terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Couna

Lula cobrará de prefeitos empenho contra analfabetismo

Por outro lado, vale lembrar que, durante a última solenidade do ano realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que organizará no dia 10 de fevereiro, em Brasília, uma reunião com os prefeitos para cobrar maior empenho na execução de programas federais de combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil. Ele disse não entender o motivo de o País não conseguir reduzir a taxa de 15% de analfabetismo da população adulta, índice registrado desde os anos 1970. "O problema é que temos um estoque de analfabetos adultos", constatou.
Disse ainda que irá propor um pacto para aumentar o número de registros civis. Ele citou a própria história pessoal para pedir que os prefeitos conscientizem os pais da necessidade de registrar os filhos, especialmente nos grotões. Lula contou que, ao nascer, o pai demorou para registrá-lo. "É que pobre do interior, quando chega à cidade, não vai primeiro ao cartório, mas à bodega", disse. "Nenhuma criança pode sair do hospital sem o registro." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O mais comentado do século

NOVA YORK (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, ganhou de todos os concorrentes como destaque das notícias até o momento neste século.
Uma pesquisa mundial divulgada na segunda-feira mostrou que a cobertura sobre a candidatura de Obama para se tornar o próximo presidente norte-americano ganhou duas vezes mais textos do que qualquer outro evento desde a virada do século.
"Obama não tem precedentes. Ele cativou o mundo", disse Paul Payack, presidente do Global Language Monitor, que produziu a pesquisa.
A empresa baseada no Texas analisa a mídia global para verificar quais assuntos são mais mencionados na mídia impressa, eletrônica e em blogs da Internet.
A cobertura sobre Obama ganhou de eventos como a guerra do Iraque, as Olimpíadas de Pequim, a crise econômica global, o furacão Katrina, a morte do Papa João Paulo II, os ataques de 11 de Setembro em Nova York e Washington e o tsunami no sul da Ásia.
Obama foi o assunto em cerca de 250 milhões de vezes, segundo Payack. As histórias sobre outros grandes eventos receberam metade dessa cobertura, segundo ele.
"A magnitude nos surpreendeu. Ele teve 750.000 citações antes de ser escolhido como candidato do partido", disse Payack. "Ele sempre foi uma história global, incluindo jornais comunitários, diferentemente de Hillary que ganhou cobertura da grande mídia."
(Reportagem de Lilla Zuill)


Carnaval - Uma das novidades do Carnaval de Pernambuco2009 é um pólo de animação, no Memorial Arcoverde, no limite entre o Recife e Olinda. O anúncio foi feito, ontem, por Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe.

Drogas, prostituição e “pegas”

Os moradores de Jaboatão (II Distrito) denunciam e pedem, mais uma vez, que o 6º BPM tome providências, e urgentes, para combater a venda de drogas na Praça do Rosário. Dizem que os traficantes agem a qualquer hora do dia ou da noite e impunemente, sem medo da Polícia. Segundo eles, a prostituição, nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), rola solta nos bares da localidade, inclusive, envolvendo meninas menores de idade. Esses crimes deixam a população aterrorizada e revoltada. Por sua vez, vários leitores estão denunciando os “pegas” que acontecem depois das 22 horas, na Avenida Nápoles, em Rio Doce, Olinda, principalmente no trecho que fica perto das igrejas evangélicas. Os irresponsáveis colocam em risco a vida das pessoas, dirigindo perigosamente e em altíssima velocidade. E o barulho dos motores dos carros - muitos com escapes livres ou “envenenados” - perturba o sossego dos moradores do local e não deixa ninguém dormir. Pedem a intervenção dos agentes de trânsito da Prefeitura de Olinda e também da Polícia Militar de Pernambuco. É muita bronca, companheiros.


Hélder - Associando-se às comemorações do Centenário de Nascimento de dom Hélder Câmara, que tiveram início este ano e se prolongarão em 2009, o Movimento de Mulheres Contra o Desemprego promove a “Caminhada do Pastor e Profeta”, hoje, às 16h, na Praça da Independência, no Centro do Recife. Terá mensagem de Ano Novo ao povo do Recife, na voz de dom Hélder.

Os números da Aids

Segundo o mais recente Informe Epidemiológico HIV/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em novembro deste ano, foram registrados 5.118 casos de Aids no município desde 1984 – ano das primeiras notificações da enfermidade na capital pernambucana. Desse total, 3.680 registros são do sexo masculino e 1.438 do feminino. A faixa etária com maior incidência é a de 30 a 39, com 1976 casos.

Pra lá de perigosas

Centenas de carroças, algumas puxadas por cavalos, atrapalham e engarrafam o trânsito do Recife e da Região Metropolitana. Em vários casos, os carroceiros não respeitam faixas nem sinais e terminam até causando acidentes. Cadê, a fiscalização?

Medo I

Limpadores de pára-brisas continuam assustando os motoristas nos principais sinais de trânsito do Recife. Na Avenida Agamenon Magalhães, perto do Hospital da Restauração, os camaradas chegam a ser agressivos. É um absurdo mesmo.

Medo II

Segundo relatos de alguns leitores, a agressividade dos limpadores de pára-brisas aumenta quando eles percebem que tem mulher ao volante. Os caras, sem a menor cerimônia, chegam a bater nos vidros. Eu pergunto: Cadê, a PMPE?



Obras - Leitor comunica que as obras de recuperação da Avenida Presidente Kennedy estão a todo vapor, após promessas e mais promessas da Prefeitura de Olinda. “Não é que as máquinas chegaram?”, indagou pra lá de contente.

Mestrados I - A Unicap abriu inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado: Ciências da Linguagem, Ciências da Religião, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Direito, Engenharia Civil e Psicologia Clínica.
Mestrados II - O candidato deve preencher a ficha de inscrição no site www.unicap.br, onde também vai encontrar o edital. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369 ou pelo e-mail cpg@unicap.br.


Lula critica imprensa e oposição em solenidade

Na última aparição pública no Palácio do Planalto em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem críticas à oposição e à imprensa. Ao sancionar lei que muda a organização do ensino técnico federal, ele voltou a reclamar da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Senado e disse que os jornalistas costumam ignorar fatos importantes do governo. "Tivemos o percalço da CPMF, que um dia a história vai julgar", afirmou.
Ao se queixar da imprensa, Lula, porém, cometeu uma gafe. "Dizem que se a gente não repetir certas coisas muitas vezes a imprensa não publica, então, por favor, liguem os gravadores", disse o presidente, sem perceber que não havia jornalistas na solenidade, realizada numa sala do segundo andar do palácio. A Presidência só permitiu que os jornalistas acompanhassem o evento por um monitor, no térreo. Ele deve passar a virada de ano numa base da Marinha em Fernando de Noronha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Ano de 2008 terá um segundo extra para 'ajuste' do tempo

As autoridades que controlam a hora mundial decidiram que 2008 terá um segundo extra. No Brasil, onde a hora oficial é controlada pelo Observatório Nacional (ON), o último minuto das 21 horas de 31 de dezembro terá 61 segundos. "O ajuste é necessário para colocar o tempo atômico de acordo com a rotação da Terra, que não é uniforme", explica o chefe da Divisão de Serviço da Hora do ON, Ricardo Carvalho. Em 2005 foi preciso fazer um ajuste para compensar os efeitos do tsunami, que atingiu o Oceano Índico em 2004 e desequilibrou um pouco a Terra.
A hora oficial em todo o mundo é controlada, desde 1967, por relógios atômicos, que usam como base não os movimentos do planeta ou do Sol, mas os ciclos da radiação de certos átomos. A definição oficial de segundo é o do tempo consumido em 9.192.631.770 oscilações da radiação característica de um átomo de césio 133. Carvalho explica que as correções ocorrem desde 1972. "O objetivo é manter a diferença entre o tempo atômico e o tempo da rotação em menos de um segundo." Até hoje, foram acrescentados 23 segundos aos relógios atômicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário