quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Parabólica

Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco no período do Carnaval de 2009 foi lançada nesta terça-feira (17), às 10h, na Casa da Cultura. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e a Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Jaboatão, Secretaria Estadual de Turismo, OIT, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outros.
Este ano, a proposta é aproximar o enfrentamento da violência sexual de imagens e mensagens típicas do carnaval. Com o slogan: "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100". A campanha traz como ícone uma adolescente fantasiada de pierrot. A lágrima, traço característico desse personagem, denota a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Na abertura do evento, a Gerente de Proteção Social Especial, Rizete Costa, enfatizou a necessidade de mudança do cenário atual. "Estamos nesta campanha tentando mudar a realidade nacional. São muitas prefeituras envolvidas a fim de diminuir essa problemática de mais de duzentos anos de atraso. Precisamos fortalecer essa discussão junto à sociedade. E que essa lágrima aí na foto, seja apenas a composição da alegria. E vamos fazer um carnaval de paz e exploração", finalizou. A representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Cícera Moraes, veio de Brasília para o lançamento da campanha e fez questão de ressaltar a importância do movimento. "Nesse carnaval vamos engrossar e reafirmar nossa campanha. Vamos festejar sem explorar as crianças e os adolescentes. Como se diz aqui, o carnaval é uma folia de muitas caras. Vamos fazer essa folia sem mais nenhuma lágrima no meio da multidão".

Para reforçar a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco (PE), a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai distribuir Kit com abanador, adesivos para carro, folderes, cartazes, tudo sobre a iniciativa. "Os Kits serão entregues aos 76 municípios de PE que possuem o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Além deles, daremos atenção especial as 14 cidades pólos do carnaval do estado", explicou a gerente de Proteção Social Especial, Rizete Costa.
Além do Recife, outras dez cidades receberão a Campanha: Belém (PA), Salvador (BA), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).Disque 100 - As denúncias são recebidas e encaminhadas de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 22 horas, para o órgão mais adequado à situação, como o Conselho Tutelar, delegacias de proteção ou polícia civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Todas elas são conduzidas também para o Ministério Público para acompanhamento dos seus resultados.

O Disque 100 já realizou, desde 2003, mais de 2 milhões de atendimentos. De 2007 para 2008, o número de denúncias aumentou em mais de 30%, o que demonstra confiança no serviço e a eficácia das campanhas. Além disso, aumentou a conscientização da população sobre a violação de direitos de crianças e adolescentes e o conhecimento de que se trata de crime, portanto, necessita ser denunciado

Nenhum comentário:

Postar um comentário