sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Cidades Online



Estatuto dos Servidores:
Sindicalistas rejeitaram
proposta de reformulação

“Para promover mudanças em qualquer legislação que diz respeito ao servidor público, estes têm que ser ouvidos”. Essa frase resumiu a intenção da deputada estadual Teresa Leitão em convocar uma Audiência Pública no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça para debater o Projeto de Lei 493/2015, de autoria do Poder Executivo, que pretende alterar 11 artigos da Lei Estadual nº 6.123/1968, conhecida como Estatuto dos Servidores Públicos de Pernambuco. A audiência pública, que contou com a presença de representantes sindicais e da Procuradoria do Estado, deu início às discussões acerca da reformulação do instrumento que rege a conduta e os direitos do funcionalismo estadual.
Foto: Rinaldo Marques/Alepe
Exibindo Teresa Leitão.jpg

As modificações dizem respeito à punições, alterações em licenças e foi repudiada pelos servidores presentes, que consideraram a proposta “um desrespeito”. “Queremos discutir o estatuto como um todo. Questões como a sindicalização do servidor e o direito à greve, já previstas na Constituição Federal, não foram contempladas nessa proposta”, criticou o vice-presidente da CUT/PE, Paulo Rocha.Os sindicalistas também criticaram o Governo do Estado por enviar o projeto antes de ouvir o Fórum dos Servidores de Pernambuco. “Temos uma mesa de negociação e, mesmo assim, só soubemos da matéria pelos jornais”, lamentou a presidente do Sindicato dos Fazendários, Giovanete Galvão.
Nesse sentido, a deputada Teresa Leitão (PT) destacou que a audiência pública foi realizada com o objetivo de “suprir essa lacuna de debate entre o executivo e os servidores”. A procuradora do Estado, Giovana Ferreira, defendeu a proposta. “O projeto não tira direitos e não mexe na estabilidade do servidor. São adaptações que visam contemplar a Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/1992), o Estatuto dos Servidores Federais (Lei Federal nº 8.112/1990) e jurisprudências dos tribunais superiores”, frisou.
Uma terra sem lei?

Já são 45 assaltos às agências bancárias, este ano, numa escalada de violência que coloca em risco funcionários dos bancos, clientes e vigilantes. É mais um desafio para o tão falado pelo Governo de Pernambuco do Pacto Pela Vida. Para ir a um banco, hoje, é preciso rezar, fazer o sinal da cruz e pedir proteção a Deus.

Acarajé em Salvador
Do leitor Christovam Guerra/Recife: “Mais uma revoada de inúteis deputados pernambucanos para Salvador (BA), por conta do combalido cofre estadual/ALEPE. Dizem que vão ouvir o proprietário da ADVANCE, sobre o Presídio de Itaquitinga. Por que não fazem vídeo conferência, mais moderno e mais econômico? Não resistem à forjada oportunidade de um acarajé na orla de Salvador (eu prefiro os servidos pelas baianas de Rio Vermelho”).

Péssimo cartão-postal
Foto: Eduardo Irineu/Cortesia
Exibindo Placa deformada - Marco Zero.jpg
O jornalista Eduardo Irineu denuncia o descaso da Prefeitura do Recife com a placa turística instalada, no Marco Zero, e que se encontra totalmente deformada.  “Já faz um bom tempo que ela está assim”, afirma Eduardo. Um péssimo cartão-postal para o turismo no Recife Antigo, companheiros.



Pescadores: teste rápido...

Os pescadores de Pau Amarelo, em Paulista, fazem,hoje, uma pausa no trabalho para cuidar da saúde. Habituados a colocar a jangada no mar nos primeiros raios do sol, o grupo participa das 8 horas ao meio-dia, de uma sessão de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C.


...de HIV e outras doenças

Uma unidade móvel e técnicos da Secretaria de Saúde da cidade estarão na localidade para realizar os procedimentos. O atendimento acontecerá, na Associação dos Moradores da Vila de Pescadores de Pau Amarelo, na Avenida José Francisco dos Santos, s/n, em Pau Amarelo. 


Recife Golf Weekend

As inscrições para o Aberto Internacional de Golfe continuam abertas até o próximo dia 9, através dos números (81) 3271 - 1422 / 3271 - 1026. O evento acontece dentro da programação do Recife Golf Weekend, entre os dias 12 e 15 de novembro, no Caxangá Golf Club, e a expectativa é receber cerca 2.000 pessoas durante os quatro dias. 


Projeto Especial Bandeirantes
Divulga Diversão No Recife

Foto: Divulgação


 Exibindo B-Bandirantes.png

Parabólica:


Vinho e golfe - A coordenação do Recife Golf Weekend fechou parceria com o vinho português Quinta Maria Izabel para premiar os atletas classificados nas quatro categorias da Oficina de Golf, que será realizada no evento, entre os dias 12 e 15 deste mês, no Caxangá Golf Club. Os vencedores receberão kit’s e/ou produtos especiais da linha. 


Cine Jangada... - Neste sábado (07), a partir das 19h, a praia de Serrambi recebe o Cine Jangada, em frente as piscinas naturais de Serrambi (Ipojuca). O projeto audiovisual realiza exibição de filmes usando como tela, as velas das embarcações, dessa forma, a jangada se transforma em cinema.

Foto: Ivan Nascimento/ Secom



Exibindo Cine Jangada-Serrambi.png...movimenta Serrambi - A programação, gratuita, tem o apoio da Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc). Os filmes que serão exibidos tratam da temática da pesca, abordando histórias de pescadores com alguma especificidade local.

uso do futebol... - O treinador alemão Sascha Bauer trabalha com projetos internacionais desde 2002. É especialista ligado à Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), agência ligada ao governo daquele país, com atuação no Brasil há mais de 30 anos.


...para educação - Até o próximo domingo, Sascha está no Recife para coordenar o curso "Treino Social - Aprendendo no campo, Vencendo na Vida", voltado para cerca de 20 treinadores de escolinhas de futebol da capital. O trabalho acontece no Sport Club do Recife e teve início nesta quinta (5), com atividades práticas e teóricas.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.





Gabinete Português de Leitura comemorou 165 anos

O Gabinete Português de Leitura (GPL) comemorou na noite de ontem seus 165 anos de história. O evento começou às 19h30 com a abertura do 8º Congresso Festlatino, movimento cultural internacional de cultura, línguas e literaturas neolatinas, no auditório Calouste Gulbenkian. Depois, os convidados se dirigiram à sala de exposições para a inauguração da exposição fotográfica "Macau, Uma História de Sucesso", na sala de exposições.

A exposição, organizada pelo Instituto Internacional de Macau (IIM) para comemorar o 15º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), aportou no GPL depois de passar recentemente por Lisboa (Portugal), Toronto (Canadá) e São Francisco (EUA). Também foram apresentados o álbum fotográfico “Macau – Festas e Festividades“ e “Macau-Recife – Duas Cidades, Dois Mundos, Duas Histórias, Relações e Contrastes”, de José Manuel Fernandes, ambas edições do Instituto Internacional de Macau.

Em seguida, teve início a solenidade oficial, no Salão Nobre. A mesa foi composta pelo presidente em exercício do GPL, Celso Stamford Gaspar, com a companhia de Dr. Joaquim Amorim, vice-provedor do Real Hospital Português; Vicente Miranda Reis de Melo, presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa; José Miranda Reis de Melo, conselheiro das Comunidades Portuguesas; João Jorge Barbosa Marinho, presidente do Clube Almirante Barroso; Dr. Ivo Tinô do Amaral Jr., conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), representando o presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves; o Coronel Aviador Fernando da Cunha Machado Costa, representando


selheiro do conselho das comunidades portuguesas

Foto4: Joaquim Francisco, ex-governador e palestrante do evento

Foto5: Visão da mesa

Foto6: Visão do salão nobre


Identificação das fotos:

Foto1: Presidente Celso Gaspar e Ivo Tinô do Amaral Jr, conselheiro da OAB-PE

Foto2: Presidente Celso Gaspar e José Ângelo Lobo do Amaral, vice-presidente do Instituto Internacional de Macau

Foto3: Presidente Celso Gaspar com Vicente Miranda e seu filho José Miranda, presidente e conselheiro do conselho das comunidades portuguesas

Foto4: Joaquim Francisco, ex-governador e palestrante do evento

Foto5: Visão da mesa

Foto6: Visão do salão nobre


o Major Brigadeiro do Ar Comandante do II COMAR José Hugo Volkmer; José Ângelo Lobo do Amaral, vice-presidente do Instituto Internacional de Macau; Ramos André, vice-presidente do Clube Português do Recife e o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, palestrante da Solenidade.

O presidente em exercício Celso Gaspar iniciou as homenagens com a leitura de mensagem do presidente Antonio Almeida, saudando todos os presentes. Em seguida, proferiu breves - mas emocionadas -, palavras, destacando a estrutura da Casa e lembrando a memória de seu pai, o ex-presidente João de Almeida Gaspar. Era chegado o momento das homenagens, com a entrega da Comenda de Mérito Luiz Vaz de Camões ao advogado Sílvio Neves Baptista, presidente da Sociedade Eça de Queiroz; ao engenheiro Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores e, representando todos os sócios e conselheiros do GPL, os conselheiros Arthur da Silva Valente e Dr. Williams Pereira Stamford.

Depois, foi a vez do presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa Vicente Miranda entregar a Medalha Luiz Vaz de Camões aos diretores do Gabinete. Por fim, o ex-governador Joaquim Francisco discursou para os presentes, enaltecendo as lições de amizade e bravura da comunidade portuguesa, que serve de exemplo para o País, como inspiração para enfrentar o difícil momento atual. O evento encerrou-se com a apresentação musical do maestro Lúcio Azevedo e o corte do bolo, com coquetel para os convidados.



Oficinas culturais dos 8º Jogos da Pessoa Idosa acontecem nesta sexta

Temas incluem taekwondo, capoeira, teatro, dança popular, percussão e yoga; haverá também alongamento, aulão e aferição da pressão

A manhã desta sexta (6) vai ser animada nas quadras do Sport Club do Recife, bairro da Ilha do Retiro. A partir das 7h30, acontecem as oficinas culturais dos 8º Jogos da Pessoa Idosa, com direito a atividades de alongamento, aulão e aferição da pressão, tudo para estimular a atividade física na terceira idade, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos participantes. A programação dos Jogos vai até o dia 12 de novembro, incluindo ainda caminhada no Bairro do Recife, jogos adaptados e baile de encerramento.

Os temas das oficinas da sexta serão taekwondo; capoeira; teatro; dança popular; percussão; yoga; dança de salão; cadeira porta alfinete; estrela de natal; crochê nos dedos; arte com flores e artesanato peso de porta. Já o domingo (8) será dedicado à caminhada pelas ruas do Bairro do Recife. Os idosos se concentrarão nas proximidades do Marco Zero e percorrerão, a partir das 7h30, animados por orquestra de frevo, as ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e a praça do Arsenal.

As competições esportivas acontecem da segunda (9) à quarta (11), sempre das 7h30 às 11h30, no Sport. Na segunda-feira, haverá arremesso de pelota e arco, boliche e estafeta; na terça, é a vez de handebol, futsal, tiro ao alvo e voleibol; finalmente, na quarta, as disputas incluirão hóquei, golfe, dama, dominó e basquete. O baile de encerramento acontece na AABB, na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda.

Evento - Os 8º Jogos da Pessoa Idosa são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e têm a participação de cerca de 800 idosos. A abertura aconteceu na tarde desta quarta (4), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), bairro das Graças, com desfile dos 33 grupos de idosos inscritos nos Jogos. O tema deste ano é "Jogando, ConVIVENDO e ensinando".

Mercado instável dá visibilidade a franquias
Franchising é opção para quem quer investimento seguro

Acontece até a próxima sexta-feira, 06 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 5ª ABF Franchising Expo Nordeste que reúne franqueadores, franqueados e investidores com objetivo de fazer negócios em torno das mais de 200 marcas expostas no local. Diante de um cenário econômico instável, investidores buscam novas opções para driblar a crise. De acordo com pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias é considerado um investimento seguro, inclusive por bancos financiadores de investimentos, já que a taxa de insucesso do setor é de apenas 3,7% em detrimento ao mercado tradicional, no qual a taxa de mortalidade das empresas gira em torno de 25%.
A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste reúne marcas de franquias cujos valores de investimento podem variar entre R$ 10 mil e mais de R$2,5 milhões. Para o diretor administrativo da Fatto a Mano, Daniel Durães, o evento tem reunido um público bastante qualificado que conhece sobre o setor e já tem foco pré-defino. No caso da Fatto a Mano, empresa brasileira especializada em alfaiataria, a crise chegou a determinar novas formas de atuação da marca, sempre com o objetivo de conquistar um público mais fiel.
“A crise já vem se desenhando desde o final do ano passado e, para nos sobressairmos, nós desenvolvemos uma nova estratégia que foi diminuir a produção de roupas casuais e focar em sociais, de trabalho, já que este é um produto mais difícil reduzir o consumo no dia a dia”, explica Durães. Para a feira, o empresário espera fechar, pelo menos, cinco novos negócios. A marca já possui 70 lojas próprias e 100 franquias em todo o Brasil.
Num ramo de atuação totalmente diferente, a Único Asfaltos se destaca por ser exclusiva no mercado e atua popularizando o uso do material. De acordo com o presidente da rede, Jorge Coelho, o asfalto produzido pela empresa pode ser utilizado em obras de grande e pequena escala com uma série de vantagens peculiares como a possibilidade de ser aplicado na chuva e a durabilidade de dez anos.
“A Único Asfaltos trouxe um equipamento exclusivo no mercado, que veio para democratizar o uso desse material e mostrar que todos podem utilizar esta solução para, por exemplo, tapar o buraco que existe em frente à sua casa”, detalha Jorge. A expectativa da marca, que já possui quatro franquias no Norte e Nordeste é fechar mais 20 negócios nas regiões até o final deste ano.
Para participar, o interessado pode realizar seu pré-credenciamento com desconto através do siteabfexponordeste.com.br. O ingresso antecipado custa R$ 20, para os quatro dias de feira. Para a compra no local, a entrada custa R$ 30. A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste é a versão regional da maior feira de franquias do mundo, que acontece anualmente em São Paulo. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e promovido e organizado pela BTS Informa – segunda maior promotora de feiras do Brasil.
CURSO ABF - A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste oferece, ainda, o curso Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia, gratuito para participantes da feira. As apresentações são feitas em dois horários, todos os dias do evento, sempre das 17h às 19h e das 19h30 às 21h30. Os visitantes interessados devem retirar seu ingresso no balcão de cursos na entrada do auditório da feira. As vagas são limitadas.

Serviço:
ABF Franchising Expo Nordeste 2015
Data: 3 a 6 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Recife
Horário: 16h às 22h
Site: 
www.abfexponordeste.com.br



Humberto diz que ampliação 
do prazo do eSocial ajuda brasileiros

Atento aos problemas ocorridos no site do eSocial nos últimos dias, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou, nesta quinta-feira (5), que a extensão do prazo para a impressão do Documento de Arrecadação (DAE) até o fim deste mês vai garantir o pagamento dos benefícios a todos os empregados domésticos do país.

O senador - que se reuniu em almoço, nessa quarta-feira, com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda) e Ricardo Berzoini (Secretaria-Geral de Governo) - demonstrou aos três preocupação com a inoperância do sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) durante o período em que deveria estar em pleno funcionamento. Durante toda a semana, Humberto e outros parlamentares levaram ao Governo as queixas recebidas da população e pedidos para que fosse ampliado o prazo em função dos problemas técnicos apresentados. 

“É claro que o Governo já buscava intensamente a solução do caso para não prejudicar nem os empregadores, nem os empregados. O que nós fizemos foi relatar alguns exemplos que nos pareceram pertinentes e chamar atenção para o imenso desgaste político que isso causa”, afirmou Humberto. 

Ele ressaltou que, apesar da instabilidade nos sistemas informatizados do site do eSocial, foi o governo da presidenta Dilma que sancionou a lei que estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos, que sempre viveram à margem das normas trabalhistas. 

“Essa grande vitória social do governo Dilma não pode ser esquecida e diminuída pelas dificuldades surgidas esta semana na internet. O problema deu dor de cabeça aos patrões, mas a extensão do prazo resolve definitivamente a questão”, avalia.   

A Receita Federal informou nessa quarta que os contribuintes que emitiram o DAE com vencimento para amanhã poderão pagar o documento até a data ou emitir outra guia para pagamento até a data do novo vencimento: último dia útil deste mês. 

Até as 19h de ontem, foram gerados 265 mil documentos de arrecadação do eSocial, o que representa 22% do total de empregadores que buscaram a emissão do documento.

Diante disso, a Receita propôs e os Ministros da Fazenda e do Trabalho e Previdência Social editarão portaria conjunta que prorrogará o prazo. A medida vai permitir que o Serpro conclua seu trabalho de saneamento dos problemas dos sistemas, oferecendo aos empregadores mais tempo e qualidade nos serviços oferecidos no site do eSocial.




PCR inaugura galpão de triagem de materiais recicláveis

Com o início do funcionamento da nova unidade em Dois Unidos, nesta sexta-feira (06/11), chega a seis o número de cooperativas de catadores apoiadas pelo município

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inaugura, nesta sexta-feira (06/11), às 8h30, o sexto galpão para triagem de materiais recicláveis. A parceria, dessa vez, é com a Cooperativa Resgatando Vidas, formada por 30 catadores, que se junta às cooperativas Recicla Torre; Esperança Viva; Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Gusmão e Verde é Nossa Vida, que são apoiadas pela PCR.

O grupo, que já percorreu um longo caminho, formalizou-se este ano e participou de capacitação sobre cooperativismo, contabilidade e plano de negócios, promovida pelo CataForte, através  do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras. Enquanto se aperfeiçoava, fazia o recolhimento dos materiais recicláveis no Bairro do Brejo do Beberibe e realizava a triagem dos resíduos em um local sem a estrutura adequada, a céu aberto e sem nenhuma proteção.

Para apoiar as cooperativas, a PCR desenvolve uma série de ações que são articuladas pela Emlurb e pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDE).  O órgão de manutenção e limpeza urbana realiza a doação de todo o material reciclável coletado na cidade, colabora com o desenvolvimento de projetos, convênios e contratos que beneficiem os núcleos de triagem, além de realizar campanhas educativas de coleta seletiva e buscar parcerias para doações de mais materiais. O objetivo é contribuir para que o material recebido se transforme em geração de renda para as cooperativas.

A partir de um trabalho conjunto, a SDE tem atuado na gestão dos galpões de triagem, realizando treinamentos e capacitações e buscando a viabilização de parcerias, além da aquisição de equipamentos com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura com base na política nacional de resíduos sólidos. No último mês, a SDE transferiu os catadores das cooperativas Esperança Viva e Verde é Nossa Vida para galpão de triagem na Avenida Sul. Além disso, nesta última quinta-feira (5), foi publicado o edital de licitação para aquisição de equipamentos para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos, localizada no Arruda.

COLETA SELETIVA - A coleta seletiva na cidade do Recife é viabilizada através de oito caminhões que fazem os circuitos a partir das 8h da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado, nos 53 bairros atendidos pelo serviço e onde acontece a coleta domiciliar em dias alternados. Até setembro deste ano, foram recolhidas aproximadamente 2,8 mil toneladas de material reciclável, o que representa uma média mensal de 240 toneladas.  Com o trabalho, o município espera ampliar o alcance dos materiais destinados à reciclagem, que já passou de 0,53%, em 2012, para 1,4%, este ano.

PROJETO ECORECIFE – Lançado em 2013 pela Prefeitura do Recife, o Projeto EcoRecife surge de uma preocupação geral com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para evitar danos à natureza e, consequentemente, à população. A ação busca redirecionar melhor o descarte do lixo, melhorando a coleta dos resíduos na cidade.  O projeto contempla, além das políticas públicas, equipamentos de limpeza urbana, bem como ações de educação ambiental, com a ideia de reforçar a conscientização e aperfeiçoamento da coleta domiciliar e incentivar o descarte correto do lixo reciclado.

Serviço:

Inauguração do galpão de triagem de materiais recicláveis Dois Unidos
Quando: Sexta-feira (06/11)
Horário: Às 8h30
Local: Avenida Chagas Ferreira, 601, Dois Unidos





Nenhum comentário:

Postar um comentário