Brasília. Ali também morava o empresário José Carlos Bumlai, pego um dia antes.

Já a prisão de Esteves também acendeu uma luz ultravioleta no comando dos maiores bancos brasileiros. Esteves tinha negócios ligados a áreas problemáticas da Petrobras. Vide a empresa Sete Brasil, que fornece sondas para a "estatal". A força tarefa da Lava Jato investiga se ele também intermediava outros negócios para a empresa. No mercado, todos comentam, abertamente, que o dono do BTG Pactual foi beneficiado na aquisição da Petrobras África, em Angola. A investigação também promete um pente fino sobre quem investia com ele, sobretudo gente ligada ao governo. E, para horror dos financistas, a PF, Receita e Coaf estão de olho em operações feitas com a ajuda de outros grandes bancos brasileiros.


O caso Esteves pode chamar a atenção para conexões de operações financeiras, legais ou não, com a Suíça - cujo judiciário firmou um convênio com o Brasil para troca de informações. Desde 2014, o BTG Pactual de Esteves é controlador do banco suíço BSI (Banca della Svizzera Italiana). O 11o maior banco da Suíça por ativos, fundado em 1873, vira alto natural de investigações de transferências de dinheiro a partir do Brasil.   


Como o Alerta Total já antecipou, informações e circunstâncias que levaram à prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal e muito próximo do poderoso Luiz Inácio Lula da Silva, levaram a cúpula petista a supor que José Dirceu de Oliveira e Silva tenha feito revelações comprometedoras à Justiça, em uma preparação para uma delação premiada oficial. Petistas já temem o que chamam de "traição de Dirceu", porque o já condenado no Mensalão estaria disposto a fazer de tudo para não continuar preso, em regime fechado, por causa do Petrolão - que estaria previsto, naturalmente, para acontecer, a não ser que haja algum acordo judicial.


Vale repetir por 13 x 13. Neste escândalo, a impressão geral é que o fim está apenas começando...



Nenhum comentário:

Postar um comentário