terça-feira, 17 de novembro de 2015

Terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cidades Online


TJPE decide pelo afastamento temporário…

…do prefeito de Gravatá

desvio de valores retidos de servidores devidos ao INSS no exercício de 2013; sonegação de contribuição patronal ai instituto municipal de previdência no mesmo exercício; não executar o devido recolhimento de contribuições à Receita Federal; fraude para afastar licitante de processo licitatório; falsificação de documento para facilitar processo licitatório e fornecimento gracioso de atestados de execução de obras, tudo devidamente discriminado e com juntada de farta documentação que aparenta demonstrar todo o alegado, requerendo a concessão de liminar intervencional e, ao final, a decretação definitiva da intervenção estadual.  

Julgamento posterior…    

Após a publicação da decisão da Corte Especial, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá o prazo máximo de dez dias para se manifestar sobre as irregularidades apontadas na Prefeitura e depois o Ministério Público do Estado terá o prazo de dez dias para também se manifestar sobre as irregularidades da Prefeitura.

…e mérito do processo

Depois será julgado o mérito do processo, ou seja se as irregularidades procedem ou não. Para isso o processo entrará novamente na pauta da Corte Especial do TJPE para a votação dos desembargadores. Ainda não há data definida para a inclusão em pauta do processo para a votação na Corte Especial.  

Alô, alô, João Braga? 

Foto: Juna Fard/Cortesia
Pedestres continuam na rua

O leitor Juna Fard está indignado com o desrespeito dos motoristas que insistem em estacionar, nas calçadas da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. E manda um recado para o secretário de Mobilidade, João Braga: “De que adianta multar através da câmera? O pedestre continua na rua senhor secretário”.

Onda de assaltos

Moradores do Bairro Novo, em Olinda, pedem rondas ao secretário de Defesa Social, pois não aguentam mais a onda de assaltos a qualquer hora do dia. “Os marginais agem impunemente e de armas em punho. Não se vê um PM nas ruas e avenidas”, desabafa um cidadão.

CPRH comemora… 

A CPRH, por meio da Unidade de Gestão de Geotecnologias e Inovação, integrada a Diretoria Técnica Ambiental (DTA), anuncia que está aberto o período de inscrições para o III Seminário de Geotecnologias de Pernambuco: Perspectivas e Práticas.

… GIS Day

Que este ano, apresenta-se como uma iniciativa do GIS Day– que, em língua inglesa, quer dizer “Dia dos Sistemas de Informações Geográficas”, dias 18 e 19. As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas por meio de download e preenchimento da ficha de inscrição e posterior envio da ficha preenchida para o e-mail do evento – gisday@cprh.pe.gov.br 

Um novo conceito em Mídia Bus 

Cartaz/Cortesia
Premio Bandeirante

Próstata, pênis e boca 

Os homens residentes em Arthur Lundgren II, em Paulista, têm uma ótima oportunidade para conhecer as formas de prevenção a vários tipos de câncer. A Secretaria de Saúde da cidade realiza, amanhã, às 9h, mais uma ação do Novembro Azul. Na ocasião, o público masculino poderá acompanhar palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, pênis e de boca.  O encontro acontece na unidade de saúde de Arthur Lundgren II Alto, na Rua Panelas, s/n, Arthur Lundgren II.

Cuidados Paliativos… 

A Faculdade ESUDA realiza, nesta sexta-feira, às 19h, a palestra “Cuidados Paliativos: uma intervenção interdisciplinar”.  O objetivo é apresentar o conceito e a importância que as ações paliativas têm já no momento do diagnóstico e atitudes capazes de modificar o curso da doença. As ações incluem terapia para o controle dos sintomas físicos, intervenções psicoterapêuticas, apoio social e espiritual ao paciente e a família, do diagnóstico ao período do luto.

…na Faculdade ESUDA

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site da faculdade (http://www.esuda.com.br) até sexta-feira. Para se inscrever, os interessados devem levar um presente novo, a ser doado para uma instituição. O curso é aberto ao público com vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (81) 3412.4242.

Parabólica:

Vestibular… – Os candidatos a uma das 6.332 vagas do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já podem imprimir o cartão de inscrição, disponível no site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br). O documento traz informações importantes, como o local de prova, e sua apresentação é indispensável no dia do exame.  

 …do IFPE – Neste ano, o Vestibular do IFPE conta com 29.865 inscritos. A concorrência dos cursos será divulgada nesta terça-feira (17). Outras informações podem ser obtidas no site da Cvest (cvest.ifpe.edu.br) ou pelos telefones 81. 2125.1724

Carnaval… – Os dirigentes das agremiações carnavalescas do Paulista devem ficar atentos, pois começou, ontem, das 8h às 14h, o prazo para envio de ofício à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com solicitação de apoio durante as festividades de Momo 2016. 
  
Foto: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista
Carnaval-Paulista 

…de Paulista – Os interessados devem realizar o procedimento, impreterivelmente, até o dia 29 de dezembro. O resultado das agremiações contempladas será divulgado no dia 05 de janeiro do próximo ano, na sede da secretaria, que fica na Rua da Mangueira, nº 05, Centro da cidade.

Rodada de… – Será realizada no próximo dia 26 de novembro, de 19h às 21h30, em Caruaru, uma Rodada de Crédito com atendimento especializado, voltada para as micro e pequenas empresas do município. O evento será promovido pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja).

…Crédito – O objetivo do evento é aproximar micro e pequenos empresários e as instituições de crédito, apresentando soluções financeiras para os empreendedores. As vagas para a rodada são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas, na Av. Leão Dourado, 51, São Francisco, ou através do telefone (81) 3722-4070.

Criança:… – A criança como sujeito de direito na atualidade é tema do CPPL: Encontros Temáticos, quinta-feira, a partir das 20h, na sede do CPPL, nas Graças. Mensal, o evento tem como objetivo discutir a relação entre a psicanálise e outros temas relacionados à cultura, educação e atualidades. 

…Encontros… – O encontro tem como palestrante a psicóloga Valéria Aguiar, psicanalista e sócia do CPPL, além de membro da Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância de Pernambuco (Repi-PE) e do Grupo Gestor da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). O evento é gratuito e aberto ao público. 

 … Temáticos – Outras informações sobre o evento Psicanálise e Políticas Públicas: A criança como sujeito de direito na atualidade podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3423.5751. O CPPL está localizado na Rua Cardeal Arcoverde, n.º 308, bairro das Graças. 

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia. E nowww.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg. 





Resultaat é a mais nova agência do
mercado publicitário pernambucano

O mercado pernambucano agora tem uma nova agência de publicidade. A Resultaat foi lançada na noite desta segunda-feira (16/11), durante jantar do grupo de empresários LIDE Pernambuco, na MV Empresarial, no Recife, que teve como palestrante convidado o prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Também participou do lançamento o diretor criativo da agência Ginga (SP), André Felipe Ginga, que será consultor da Resultaat.


Exibindo RESULTAAT _ Fábio Gueiros, Yuri Romão, André Felipe Ginga, Marcelo Alcoforado Segundo e bruno Segundo. FOTO PAULO ROMÃO.JPG

À frente da agência estão os empresários pernambucanos Yuri Romão (diretor de novos negócios), Fábio Gueiros (novos negócios e planejamento), Bruno Alcoforado (administrativo financeiro) e Marcelo Alcoforado Segundo (atendimento e planejamento). O grande diferencial da agência está na expertise acumulada dos sócios ao longo de anos de trabalho em suas áreas de origem. Aliada a isso está a idéia de trabalhar em uma perspectiva de plataforma colaborativa, junto com agentes criativos de todo o mundo, inclusive os do Porto Digital.

Além disso, o consultor criativo André Felipe Ginga conta com mais de 15 anos de expertise e know-how, principalmente, nas áreas de publicidade, conteúdo online e branding. André foi Head of Criativeda agência África, de Nizan Guanaes, e como associado da agência Ginga liderou contas como GVT, Brookfield Incorporações, Nutrimental, Grupo Caoa, Embraer e Volvo Caminhões. “A ideia de convidar um consultor do mercado paulista surgiu para fortalecer o trabalho da equipe. André Felipe analisa com perspicácia a linha criativa das campanhas, não só a excelência na forma, mas na sua efetividade”, explica Marcelo Segundo.




“Estamos unindo expertises em áreas diferentes para um ambiente diferenciado de atendimento ao cliente, queremos resultados eficientes para todos os envolvidos”, aponta Fábio Gueiros. “Mais do que simplesmente uma criadora de campanhas publicitárias, somos uma agência completa, envolvida com o composto mercadológico do cliente, objetivando transformar empresários em visionários e visões em realidades traduzidas em marcas de sucesso”, destaca Yuri Romão.

A Resultaat já nasce com seu primeiro cliente, a imobiliária Central de Vendas, de propriedade do sócio Fábio Gueiros. Para a Central de Vendas já está sendo criada uma campanha de incentivo e capacitação de corretores, o “Dezembro Amarelo”, para zerar o estoque de imóveis da empresa.

O nome Resultaat, que significa resultado na língua holandesa, faz uma homenagem ao primeiro grande empreendedor de Pernambuco, Maurício de Nassau, cuja presença se faz viva em grandes realizações no Estado. “Ele foi um exemplo de inovação. Inspirado nisso, nosso compromisso é zelar para que a o cliente obtenha sempre o melhor retorno”, ressalta.


. RESULTAAT COMUNICAÇÃO
Av. Engenheiro Antônio de Goes, 275 (Empresarial ITC), sala 603, Pina, Recife-PE



ESA promove seminário sobre Reforma Eleitoral


Registro e processo de candidatura, propaganda eleitoral e financiamento de campanha serão alguns temas discutidos no Seminário Reforma Eleitoral: quais as regras do jogo para as eleições 2016. O evento vai ser realizado no dia 10 de dezembro, na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 8h às 18h. Dentre os palestrantes, advogados membros da Comissão de Direito Eleitoral (CDE) da OAB/PE, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco e integrantes do Ministério Público Eleitoral e TRE. O Seminário é promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), em conjunto com a CDE/OAB-PE. O investimento é de R$ 50,00 para advogados e R$ 70,00 para o público em geral. As inscrições já podem ser realizadas no site www.esape.com.br.


Frente parlamentar discute mortes de jovens negros em Olinda


Uma audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia, na Câmara de Vereadores de Olinda, Região Metropolitana do Recife, reuniu, nesta segunda (16), representantes de movimentos sociais que reivindicaram mais políticas públicas para reduzir a mortalidade de jovens negros na cidade.
A deputada Teresa Leitão (PT), que requereu a audiência, destacou “a ausência de recursos específicos do Governo do Estado para combater as mortes de jovens negros”.  A parlamentar também lembrou a ineficácia do Pacto pela Vida em relação aos crimes ocorridos contra o segmento jovem, e a necessidade de reforço no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, o PPCam.

Exibindo 11.16-EXTERMINIO-DA-JUVENTUDE-NEGRA-JB-18-de-599.jpg



A educadora Aurelina Barbosa de Lima, integrante do projeto Mães da Saudade, ressaltou que, entre janeiro e agosto de 2015, 19 adolescentes foram assassinados em Olinda. Segundo ela, o Pacto pela Vida atua mais com repressão do que com prevenção. “O preconceito também é um dos fatores que ajuda a elevar a criminalidade entre os jovens”, pontuou.

Já o militante do Movimento Negro Unificado Vanderson Ferreira apontou mais uma razão para o crescimento dos crimes: o modo como a mídia local transmite as notícias sobre  mortes de jovens afrodescedentes. “As reportagens exibidas nos programas policiais televisivos, em geral, não têm o mesmo tratamento das que envolvem pessoas brancas”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Frente, deputado Bispo Ossésio Silva (PRB), Olinda foi escolhida devido ao alto número de crimes desse tipo. “O Índice de Vulnerabilidade Juvenil, estudo publicado pelo Governo Federal em parceria com as Nações Unidas,  classifica o município entre os cem mais vulneráveis do Brasil”, frisou.



Segurança do Trabalho é o curso mais concorrido do Vestibular IFPE 2016Curso técnico registrou 29,05 candidatos por vaga na modalidade integrado. Entre os cursos superiores, 
o mais procurado foi Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta terça-feira (17), a concorrência do Vestibular 2016. O curso mais procurado foi Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Recife (manhã) que registrou 29,05 candidatos por vaga na modalidade Integrado. Em seguida, estão os cursos técnicos em Edificações (26,1) e Química (25,18), ambos oferecidos na unidade da capital pernambucana na mesma modalidade.

Em relação aos cursos superiores, as opções do Campus Recife também ocuparam o topo da lista de preferências dos estudantes. O posto de mais concorrido ficou pelo segundo ano consecutivo com Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 22,12 candidatos por vaga. Na sequência, estão Tecnologia em Design Gráfico (18,55) e Tecnologia em Gestão Ambiental (13,18).

Já na modalidade Subsequente, que exige a conclusão do Ensino Médio, o curso que obteve a maior procura foi Técnico em Enfermagem (19,77), ofertado no Campus Belo Jardim. A segunda e a terceira posição na modalidade foi ocupada novamente pelos cursos da capital. O de Segurança do Trabalho (manhã) registrou um índice de concorrência de 10,88 enquanto Edificações obteve 10,73.

No site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br), encontra-se disponível a lista dos cursos e suas respectivas concorrências, incluindo dados detalhados sobre a relação candidato/vaga para aqueles que irão disputar na condição de cotista. Também é possível ter acesso direto ao cartão de inscrição e conferir o local de prova. Os candidatos também devem verificar se as informações pessoais – como nome, data de nascimento, RG, CPF, filiação, endereço e telefone – estão corretas. Caso seja necessário, a retificação pode ser feita de forma online.

As provas estão marcadas para o dia 29/11 e o listão com o nome dos aprovados tem data de divulgação prevista para 18/12. Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Cvest pelo telefone 81. 2125.1724.

VAGAS -  No total, 29.865 pessoas se inscreveram no processo seletivo do IFPE que, neste ano, oferece 6.332 vagas em 15 campi do Instituto (Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão). Para os cursos técnicos, são oferecidas 1.684 vagas na modalidade integrado e 4.028 na modalidade subsequente. Também são ofertadas 120 vagas para os cursos de Qualificação Profissional do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de 500 vagas para os cursos superiores com início no primeiro semestre de 2016. Já as vagas do segundo semestre (384) serão preenchidas através do SiSU.



Assessoria de Comunicação - ASCOM
Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
        (81) 98193.54
Site: www.ifpe.edu.br
Facebook: /ifpeoficial 
      


SIG DO TERRITÓRIO DE SUAPE

Será realizada nesta quarta-feira (18) a 1º Oficina de Apresentação e Validação do Plano de Trabalho e Criação da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Território Estratégico de Suape.  O evento ocorre a partir das 9h30, no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, na Rua das Ninfas, 65, na Boa Vista. Estão sendo convidados representantes dos municípios localizados no Território e de entidades estaduais com conhecimento na área de tecnologia de geoprocessamento como a ATI, a CPRH e a Empresa Suape.

A ação integra o Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TES, desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o BNDES. O valor do investimento é de cerca R$ 1 milhão. O sistema a ser desenvolvido reunirá um conjunto de softwares livres, métodos, banco de dados espaciais e usuários integrados, possibilitando o desenvolvimento de uma aplicação capaz de coletar, armazenar e processar dados georreferenciados que atendam as ações de planejamento e controle urbano na esfera estadual e municipal.

Os objetivos desta ação são: criação de uma base cartográfica única e centralizada de serviços na ATI; disponibilização de dados em tempo real, através do acesso a internet; transparência de dados para o núcleo gestor e as unidades municipais de controle urbano e ambiental; transparência de dados para o núcleo gestor e as unidades municipais de controle urbano e ambiental; criação, gerenciamento e compartilhamento de informações vitais para todos; entre outros.




SERVIÇO

EVENTO - 1º Oficina de Apresentação e Validação do Plano de Trabalho e Criação da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Território Estratégico de Suape
LOCAL - Auditório da Agência Condepe/Fidem, na Rua das Ninfas, 65, na Boa Vista.
DATA - Quarta-feira - dia 18 de novembro de 2015
HORÁRIO - A partir das 9h30 



6ª edição do Top of Mind premia 42 marcas
 de sucesso entre universitários de PE

Premiação é fruto de uma pesquisa realizada com estudantes de cinco instituições do Estado. Cerimônia acontece nesta terça (17), na Usina Dois Irmãos

A 6ª edição do Top of Mind Universitário, promovido pela entidade FCAP JR. Consultoria, empresa júnior da UPE, acontece nesta semana, quando se comemora a Semana Global do Empreendedorismo. A premiação, que é fruto de uma pesquisa realizada com mais de 1000 estudantes da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap e Uninassau sobre segmentos no mercado consumidor, será nesta terça (17), às 19h, na Usina Dois Irmãos, apenas para convidados. Já o evento Por Trás da Marca, que faz parte do Top, será aberto ao público geral, e acontece na quinta (19), às 18h, com palestras e exposições, no auditório da FCAP JR, na Universidade de Pernambuco (UPE), na Madalena. A expectativa da organização é receber mais de 500 pessoas nos dois dias do evento.


Exibindo Top of Mind.jpg
Exibindo Top of Mind.jpg
Exibindo Top of Mind.jpg

Pela primeira vez, entram na disputa categorias que envolvem figuras públicas, no segmento intitulado "personalidades pernambucanas". Serão conhecidos jogador de futebol, cantor(a), blogueiro(a) e personalidade política mais lembrados entre os jovens pernambucanos, além de marca de moto, supermercado, evento realizado em Pernambuco, hospital particular, cachaça e loja de material de construção, que também são algumas das novas categorias para essa edição. Ao todo, foram pesquisadas 41 categorias, incluindo a marca Top of Mind.

Segundo Guilherme Guerra, gerente de eventos da FCAP JR., o objetivo do projeto é estimular a competitividade entre as empresas sobre a qualidade do que está sendo oferecido aos consumidores. “Dessa forma, as corporações podem avaliar o posicionamento de suas marcas, nível de consumo dos seus produtos e serviços com a premiação e o relatório da pesquisa, incentivando que elas busquem a evolução contínua, de forma que a sociedade saia ganhando”, afirma.

Além do certificado e prêmio que serão entregues, os vencedores da premiação receberão da organização da FCAP JR. o selo Empresa em Sintonia com os Jovens, novidade deste ano criado pela própria entidade, como forma de reconhecer todo o trabalho feito pelas empresas refletido no prêmio. As instituições apoiadoras do projeto receberão o selo Empresa Comprometida com a Educação e o Empreendedorismo, por incentivar e possibilitar a realização do TOM por universitários que buscam o autodesenvolvimento e a evolução da sociedade.

O Por Trás da Marca contará com palestras, workshops e ações de empresas, e será voltado aos jovens da Região Metropolitana do Recife. O evento visa tornar as pessoas mais engajadas e comprometidas nos locais que elas estão, em casa, na comunidade e no trabalho, além de ser uma oportunidade do público se tornar mais próximo das empresas e dos palestrantes presentes no evento.

A empresa responsável pela pesquisa, aplicada durante os meses de julho e agosto, é a FCAP JR. Consultoria, em parceria com a EXATTA. O Top of Mind Universitário é um projeto de levantamento estatístico que visa identificar as marcas mais lembradas pelos estudantes de nível superior de Pernambuco. A margem de erro da pesquisa é de 3p.p. e o nível de confiança é de 95%.


Paulista abre inscrições para curso gratuito de programador de web

Pessoas com idade entre 16 e 59 anos que moram no Paulista, possuem conhecimentos na área de informática e sabem navegar na internet têm uma boa oportunidade para participar de uma qualificação profissional gratuita. A Prefeitura do Paulista abre nesta quarta-feira (18.11) 20 vagas para o curso de programador de web. Os interessados devem ter, no mínimo, Ensino Médio Incompleto.

O público deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social V (CRAS V). Para garantir vaga, é preciso que o cidadão esteja munido de cópias dos RG e CPF e dos comprovantes de residência e de escolaridade. As pessoas com menos de 18 anos também devem levar xerox dos RG e CPF do responsável. As inscrições serão feitas no horário das 8 às 15h. As vagas ficarão abertas até serem preenchidas.

A qualificação terá carga horária de 240 horas. Os alunos que participarem do curso terão direito a uma bolsa diária no valor de R$ 8 para auxiliar nos gastos com passagem e alimentação. A capacitação é realizada em parceria com o SENAC Paulista, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

O inicio das aulas, que acontecerão no período da tarde, está previsto para o próximo mês. O CRAS V está localizado na Rua Funilândia, 03, em Nossa Senhora da Conceição. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3434.6419.


Rodada de Crédito para micro e pequenas empresas será realizada no Sindloja

Será realizada no próximo dia 26 de novembro, de 19h às 21h30, em Caruaru, uma Rodada de Crédito com atendimento especializado, voltada para as micro e pequenas empresas do município. O evento será promovido pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), em parceria com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), Prefeitura de Caruaru e Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape). São apoiadores da Rodada de Crédito também a Fiepe, CDL, Sebrae, Acic e o Centro Moda 18 de Maio.

Durante a rodada, gerentes das agências financeiras estarão presentes para expor suas modalidades de crédito para capital de giro e antecipação de recebíveis. Os empreendedores terão acesso às principais linhas de crédito de diferentes instituições e poderão escolher a que melhor se adéqua à realidade do seu negócio.

O objetivo do evento é aproximar micro e pequenos empresários e as instituições de crédito, apresentando soluções financeiras para os empreendedores. A iniciativa faz parte das ações que o Sindloja vem desenvolvendo ao longo deste ano com as micro e pequenas empresas.
As vagas para a rodada são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do telefone (81) 3722-4070.

Serviço

O quê: Rodada de Crédito
Quando: Dia 26 de novembro, das 19h às 21h30
Onde: Sindloja Caruaru – Av. Leão Dourado, 51, São Francisco
Vagas limitadas: Inscrições gratuitas pelo telefone (81) 3722-4070

a Ataides)

Foi bastante prestigiado o lançamento do livro “Nos Teares da História: entre Fábrica e Escola, uma restauração”, da arquiteta e diretora de Estudos Regionais e Urbanos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Juliana Barreto. O livro foi publicado através do projeto de editoração do Centro de Estudos da História Municipal da entidade estadual, que apóia a preservação da memória estadual, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

O evento ocorreu no último sábado (14), na sala de bate-papo na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), realizada no Colégio São Bento de Olinda. Na feira, também funcionou um estande, onde estavam expostos outros exemplares escritos por historiadores integrantes do CEHM, dentro da mesma parceria.

Na ocasião estavam presentes arquitetos e historiadores, além do presidente da entidade estadual, Flávio Figueiredo, e do coordenador do CEHM, Miguel Meira.  A arquiteta  Juliana Barreto relatou detalhes do projeto de restauração da antiga Fábrica da Macaxeira, localizada na Avenida Norte, que levou à elaboração do livro.

Flávio Figueiredo registrou que, através do CEHM, a Agência Condepe/Fidem vem desenvolvendo um amplo programa de editoração, prestando apoio aos historiadores e pesquisadores pernambucanos, onde procura assegurar a existência dos valores culturais através de histórias de vida contadas por pessoas que possuem saberes populares, conhecimentos tradicionais e culturais das localidades e municípios.

"O livro retrata a importância da ação governamental que resultou na melhoria do imóvel abandonado e também da área de seu entorno, contribuindo para  resguardar a memória local, além de incentivar o sentimento de pertencimento dos moradores", comenta o presidente.

LIVRO - O livro de Juliana Barreto integra a Coleção Documentos Históricos Municipais e conta, em 164 páginas e três capítulos, a história da requalificação do Parque Urbano da Macaxeira. Trata especificamente do projeto de restauração desenvolvido para a antiga Fábrica Coronel Othon, popularmente conhecida como Fábrica da Macaxeira, no Recife, cujo processo de elaboração e execução das obras, compreendido entre 2011 e 2014, resultou na implantação da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, a partir da restauração da edificação fabril mais relevante, considerando os valores históricos, arquitetônicos e simbólicos a ela atribuídos ao longo do tempo, e também no então Parque Urbano da Macaxeira. O livro apresenta o prefácio escrito pelo professor José Luiz da Mota Menezes.

PARTICIPAÇÃO FLIPORTO  - Este foi o segundo ano que o CEHM participou da Fliporto, uma das maiores feiras de literatura nacional, que está em sua 11º Edição. O espaço na Fliporto foi dividido com a Faculdade Boa Viagem/ FBV - Devry. Os estudantes dos Cursos de Design de Interiores e Design Gráfico da entidade educacional foram responsáveis toda a ambientação do local. Uma das visitantes da Fliporto, a estudante de arquitetura Patrícia Codeceira, avaliou como o espaço como muito importante. "Os visitantes podem aprender muito neste estande, não sabia da existência deste tipo de projeto que incentiva os historiadores. A partir de agora vou procurar pesquisar e aplicar o conhecimento no meu trabalho". 


-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário