quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Parabólica

Uma nova penitenciária

Com uma população carcerária de 18 mil e 122 presos, distribuídos em 17 unidades prisionais e 67 cadeias públicas, chega em boa hora a notícia que o governador Eduardo Campos vai construir, até o final deste ano, mais uma penitenciária em Pernambuco. Será em Tacaimbó, no Agreste Central, e destinada a criminosos de 18 a 25 anos, segundo informações do secretário executivo de Ressocialização, Humberto Vianna. Para o novo presídio, serão destinados R$ 17,6 milhões. Já o Presídio Aníbal Bruno, no Bairro do Sancho, será reformado e dividido em três unidades independentes, ao custo de 20 milhões, sendo metade do Governo Federal e a outra metade do Governo do Estado. E os recursos já foram liberados pelo Ministério da Justiça. De acordo com Vianna, a notícia foi dada por meio de um telefonema do Diretor Nacional de Política Penitenciária, André Luiz de Almeida Cunha, no dia 31 de dezembro. "Com essas medidas, poderemos adotar um tratamento diferenciado com o objetivo de atingir nossa meta que é ressocializar", disse o secretário.

Presos - Quanto à faixa etária dos presos no Estado, 46% têm de 22 a 30 anos e 23% de 31 a 40. Grau de instrução: 31% possuem ensino fundamental e 28% são analfabetos. A tipificação dos crimes: os de maior destaque são: roubo (32%), homicídio (24%) e tráfico de drogas (14%). Questão jurídica: 40% cumprem pena em regime fechado e 38% estão no provisório, ou seja, aguardando julgamento.

O cidadão e o INSS I

Do leitor Vicente Miranda:”Como contribuinte do INSS, não posso ficar alheio ao grande feito divulgado pela mídia, ao aposentar uma senhora em apenas meia-hora e que merece aplausos. Como aposentado, embora na época, esperei mais de 180 dias, peço velocidade similar para a revisão da minha aposentadoria, pois, já lá vão dez anos e nada ocorreu. Contribuí pelo teto máximo, dez salários, e fui aposentado por tempo de serviço, com 34 anos de contribuição”.

O Cidadão e o INSS II

Miranda continua: “Mas recebo apenas R$ 1.453,54 mensais e o certo seria 94% dos 100% previstos para os 35 anos de INSS. Quem pode "turbinar" o meu processo, já no Posto da Encruzilhada, desde 29 de setembro de 1998? Ou seja, há dez anos”.

Lixo à beça

Na Avenida Gonçalves Dias, em Jardim Jordão, o lixo já está entrando nas casas dos cidadãos, que pedem socorro e agüentam mais.

Eleições na UBE/PE

Amanhã, das 8h às 19h, a UBE realizará eleições para renovação da diretoria. Concorrem pela Chapa União pelas Letras Alexandre Santos para presidente, Geraldo Ferraz para vice e Silvio Hansen para 1º vice-presidente. Poderão votar todos os sócios da UBE-PE. A apuração e posse da nova diretoria serão realizadas logo após o encerramento da votação. Informações: www.ube-pe.org.br.

Nova Delegacia

Menos de um mês após entregar as novas delegacias de Boa Viagem e de Peixinhos, o governador Eduardo Campos apresenta a nova unidade do Bairro de Piedade, amanhã, sexta-feira (09).

Professores

A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) abriu inscrições para a seleção interna de professores para a função gratificada de Educador de Apoio nas escolas estaduais. As inscrições seguem até o dia 23 deste mês, das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira, na Gerência Regional de Educação (GRE) na qual o candidato pretende ser localizado. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Secretaria. www.educacao.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário