sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Parabólica

Embaixador elogia Pacto pela Vida e anuncia cursos para policiais


Segurança pública, saúde, geração de emprego e comércio exterior. Estas são algumas áreas beneficiadas com a consolidação do “Projeto Pontes: Parcerias e Oportunidades com o Nordeste”, firmada entre o Governo de Pernambuco e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Anteontem, o governador Eduardo Campos e o embaixador americano, Clifford Sobel, selaram o acordo, durante uma visita do diplomata ao Palácio do Campo das Princesas. O projeto prevê ações e cursos de treinamento para profissionais de segurança pública, capacitação e qualificação da mão-de-obra através do programa EnterJovem, que será ampliado no estado. Enfermeiros serão preparados, através dos programas de saúde, para atuação no controle e prevenção da tuberculose e da Aids.

No âmbito econômico, o governo americano vai prestar consultorias, workshops, assistência técnica e treinamento. No próximo dia 05 de fevereiro, Pernambuco sediará um encontro sobre Segurança Pública com a participação de especialistas americanos. Segundo o embaixador, o estado foi escolhido pelo esforço que tem feito de reduzir os índices de violência através do Pacto pela Vida. As ações para diminuir a criminalidade no estado devem focar o combate ao tráfico de seres humanos, à pedofilia e ao tráfico de drogas.

Eduardo Campos lembrou que as parcerias Pernambuco x EUA tiveram início há dois anos. “Desde 6 de janeiro de 2007, quando recebemos a visita dele (Sobel) pela primeira vez, desenvolvemos trabalhos juntos. Tivemos conquistas e teremos várias outras, em parcerias estratégicas como na questão do turismo, da ciência e tecnologia, dos fármacos, no desafio da defesa, e na exploração de petróleo e gás. São temas centrais no mundo e o Nordeste deseja essa integração”, explicou o governador. “Tudo isso começou quando estive aqui em janeiro de 2007. Esperamos que, daqui, esse programa cause uma espécie de efeito dominó, chegando aos outros estados do Nordeste”, ratificou Sobel, referindo-se a “influência e força política” de Eduardo Campos na região.

Mamógrafo

Não foi só o embaixador que trouxe boas notícias aos pernambucanos: a embaixatriz Bárbara Sobel presenteou, de maneira simbólica, a primeira-dama Renata Campos e todas as outras pernambucanas com um mamógrafo, equipamento utilizado no diagnóstico do câncer de mama. “Em cerca de seis meses, vamos disponibilizar o aparelho para o Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga”, disse Renata. Esse será o segundo aparelho desse tipo no HBL. O mamógrafo é uma doação de um grupo de empresários, através de uma iniciativa da “Américas Amigas”, uma Organização Não-Governamental de atuação internacional. Eles conseguiram recursos para cinco desses equipamentos, que serão distribuídos de acordo com a necessidade local. A máquina custa cerca de 350 mil dólares.

Homenagem

Reconhecendo os relevantes serviços prestados nos últimos dois anos, o governador Eduardo Campos condecorou o embaixador Clifford Sobel com a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes. “É uma justa homenagem ao esforço que o embaixador Sobel tem feito para integrar os nossos países, e numa visão nova. É um agradecimento ao papel ativo dele, que não ficou restrito à Brasília, mas procurou conhecer o nosso povo, a nossa realidade, nos ajudando a construir caminhos de vitória e de cidadania”, disse o governador. “Você está me dando uma honra enorme hoje, não só a mim, mas também aos Estados Unidos. Estou feliz por estar aqui com meu amigo, o governador Eduardo Campos. Juntos, estamos construindo fontes de amizade entre nossos países”, agradeceu, Sobel.

Fonte: Portal Pernambuco - www.pw.gv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário