sábado, 7 de novembro de 2015

Cidades Online




A falência do sistema prisional de Pernambuco

Superlotação. Esta é definição correta, nos últimos meses, para a série de mortes, feridos, tentativas de fugas, brigas, rebeliões, protestos e entrada de armas, drogas, celulares e fabricação de cachaça e arma artesanais nas penitenciárias de Pernambuco. E, certamente, descaso do Governo do Estado. Com vagas para 10 mil e 500 presos, o sistema prisional abriga mais de 33 mil. Só pode dar no que dá: o caos. Ontem, no Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno, o maior do Estado), dois detentos mortos a facadas por outros presidiários e um deles teve o corpo queimado. Outros três ficaram feridos. Vale lembrar que, em 2011, o Complexo do Curado foi denunciado à Comissão Internacional de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). São várias instituições de defesa dos direitos humanos que denunciam a situação, com mais de 265 denúncias de atos violentos nos presídios. O que é mais lamentável:  Em janeiro, o governador Paulo Câmara (PSB), declarou estado de emergência no sistema penitenciário, após uma rebelião de três dias, no Curado, e que  deixou o saldo de três mortos e dezenas de feridos. Que Governo é este, companheiros?

Lata d’água na cabeça...

Dezoito cidades pernambucanas estão (em colapso) totalmente sem água e mais 32 estão em pré-colapso, segundo anunciou, ontem, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da TV Globo Nordeste.  E mais: segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe), outras 126 cidades estão em situação de emergência.

Barragem de Jucazinho

Exibindo Volume  morto Jucazinho.jpg

...lá vai Maria. Sobe o...

O número dois da Compesa - o número 1 é o governador – afirmou que 50 cidades são atendidas com carro-pipa, sendo que no Agreste Meridional, como Jupi, Jucati,  são municípios que estão no colapso total, absoluto. As barragens que abasteciam secaram e o abastecimento é, exclusivamente, por carro pipa. A situação é preocupante para as cidades em situação de emergência.

...morro e não se cansa

A barragem de Jucazinho, por exemplo, atende doze cidades do Agreste do Estado e pode armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 2,5% da capacidade. Para retirar o volume morto, a Compesa precisa fazer uma obra, já que as bombas normais já não conseguem captar a água. Que situação, companheiros.

Aberração!!! 1

Do leitor Christovam Guerra: “Aberração!!! Comerciante de saladas de frutas, inescrupulosa e sem noção, agindo como criminosa, aproveitando  o feriadão de finados,  trocou a sua carroça de frutas por construção de alvenaria na pista de rolamento na Praça Machado de Assis, em frente ao Edifício Santa Rita, por trás do Cinema São Luiz, na Boa Vista”.

Foto: Christovam Guerra

 Exibindo Aberração!.jpg

Aberração!!! 2

Ele continua: “Já conseguiu a ligação da Celpe e, agora, vai colocar uma caixa d´água e pedir ligação à Compesa. Pode?  A PCR, Secretaria de Mobilidade e Emlurb autorizaram? Deram alvará? Outra: ela manuseia e prepara sucos e vitaminas no local, também pode? A falta de higiene é total, precisa de uma visita das autoridades sanitárias, urgente”.


Turista do golfe gasta

Segundo dados da IAGTO (Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe), os turistas da modalidade gastam entre 50% a 100% a mais que os viajantes convencionais, e o Nordeste detém 54% do total que vem sendo investido no País em empreendimentos turísticos e imobiliários voltados para o esporte.


...mais que viajante comum

De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo. Para incentivar a prática do golfe no Estado, acontece, pela primeira vez na Capital pernambucana, o Recife Golf  Weekend, entre os dias 12 e 15 próximos, no Caxangá Golf Club. 



Tal pai e...

Foto: Juna Fard/Cortesia

 Exibindo Buraco- Procriou 1.jpg

Do leitor Juna Fard: “Lembram desse buraquinho com o cone dentro, na Avenida Conde da Boa Vista? Pois é, a mamãe PCR não consertou, ele procriou, e tem agora um filhote a menos de dois metros dele. Que coisa mais linda!”


 ...tal filho

Foto: Juna Fard/Cortesia
Exibindo Buraco- Procriou 2.jpg


Fard conclui: “É uma pena que a Prefeitura da Cidade do Recife não cuide do pequeno filhote, vive sujo, imundo, derrubando e machucando as pessoas. Ele é bem traquino. Tadinho! Abandonado! Não é a cara do pai, senhor secretário?” 


Precatórios...   

A Escola Superior de Advocacia da OAB-PE (ESA-PE), o Comitê Gestor de Precatórios de Pernambuco, a Comissão de Precatórios Judiciais da OAB/PE e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promovem o I Seminário sobre Precatórios Judiciais.

...Judiciais

O evento vai acontecer na próxima terça-feira, a partir das 9h, na sala do Pleno do TJPE, com quatro painéis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local e dia do evento. Maiores informações podem ser adquiridas no www.esape.com.br.



Parabólica:


Café Literário - A Academia Igarassuense de Cultura e Letras promove, hoje, a 3ª edição do Café Literário, que acontecerá no Centro de Artes Narciso Feliz de Araújo. O evento é aberto ao público e com início às 19h.


Festival Bar...   - O Festival Bar em Bar 2015, promovido pela Abrasel-PE, vai até o domingo do dia 22 deste mês. O evento, em todas as regiões do Brasil, traz como tema “Brasil, mostra a sua rua” e conta com a participação de mais de 300 bares e 20 cidades. Em Pernambuco, são 27 estabelecimentos.


...em Bar - O Festival vai contar também com o 6º Concurso Coquetelaria Show, que premiará os melhores profissionais de drinques da cidade. A competição acontece no próximo dia 16, às 18h, no Loft Bar, em Boa Viagem, e haverá premiação pra os três primeiros lugares.Informações:  operacoespe@abrasel.com.br.  


Triagem de... -  A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inaugurou, ontem, o sexto galpão para triagem de materiais recicláveis. A parceria, dessa vez, é com a Cooperativa Resgatando Vidas.

Foto: Luciano Ferreira/PCR
Exibindo Galpão - Material Reciclável.jpg


...materiais recicláveis - A Resgatando Vidas é formada por 30 catadores, que se junta às cooperativas Recicla Torre; Esperança Viva; Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Gusmão e Verde é Nossa Vida, que são apoiadas pela PCR. 

Frevo dos... - Na manhã deste domingo (8), o Bairro do Recife vai acordar ao som de muito frevo. Dentro da programação dos 8º Jogos da Pessoa Idosa, cerca de mil pessoas devem participar de caminhada, a partir das 7h30, saindo das proximidades do Marco Zero, com animação garantida pela fFevioca.

...idosos - O grupo vai se concentrar, na Rua Marquês de Olinda, e percorrerá a Alfredo Lisboa,  a Mariz e Barros, do Apolo e a Praça do Arsenal. Uma ambulância estará a postos para garantir a assistência à saúde dos idosos, que receberão também água e lanche.

Festa da... - A Praça de Casa Forte recebe, até amanhã, a tradicional Festa da Vitória Régia e que já é realizada há 37 anos. A programação, gratuita,  conta com mais de vinte shows, além de barracas de artesanato e comidas típicas.

...Vitória Régia - Todo o dinheiro arrecadado, com a venda de comidas e de artesanato, será revertido para a Creche Beneficente Menino Jesus e a Casa da Criança Marcelo Asfora, instituições de caridade mantidas pela paróquia do bairro. Ao todo, serão beneficiadas 300 crianças.  Veja a programação na Internet.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Silvio Costa Filho cobra regularização de repasses para a UPA Imbiribeira

O deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), visitou na tarde desta sexta-feira (6) a UPA Imbiribeira - Maria Esther Souto Carvalho, para conferir as dificuldades enfrentadas pela unidade. A visita foi motivada por nota publicada na imprensa pelo Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS), organização social (OS) responsável pela administração da UPA, denunciando o atraso nos repasses de recursos para a unidade.

Representando a Bancada de Oposição, Costa Filho, ouviu da coordenadora geral da UPA Imbiribeira, Isabelle Braga, o relato das dificuldades enfrentadas por causa no atraso dos repasses, como a redução da quantidade de atendimentos. “Ainda hoje estamos aguardando o repasse de setembro. Desde 2014, quando a situação começou a se agravar, temos um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões”, contou.

Isabelle conta que já teve que cortar em 10% o orçamento da unidade, mas mesmo assim os atrasos continuam. Segundo a nota publicada pelo IPAS, o déficit financeiro vem repercutindo principalmente no pagamento aos fornecedores e na redução do quadro de pessoal, comprometendo o atendimento à população. “Nem a nossa ambulância, que está na manutenção, conseguimos colocar em operação por falta de recursos”, relatou a coordenadora da unidade.

Para Silvio Costa Filho, falta ao Governo a decisão de priorizar o atendimento à população. “O Estado tem priorizado outras áreas, como publicidade, consultorias e manutenção da Arena Pernambuco, enquanto acumula um passivo de R$ 2 milhões com uma UPA como a da Imbiribeira”, questionou. Desde o início do ano, a Bancada de Oposição na Alepe vem realizando visitas a hospitais e UPAs e denunciando a situação de colapso vivido atualmente pelo sistema público de saúde.

Em nome da Oposição, o parlamentar se colocou à disposição dos profissionais da UPA, que têm se desdobrado para manter o atendimento à população, para cobrar do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, a regularização dos repasses para o IPAS.  “Entendemos que cabe ao governador fazer escolhas e o correto seria adiar pagamentos que podem esperar, como o feito à Arena, e priorizar os serviços prestados à população. Principalmente na saúde, por estarmos lidando com a vida dos pernambucanos”, destacou Costa Filho.

Homenagem ao Dia do Radialista

Prezados Amigos

Enviamos um anexo uma singela homenagem ao " Dia do Radialista" como forma de agradecimento e de reconhecimento a esse dia tão especial na vida de todos nós. Uma homenagem aos leitores do seu blog feita com imensos carinho.  

Contamos com o grande apoio dos Amigos.
Nosso muito obrigado
Um grande abraço!!!

Vânia Besse e Bruna Gonçalves
Assessoria de Comunicação e Relacionamento Institucional da LBV.
Tel.: (81) 3413.8607 – 92327081- 98903119



Plano vai ajudar 250 empresas pernambucanas a exportar mais

Em evento no Recife, ministro informa que empresas participação do Plano Nacional de Cultura Exportadora que será lançado próximo dia 17 no Estado

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, antecipou nesta sexta-feira (06), em evento na Câmara Americana do Comércio (AMCHAM), no Recife, que no próximo dia 17 de novembro será lançado o Plano Nacional de Cultura Exportadora de Pernambuco. A ação atenderá inicialmente 250 empresas, incentivando as exportações de produtos e serviços do Estado.

“O MDIC vai oferecer treinamento, capacitação, consultoria, assessoria para a adequação de produtos, inteligência comercial, para as empresas se posicionarem melhor no mercado internacional”, explicou o ministro. O PNCE beneficiará empresas pernambucanas de setores como os de alimentos, cerâmica, confecções e de cosméticos.

Foto: Hugo Cavalcanti Bispo/AMCHAM
Exibindo Evento na AMCHAM - 06112015.JPG

 Ministro Armando Monteiro com a CEO da AMCHAM Brasil, Debora Vietas

Ao falar para uma plateia de empresários na Amcham-Recife, Armando defendeu o papel estratégico das exportações para a geração e manutenção de empregos: “A exportação precisa ser entendida como um canal muito importante, sobretudo agora que o mercado doméstico experimenta uma forte retração. A exportação é a melhor maneira de garantir a manutenção de empregos. Ou seja, quem exporta gera empregos no Brasil. Precisamos investir na exportação, ampliar os canais, capacitar as empresas cada vez mais, as pequenas e médias empresas, a investirem no comércio exterior”, enfatizou.

O ministro destacou ainda a importância do mercado americano para os produtos brasileiros e disse que o Brasil tem investido na exportação de manufaturados para aquele País, o que beneficia a indústria nacional. “Temos um acordo na área de convergência de novas técnicas, para reduzir e remover barreiras não-tarifárias, que hoje de alguma maneira prejudicam o acesso dos produtos brasileiros a este mercado. As negociações com os EUA já começam a produzir resultados para setores como os de cerâmica, de refrigeração e de máquinas e equipamentos”, comemorou.

Os EUA foram o primeiro destino da agenda de viagens de Armando, assim que assumiu o Ministério do Desenvolvimento. Até o momento, o ministro realizou cerca de 20 viagens internacionais fechando acordos como o que garantirá a exportação de mais de 50 mil veículos fabricados no Brasil para a Colômbia. O acordo beneficiará a indústria de automóveis brasileira, incluindo o polo automotivo de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco.





Junior Matuto recebe presidente da Copergás para viabilizar implantação de centro de distribuição no município

Gestor municipal assegurou viabilizar liberação da licença para a execução do projeto. Investimento girará em torno de R$ 1 milhão

A cidade do Paulista deve ganhar no próximo ano um centro de distribuição (CD) da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). O investimento do órgão no município girará em torno de R$ 1 milhão.  O CD atenderá a todo o estado de Pernambuco, com foco nos mercados industrial, automotivo, residencial, termelétrico e de cogeração de energia. Uma reunião ocorrida nesta sexta-feira (06.11) entre o prefeito do Paulista, Junior Matuto, e o presidente do órgão, Décio Padilha, tratou da viabilização da implantação do espaço na cidade. Durante o encontro, o gestor municipal se comprometeu com a liberação da licença do projeto que permitirá a construção da unidade no bairro de Paratibe.

Exibindo IMG-20151106-WA0008.jpg

As obras de construção devem ser iniciadas ainda neste ano. A previsão é de que o espaço esteja em funcionamento ainda no final do primeiro semestre de 2016. Para garantir a não agressão à natureza, a licença que será liberada pela prefeitura seguirá as normas de conservação do meio ambiente.

O prefeito Junior Matuto se mostrou disposto a agilizar a liberação da documentação necessária para a implantação do centro de distribuição da Copergás no município. “Uma unidade da companhia aqui em Paulista vai trazer mais desenvolvimento para a nossa cidade, além de gerar empregos durante a fase das obras e quando o espaço começar a funcionar. Vou ajudar no que for preciso para o município receber o empreendimento”, frisou.

O presidente da Copergás, Décio Padilha, comentou sobre o motivo pelo qual a companhia escolheu a cidade do Paulista para sediar o centro de distribuição. “Optamos por Paulista porque a cidade possui a melhor área logística para nós. Ou seja, o município tem uma localização estratégica que nos facilitará bastante para atender a todo o Estado”, explicou.


Queiroz Galvão recebe prêmios que certificam sua qualidade empresarial

A construtora Queiroz Galvão alcançou mais duas importantes marcas este ano. A empresa conquistou o primeiro lugar no ranking Estadão “Empresas Mais”, categoria Construção e Serviços Especializados, que reconhece as mais eficientes e avançadas empresas do Brasil. Além disso, pela segunda vez consecutiva, a corporação foi legitimada como uma das empresas no setor de construção civil que melhor se relaciona com a imprensa e com os jornalistas.

O prêmio “Empresas Mais”, criado pelo Grupo Estadão, leva em consideração a atuação econômica das corporações em todas as regiões do país. A análise é feita a partir dos balanços de resultados financeiros obtidos e abrange ainda análises do desempenho produtivo e gestão administrativa, com base no Quadrante de Impacto (QI), metodologia inovadora desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

A avaliação observa o histórico do desempenho entre os anos de 2011 e 2014. “As Empresas Mais não são apenas de grande porte, mas também de grande impacto na economia brasileira, além, de terem tido uma performance excepcional em relação às demais dos seus setores”, explica o presidente do grupo Estado, Francisco Neto.

Já a premiação “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” atesta a qualidade do relacionamento que a Queiroz Galvão mantém com os jornalistas e o mercado, valorizando o acesso, disponibilidade e facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais. A pesquisa, organizada pelo Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e Revista Negócios da Comunicação, ouviu mais de dois mil profissionais de imprensa das principais redações do país.



Miguel dos Santos em mostra na BArte Galeria

Os mitos, as lendas e o folclore são as principais vertentes seguidas pelo artista plástico caruaruense, radicado na Paraíba, Miguel dos Santos na produção de suas obras. Prestes a comemorar 71 anos de vida e muita história, o ceramista e pintor foi convidado pela BArte Galeria, em Casa Forte, no Recife, para expor seu trabalho mais recente: Miguel dos Santos em obras de pequenos formatos. São dez quadros em óleo sobre tela e 30 peças – entre pratos, placas e vasos –, que variam entre 25cm e 40cm. A abertura da mostra acontece no dia 11 de novembro, às 19h, e contará com a presença do artista. 
 Exibindo 2015-10-20 14.13.13-3.jpg


Beth Araruna, curadora da mostra, conta que as peças foram criadas por Miguel dos Santos a partir de um pedido seu. “Como ele mora na Paraíba, pedi algo que fosse possível transportar facilmente tanto para a exposição quanto para outros países, caso as pessoas queiram ter mais do seu trabalho mundo afora”, diz.

As obras são exclusivas e têm forte influência da arte tradicional do Mestre Vitalino e das culturas arcaicas, indígena e africana. Ricas em detalhes, as peças são feitas em barro, que variam de cores conforme a queima do material e por vezes recebem leves toques coloridos. Aos poucos, o artista tem introduzido o litoplasma em suas obras – técnica que utiliza gravura em metal transferida para a superfície cerâmica ou porcelanato.

Exibindo 2015-10-20 13.32.50-4.jpg


O convite para a exposição surgiu devido à importante contribuição de Miguel dos Santos às artes. “Ele é um artista pernambucano que, apesar de ser aclamado pela crítica especializada, poucos têm a dimensão da excentricidade de sua obra, principalmente aqui no Estado”, afirma. Para Beth, o artista se enquadra na teoria do psiquiatra Carl Jung, que defende que cada pessoa é resultado de toda a história da humanidade, como uma espécie de genética desde os primórdios. “Miguel traz uma resposta a esse mistério do homem e tudo nele é sagrado. Ele executa a obra, mas sente uma condução que não se explica. É como se o pensamento da humanidade incorporasse no momento que ele começa a criar. É algo mágico”, destaca.

Exibindo 2015-10-20 12.40.40-6.jpg


Durante a mostra, que vai até o final de dezembro, haverá vídeos sobre o atelier de Miguel e suas grandes obras, que são conhecidas mundialmente. Após a exibição, será criado um espaço permanente dedicado ao artista na BArte Galeria.

Serviço:
Miguel dos Santos em obras de pequenos formatos Abertura: Dia 11 de novembro, às 19h
Período da exposição: 11 de novembro até 31 de dezembro
Local: BArte Galeria - Av. 17 de Agosto, 789, 1º andar, Casa Forte, Recife/PE, fone (81) 3104.0000
Horário: segunda a sexta – 10h às 19h / sábado – 10h às 14h
Entrada: Gratuita
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário