segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cidades Online - Coluna/Notícias

Cidades Online - Coluna/Notícias

Cidades Online/Coluna
2ª.feira
07.12.11.15


Teatro da Vida:


Vaticano (via-Internet,em 14.03.2013) - Em sua primeira declaração, na Praça de São Pedro, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa Francisco, assegurou aos fiéis: “Ganharem de brasileirum est muitum mais gostosum”. Foi ovacionado. Em segundos, milhares de torcedores argentinos tomaram a praça e iniciaram cantorias eclesiásticas pela canonização, imediata, de Maradona. Dom Odilo Scherer, cardeal paulista, rezou missa para celebrar o segundo lugar na votação. 


Com um sorriso piedoso, no canto da boca, o Papa fez o sinal da cruz e anunciou uma de suas primeiras medidas. “Galvão Bueno será perdoado dos seus pecados. Terá que rezar, apenas, 200 Pai-Nosso e 350 Ave-Maria em Latim. Pelé deverá beijar os meus pés e reconhecer que Maradona é o melhor. Vocês já tem um Deus brasileiro, querem um papa brasileiro também?”Após ver o seu favoritismo cair por terra com o anúncio de um papa argentino, dom Odilo enviou sinais de fumaça branca para José Serra. “Aprendi muito neste conclave e saio fortalecido da disputa. Lhe ofereço a minha consultoria, nas eleições presidenciais de 2014, e la garantia soy yo”, disse, beijando uma santa de joelhos. 


É melhor rir... 

Brasileiro é folgado pra xuxu: Quando o Papa escolheu o nome Francisco, um bebum, numa barraca, em Boa Viagem, gritou: “É o Chico!”. Enquanto a TV mostrava o Papa sendo ovacionado, na Praça de São Pedro, em Roma, os camelôs vendiam DVD pornô, em frente a uma igreja, em Jaboatão. De um torcedor maluco: “Argentino eleito Papa: Argentina 1 X 0 Brasil. Agora, o Brasil tem que ganhar a Copa das Confederações: 1 X 1. E, em 2014, a Copa do Mundo: 2 X 1. Brasil, Brasil, ziu ,ziu,ziu”!!!!..

Rir sempre...   
        
“Confusões no Português do Brasil e de Portugal”: - O brasileiro olha o cardápio, num restaurante de Lisboa, e chama o garçom para tirar uma dúvida. - Como é que vem o “Filé à Moda da Casa? O garçom, sem pestanejar: - Eu mesmo trago. O brasileiro, no 3º. andar de um edifício, em Lisboa, chama o elevador, que não tinha indicação de movimento e, ao abrir a porta, pergunta às pessoas: - Está descendo? Todos respondem. - Não. E o brasileiro. - Está subindo? Todos respondem. - Não. E o brasileiro, já afobado. - Está o quê? Todos respondem. - Está parado!

Frase: “Se eu quisesse ser bonzinho, renunciaria ao uísque, ao cigarro e à  minha profissão”(RS).


 Poesia:

Mulher  

*Robson Sampaio

Mulher-menina
Mulher-amiga
Mulher-briga (ou intriga)
Mulher-amada (ou desejada)
Mulher-amor,
Ah, o amor!

Amor-gostoso
Sem aval (ou endosso)
Amor-verdade
Amor-instinto
Amor-paixão
Amor-amor
Mulher-saudade

* Jornalista, poeta, da Academia Recifense de Letras/Cadeira 22- Patronesse: Thargélia Barreto de Menezes, e da União Brasileira de Escritores (UBE/PE). 


Notícias


Prefeito apresenta ações integradas da Prefeitura do Recife no enfrentamento ao Aedes aegypti

          Dez dias depois de convocar todo o secretariado para lançar o Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti, o prefeito Geraldo Julio reúne novamente os secretários para apresentar as ações integradas já realizadas e os próximos passos da gestão municipal no combate ao mosquito. O encontro acontece às 9h, no gabinete do prefeito, no 9º andar da Prefeitura do Recife.

          Desde o lançamento do plano, vários setores e órgãos da prefeitura têm concentrado esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika, este último relacionado ao aumento dos casos de microcefalia no Estado. Entre as medidas já adotadas estão mutirões para acabar com focos do mosquito e para recolher entulhos, parcerias com o Exército, igrejas e sindicatos, abertura de vagas de voluntariado no Transforma Recife, entre outros.

Pauta: Apresenta ações integradas da Prefeitura do Recife no enfrentamento ao Aedes aegypti
Data: Segunda-feira, 7 de dezembro
Hora: 9h
EndereçoGabinete do prefeito, no 9 andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife

Natal Especial ESUDA acontece 
na próxima quinta-feira (10)

A Faculdade ESUDA promove o Natal Especial ESUDA, em parceria com o UNEDIN (Unidade de Educação Integrada),nesta quinta-feira (10). A ESUDA receberá mais de duzentos beneficiados pelo projeto UNEDIN, entre crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais, para um dia de atividades lúdicas. A programação começa às 14h e inclui a entrega das doações de brinquedos, oficinas de pintura, montagens e dança; brincadeiras como corrida de saco, cabo de guerra; e visita ao presépio. A programação será encerrada com a visita ao Papai Noel da ESUDA, que fará a entrega dos presentes. Quem tiver interesse em colaborar, as doações de brinquedos podem ser feitas até esta quarta-feira (09), na recepção da Faculdade ESUDA, na Rua Bispo Cardoso Aires, no bairro da Boa Vista.





Dia de Nossa Senhora da Conceição 
é ponto facultativo em Paulista
 Nesta terça-feira, 08 de dezembro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. No município de Paulista, após solicitação feita pelos comerciantes da cidade, o prefeito Junior Matuto revogou a lei que tornava a data em feriado municipal. Por conta disso, foi concedido ponto facultativo para os servidores públicos municipais. Apenas os serviços essenciais da Prefeitura do Paulista estarão funcionando sem prejuízo para a população. Limpeza urbana, mercados públicos e feiras livres, Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Prontoclínica Torres Galvão (PTG) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha atendem o público normalmente. Já o comércio, bancos e outros estabelecimentos abrem normalmente. O expediente nas repartições públicas retorna ao horário normal nesta quarta-feira (09.12), às 7h30.



Cemitério Municipal do Paulista é alvo de ação de combate ao Aedes aegypti

            Na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura do Paulista vem reforçando a busca ativa por focos de reprodução do mosquito em locais específicos como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Nesta segunda-feira (07.12) a ação aconteceu no Cemitério Campo Santo São José, no bairro de Arthur Lundgren II. Os agentes da Vigilância Epidemiológica aplicaram larvicida biológico em pontos de possível acúmulo de água da chuva.

            No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde adverte que os vasos de flores levados pelos familiares das pessoas sepultadas no local são os principais vilões nos cemitérios. A orientação é de que os enfeites, mesmo os artificiais, sejam colocados em vasos com o fundo furado para que a água escorra em casos de chuva. Além do combate aos focos do mosquito, a ação também aplicou substâncias contra ratos, escorpiões e baratas.


Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista
            O Cemitério Campo Santo São José possui 3.350 gavetas, 2.800 ossuários, e cerca de 10 mil túmulos. Um novo reforço desse serviço deve ser feito em até 90 dias, período em que o larvicida possui eficiência no combate aos focos do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, até a 46ª semana epidemiológica, foram notificados 2.775 casos de Dengue, sendo 761 confirmados. Já a Chikungunya teve seis notificações e duas confirmações. Até o momento não houve registro de casos de Zika Vírus no município.




Confraternização de final de ano

                                                                                                                                                            
                                                                CONVITE



             O Presidente da AORE/Recife e o Comandante do CPOR do Recife têm a honra de convidar V Exa / V Sa para o tradicional almoço de confraternização de final de ano da “Reserva R/2”.

Círculo Militar do Recife
9 de dezembro de 2015 (quarta-feira)
meio-dia.
Adesão: R$ 30,00 ( trinta reais ), a ser pago no dia.
* Bebidas alcoólicas não inclusas no valor
* Os que desejarem participar do tradicional Amigo-Secreto de fim de ano, a ser sorteado e presenteado na hora, levar presente no valor mínimo de R$ 20,00 (OPCIONAL).

Foto do perfil de AORE Recife
exalunoscporr@gmail.com




Para Humberto, combater microcefalia é prioridade nacional

De acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a presidente Dilma Rousseff (PT) elegeu o combate ao Aedes aegypiti como prioridade nacional. Segundo o senador, a vinda da presidente a Pernambuco nesse sábado (05) para uma reunião de trabalho mostra o empenho do governo em buscar soluções para o aumento de casos de microcefalia no Estado e em todo o Brasil.

A presidente Dilma não tem medido esforços para combater o problema. Como ela mesma falou, é preciso uma mobilização nacional. Somar o trabalho de todos: os governos federais e estaduais, os municípios e toda a população. Só assim, poderemos resolver esta questão”, afirmou o senador.

Na manhã do sábado, Dilma reuniu o governador do Estado, Paulo Câmara, prefeitos de diversas regiões de Pernambuco, ministros, parlamentares e profissionais e pesquisadores da área da Saúde para debater o aumento de casos de microcefalia,que estão relacionados a um vírus transmitido pelo Aedes aegypiti, o Zika. De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 28 de novembro já foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 Estados e no Distrito Federal.

Segundo a presidente Dilma, os números não devem ser motivo de alarde, mas de cuidado. “A nossa principal preocupação é que isso possa se caracterizar como uma doença com dimensão nacional. Não acho que deve ser uma questão de pânico, mas tem que ser de grande atenção. É uma doença bastante complicada porque afeta crianças, que são o futuro do Brasil”, afirmou Dilma.

Dilma disse ainda que a “guerra” contra o mosquito tem que ser “permanente”. "Qualquer local, como resíduos de lixo e pneu velho, pode virar foco para reprodução do mosquito. É importante que a população saiba que esta é uma ação de guerra contra o Aedes aegypiti. Não pode ser o dia nacional de combate. Tem que ser cotidiano e permanente", declarou.

A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Pesquisas recentes ligam a ocorrência de microcefalia em crianças cuja mãe tenha histórico de infecção pelo Zika vírus na gestação.


Câncer de próstata: a importância da prevenção

A próstata é uma glândula que pesa cerca de 20 gramas, localizada abaixo da bexiga. Tem como principal função ajudar na produção do sêmen. Pode ser acometida por diversas doenças, como a hiperplasia prostática benigna, as prostatites e o câncer de próstata – doença que, apesar de não ser a mais comum deste órgão, requer alguns cuidados. “Os dois grandes fatores de risco para a neoplasia maligna da próstata são a história familiar (principalmente, de parentes de primeiro grau) e a afrodescendência. Por isso, em relação ao câncer de próstata, em vez de prevenção, o termo correto seria diagnóstico precoce”, alerta o urologista Dimas Lemos Antunes, do Hospital Jayme da Fonte.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, sendo a segunda causa de morte por câncer nessa população. “Por isso, todo homem a partir dos 45 anos deve procurar seu urologista para ter informações sobre essa doença e, de acordo com o caso, ser submetido a alguns exames para detecção precoce antes que a doença evolua, passando a invadir órgãos próximos à próstata (como a bexiga e o reto) e à distância (como linfonodos, ossos, fígado, pulmão, cérebro), levando ao óbito”, explica o profissional.

Após ouvir o paciente, o urologista pode realizar um exame físico (eventualmente, realizando o toque retal), bem como solicitar métodos complementares ao diagnóstico, como a coleta de sangue para análise do hemograma, ureia, creatinina, perfil metabólico e PSA (antígeno prostático específico); coleta de urina; e ultrassonografias da próstata, rins e vias urinárias. “Ao detectar alterações nesses exames, pode ser indicada uma biopsia da próstata, da qual são retirados fragmentos da glândula, enviados para um médico patologista analisar em um microscópio para finalmente chegarmos ao diagnóstico de câncer de próstata”, explica Dimas. Em determinados casos, são necessários ainda exames como ressonância magnética, tomografia e cintilografia óssea para que seja avaliado o estágio da doença ou se ela atingiu outras estruturas do corpo.

Um dos fatores que dificultam o tratamento é que, na maioria das vezes, o câncer de próstata não apresenta sintomas. “Isso ocorre porque o câncer geralmente se inicia na periferia da glândula, sem causar compressão ao canal da urina – que é a causa principal dos sintomas miccionais relacionados à próstata (esforço para iniciar a micção, jato urinário fraco e/ou cortado, sensação de esvaziamento incompleto, aumento da frequência urinária diária e noturna)”, explica o urologista. “Com a evolução do câncer da próstata, esses sintomas podem aparecer e se somarem a dores ósseas (principalmente, nas costas e bacia), emagrecimento, sangue na urina e edema das pernas”, alerta o profissional.

O tratamento do câncer de próstata vai depender do estágio em que a doença se encontra e das condições clínicas e idade do paciente. Entre as opções que podem ser aplicadas estão: radioterapia externa, braquiterapia (implante de sementes radioativas na próstata), cirurgia de prostatectomia radical, terapia de bloqueio hormonal e quimioterapia, além da observação vigilante e vigilância ativa (em que alguns pacientes são observados de perto periodicamente sem que nenhuma intervenção curativa seja posta em prática).

Segundo o urologista, é possível sim levar uma vida normal após a cirurgia de retirada radical da próstata. Contudo, ele faz algumas ressalvas. “Durante a cirurgia, são cortados os canais deferentes, que levam os espermatozoides dos testículos para a próstata. Portanto, o paciente não poderá ter filhos pelas vias habituais. Em segundo lugar, nas fases iniciais de recuperação da cirurgia, alguns pacientes podem apresentar algum grau de disfunção erétil e, em menor escala, de incontinência urinária”, explica. “Esses sintomas tendem a regredir com o tempo, mas a depender do grau de invasão da lesão primária, do perfil do paciente no pré-operatório e, em alguns casos, da técnica utilizada e expertise do cirurgião, essa regressão pode não ocorrer ou ser incompleta – o que pode requerer terapias específicas para seu manejo”, completa.

Apesar de o medo da impotência ainda assustar muitos homens, independentemente da questão do câncer, a falta de acesso aos serviços de saúde, o grau de desinformação por parte da população sobre a doença e mesmo o preconceito e receio de fazer o exame do toque retal (nem sempre obrigatório) ainda têm contribuído para adiar a detecção da doença. “O que ocorre e que tem de ser colocado em pauta com o paciente é: uma vez com o diagnóstico de câncer de próstata, que estratégias poderiam ser feitas para minimizar as chances de disfunção erétil e que propostas terapêuticas se encaixam para cada perfil de paciente”, conclui o urologista Dimas Lemos Antunes, do Hospital Jayme da Fonte.



Focos da dengue no...   

Do professor e ambientalista Fernando Melo/ Igarassu: “As campanhas de conscientização existem, mas infelizmente ainda existem pessoas que não colaboram com a saúde publica. Em diversas áreas do manguezal de Igarassu, nos deparamos com muito lixo doméstico acumulado, inclusive objetos com água parada, tornando-se foco do mosquito transmissor da dengue e outras enfermidades. Na beira-mar 1 e 2, a sujeira vem ganhando espaço, degradando o mangue e causando a proliferação de ratos e insetos”.


Foto: Fernando Melo/Cortesia


  
...manguezal de Igarassu

Ele conclui: “No início do ano, a Prefeitura Municipal de Igarassu fez um mutirão de limpeza. Entretanto, vários locais limpos voltaram a ser depósitos de lixo. Entre os moradores das comunidades citadas, existem pessoas comprometidas com a limpeza, que tentam conscientizar os outros, mas encontram muita dificuldade. Para a marisqueira Maria Josefa de Silva, ‘é preciso ter um trabalho permanente de educação ambiental com essa gente’" .


Gurjaú intensifica fiscalização noturna

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio do Refúgio de Vida Silvestre -RVS Gurjaú - em ação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), realizou mais uma ação noturna de fiscalização na Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC). O objetivo das ações, nesse horário, é prevenir e coibir a caça de animais silvestres na área. “Estávamos recebendo denúncias de que esse tipo de prática estava acontecendo no período noturno e nos finais de semana e não mais no horário diurno”, revelou a gestora da UC, Elaine Braz.  

Ainda conforme a gestora, as ações noturnas foram iniciadas em maio deste ano, porém nenhuma ocorrência de caça na UC foi identificada pela CPRH ou CIPOMA durante as ações. “Mas as fiscalizações continuarão”, enfatizou Elaine. De acordo com o depoimento de membros das comunidades relacionadas com o RVS Gurjaú, a incidência desse tipo de crime ambiental vem diminuindo também no período noturno em decorrência das ações. Essas atividades também estão sendo planejadas para serem implementadas em  finais de semana. A Unidade de Conservação, além de está classificada como de  extrema importância para a conservação da biodiversidade no estado, abriga dois açudes que, junto com o sistema Pirapama, abastecem uma parcela considerável de bairros na Região Metropolitana do Recife    ( RMR). 


Só o...

Pensando em facilitar a vida das mulheres que não abrem mão da vaidade, as designers e consultoras de moda Márcia Moura, Dayse Vila Nova e Paola Araújo realizam, nos dias 11 e 12 deste mês, o evento Só o Necessário! Vai de Frescura de Moda,  com a Srtª Margarida e Mon Dieu!

 Foto: Cortesia




...Necessário!

Serão dois dias de compras com produtos das marcas, consultoria de moda gratuita - com ideias para potencializar os looks, oferecendo opções de combinações diferentes das peças e o uso de acessórios para renovar as produções e para presentear. Haverá sorteio de dois kits com produtos das marcas. Frescura de Moda, na Av. Visconde de Albuquerque, 913, Galeria d'Azevedo, Loja 4, Madalena (ao lado da Agência do Correio) #sóonecessário.



Shows da Cantata Natalina do Recife animam público na Praça da República

Prefeito prestigiou a apresentação promovida pela Prefeitura, Governo do Estado, TJPE e Alepe. Espetáculo encantou o público presente

            A programação do ciclo natalino do Recife teve a sua primeira celebração na noite deste domingo (6). O prefeito Geraldo Julio participou da apresentação da Cantata de Natal realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A articulação para a realização do evento integrado foi das primeiras-damas do Recife, Cristina Mello, e do Estado, Ana Luiza Câmara, e contou com show da Orquestra e Coral Criança Cidadã, da Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife, dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa, além de pastoris e queima de fogos.

             “Fiquei muito feliz em encontrar aqui na Praça da República cerca de duas mil pessoas. Famílias inteiras que saíram de suas casas para curtir a praça, a cidade e as nossas tradições. Uma apresentação de Natal de muito valor da nossa cultura. O Natal do Recife começa muito bem, com a iluminação da Avenida Rio Branco e agora com Cantata, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e a Prefeitura do Recife”, comemorou Geraldo. O local ainda contou com uma praça de alimentação, formada por food trucks e bicicletas gastronômicas.

             A Cantata Natalina ofereceu ao público um espetáculo com a tradicional abertura, com a apresentação de reisados e pastoris na própria praça. Em seguida a programação continuou, distribuída nos três palcos instalados no local, iniciando as apresentações na frente do Palácio da Justiça de Pernambuco, depois em frente ao Teatro de Santa Isabel, e encerrando no Palácio do Governo. “A Cantata foi ótima. Tivemos três meses de muito empenho neste trabalho e o resultado foi como a gente esperava. Ficamos muito felizes com o resultado. É música de qualidade, Natal de qualidade, para o povo do Recife”, disse a primeira-dama do Recife, Cristina Mello.

                 Para complementar a beleza da festa, a Praça da República está iluminada de forma especial, com um presépio, além da fonte em funcionamento. O público ficou bastante feliz com o que viu na Praça da República. “Fiquei impressionada com esta forma dinâmica da apresentação. Foram três palcos e a gente se deslocando entre eles. Teve mais movimento e mais interação com o público, além da bela decoração no Tribunal, no Palácio, na Praça e no Santa Isabel”, disse Maria do Carmo Valgueiro, moradora do bairro das Graças, que acompanhou a apresentação.

SERVIÇOS – A Guarda Municipal do Recife disponibilizou 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional para auxiliar na segurança do evento. Já a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego e interdição de algumas vias. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito foi utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores. Por parte da Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon), 22 fiscais ficaram realizando rondas em pontos de monitoramento para coibir abusos e irregularidades. Apenas ambulantes cadastrados para o Bairro do Recife puderam comercializar no evento, nos locais indicados e com equipamentos autorizados.

Mas é preciso dizer e imprimir faixas: Fora Lula, fora Dilma e fora PT!


No próximo dia 13 de dezembro, domingo, às 13h, brasileiros sairão às ruas e praças de cidades do Brasil e Exterior para derrotar o “13”; todos na rua pelo impeachment!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuQ6vlcNArUpnn0EQtkyKPpLIivyNvxdsuqcO83ezvV18El43cxuY5a7_C-ZFT6p9EfzsgC9t3xgTxEoQN_pseTJRJlP-JQ5nNAEWRs6fnrkekpobobLjRM-srJgPT5qIBfuGdU5i0WJs/s320/mbl.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiARB66G9khAI8LJr9KjiJX5wcuCO88Iwb1M9Ko7XIRcH5HP-2R7WYzXOuvAtfRHCfuPr17C6Fu4txOLrs4UScHNYlex9Uxyga3cvMjtVA-DoJE0YdqcG2RgxM3fhgu9V90hHS2AR_T6Fc/s320/Vamos+enterrar+o+13.png

Alguns dos Movimentos que estão convocando atos e manifestações para esse dia:

Em Lisboa, a manifestação acontecerá na Praça Luís de Camões [foto abaixo] 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih5DZEVS8ZK6KSD-ujOgyWD2OiMYeGhJnCOl677bYqVs_Kfa0Db4T32WQzRs-CqERZLvvYAx8jEZ4lCYm5lMT9Owltcr72rkggvw5rMywzVh4n_YLoFUr9rhFDmVmENnY9UW2a5pLXZ9U/s320/largo-camoes-chiado-lisboa.jpg
Foto: João Leitão
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4m-GTu1gabfrXjNOAUpUbI3f1WIXer2nCQc3bw4aMgG3U_5bLRLYYaOBRtecKmtvasFPjWfdUSrI7xMtxagbGqTAgbFy82q7_AH2DyO7FzYngYBsqvRx4X_Av0dS20bQmj8ZNWwhcVgw/s320/12347944_330338990423584_5262192287474602615_n.jpg

 Lula conspirou para o impeachment de Dilma

PorJorge Oliveira


São Paulo - Quando a Dilma repreendeu Lula em público reafirmando que Joaquim Levy permaneceria no Ministério da Fazenda, deu adeus ao Planalto. O ex-presidente, que já tinha mudado todo gabinete da presidente, queria administrar de fato o país, mas para isso precisaria abocanhar a Fazenda colocando lá dentro o Henrique Meirelles, como ele já havia anunciado. Contrariado com a posição firme da Dilma em manter o Levy ao seu lado, Lula deixou o barco correr e o resultado foi a proclamação do impeachment da Dilma pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Os primeiros sinais de que Lula iria entregar os anéis para salvar os dedos foram emitidos pelo Rui Falcão, presidente do PT. Em declaração à imprensa, ele disse que a bancada do PT votaria pela continuidade do processo de cassação de Cunha, contrariando a posição do governo que tentava de todas as formas mudar os votos de três petistas na comissão. Ora, Falcão, um obediente militante petista, apenas manifestou o desejo do seu chefe de forçar uma decisão de Cunha pelo impeachment. Todos sabem que o Lula trata seus subordinados a chicote, portanto, não seria Falcão que iria contrariar o chefe.

A Dilma não tem jogo de cintura, é uma burocrata que chegou ao mais alto posto do país pelas mãos de Lula, que precisava de um sucessor que ele manipulasse para permanecer mandando no país. No primeiro mandato, governou sob as rédeas de Lula. Não dava um passo sem consultar o padrinho. No segundo, tentou ter mais autonomia porque se achou legitimada pelos votos que pareciam ser seus. Procurou arrumar a casa com uma equipe própria para preservar a sua autoridade. Levou Aloizio Mercadante e mais alguns auxiliares para o seu lado no Palácio do Planalto. E mandou um recado ao seu antecessor, escolhendo pessoalmente Joaquim Levy.

Lula, inconformado, mergulhou. Esperou resultados positivos da nova equipe da Dilma que não vieram a curto prazo. E acomodado dentro do seu instituto, um local de conspiração permanente, enviou sinais da sua insatisfação com os novos auxiliares da presidente. A Dilma, acuada, começou lentamente a trocar os ministros da sua cota pessoal pelas indicações do ex-presidente, até culminar com o afastamento de Mercadante, acomodado depois no Ministério da Educação.

Lula sentiu-se poderoso, mas faltava algo que o tornaria mais poderoso ainda: mudar o chefe do comando da política econômica. Apressou-se, então,  a anunciar que Henrique Meirelles seria o substituto de Joaquim Levy, depois de recebê-lo no seu instituto e dar as primeiras instruções da reforma econômica.Desapontada com as manifestações de apoio a Meirelles, Dilma, numa viagem ao exterior, pela primeira vez foi firme na defesa de um membro de sua equipe. Disse com todas as letras que Levy ficaria na Fazenda, enfurecendo Lula, que não admitia tal insubordinação de quem ele considera ainda uma de suas auxiliares.

A reação da Dilma enfraqueceu Lula publicamente. Aprendiz de Maquiavel, forjado nos porões sindicais, Lula preparou-se para o golpe final contra a sua auxiliar. Com rápidos movimentos políticos destronou a Dilma. Primeiro: mandou que Rui Falcão se solidarizasse com Delcídio do Amaral, entregando-o literalmente às baratas. Afinal de contas, Amaral era líder do governo, portanto, um problema de Dilma. Segundo: pediu também ao presidente do PT que anunciasse a adesão da bancada à cassação de Eduardo Cunha, contrariando o Planalto que tentava um acordo com o presidente da Câmara. E, por fim, manteve-se, por conveniência, silencioso durante todo burburinho que antecipou o anúncio do impeachment. Com essas ações, Lula manda um recado direto à presidente de quem realmente manda no país e procura se afastar, se é que consegue, dos danos que a Dilma e o Delcídio estão causando mais ainda à sua imagem depois que o Datafolha mostrou a sua rejeição cavalar de quase 50%, o que inviabilizaria suas pretensões de voltar ao poder.
 E a Dilma, que achava que mandava, agora viu o castelo desmoronar-se pelas mãos do seu próprio criador.


A minha coluna Cidades Online, de 3ª.-feira a sábado e, no domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia, no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas e denúncias para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário