quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Parabólica

Informática Básica para Pessoas com Deficiência

Tem início nesta segunda-feira (09/02), o curso de informática básica destinado às pessoas com deficiência. As aulas acontecem no Posto da Agência do Trabalho da cidade do Paulista, das 8h as 12h e seguem até o dia 24/04. Esta ação é uma parceria da Agência do Trabalho, Instituto Pró-cidadania e Superintendência Estadual à Pessoa com Deficiência (SEAD).
A turma será composta por 25 alunos que aprenderão a usar os programas Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. De acordo com assessora técnica da SEAD, Cláudia Rêgo "O curso de informática tem como função principal facilitar a colocação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da qualificação, oficina de orientação para o trabalho e orientação profissional".

As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (06/02), das 8:00 às 17:00, no Posto - Paulista, localizado na Praça Coronel Frederico Lundgren, s/nº, Centro – Paulista. Mais informações pelos telefones 3183-7294. As inscrições também podem ser feitas no Posto - SEAD, localizado na Rua Guilherme Pinto, nº 133 – Graças.

Segundo a Lei Federal 8.213/91. Garante uma reserva de cotas no mercado de trabalho, entretanto, a falta de informação e o preconceito ainda persistem. De acordo com a referida legislação, empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus quadros com beneficiários de pessoas com deficiência.

Como um órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a SEAD tem entre suas ações estratégicas a inclusão social da pessoa com deficiência. No ano de 2008, foram promovidos 94 eventos de formação e sensibilização, atendendo diretamente mais de 4 mil participantes, entre servidores públicos, agentes sociais, lideranças comunitárias, militantes de organizações não-governamentais e familiares envolvidos com esse universo.

De janeiro de 2007 a setembro de 2008, a superintendência, em parceria com a Agência do Trabalho, intermediou a contratação de mais de 456 profissionais desse grupo populacional, sendo 65% com deficiência física, 30% auditiva, 2% intelectual, 2% de visual e 1% múltiplas.
Atualmente, a população do Estado de Pernambuco é composta por 1.379.704 pessoas com deficiência, sendo cerca de 60% delas economicamente ativas. Deste percentual, cerca de 496 mil estão desempregados, 248 mil estão no setor informal, 66.134 empregados e 16.533 têm carteira assinada segundo dados do estudo Trabalhando com a Diferença, realizado em 2004.
Fonte: www.pe.gov.br - Portal Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário