quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Parabólica

Lei Seca

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do DETRAN-PE, Roberto Leandro, e a coordenadora de Trânsito e Transporte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Isabel Lins, divulgaram as ações que serão implantadas neste Carnaval. Depois de instalar, no final do ano passado, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), delegacias móveis nas blitzes com foco no álcool, o presidente do DETRAN-PE anunciou a aquisição de uma carreta, mais popularmente chamada de Cegonha, para dar apoio ao trabalho das equipes nas ruas. Essa é mais uma ação pioneira do Governo de Pernambuco.

A Cegonha irá rebocar os carros conduzidos por motoristas infratores do álcool – porém o uso dela devidamente adesivada com o mote "Seja Legal, se beber não dirija". A ação começa na folia de momo mas será permanente. O DETRAN-PE lança, ainda, campanha publicitária que será veiculada em todo o Estado, nas rádios, TVs e outdoors sobre os perigos do álcool na direção, especialmente na folia de Momo. A campanha publicitária destaca ainda a ação de fiscalização do órgão em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN) e instituições de trânsito municipais. Para se ter uma idéia, somente do DETRAN-PE estarão nas ruas 100 agentes, distribuídos por turnos em 30 veículos – até dezembro do ano passado, eram 16 veículos e 70 agentes.

Na ocasião do anúncio das ações, o DETRAN-PE distribuiu aos municípios de Olinda e Nazaré da Mata e ao próprio BPTRAN etilômetros (equipamento de maior precisão para medir o nível de consumo de álcool dos condutores). Em todo o Estado, serão 70 que estarão sendo utilizados nas blitzes. A coordenadora do DER, Isabel Lins, ressaltou a parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária na fiscalização das principais rodovias estaduais, especialmente naquelas que dão acesso às praias

Também adiantou que o Carnaval de Bezerros será uma prioridade, considerando que "muitos condutores foliões normalmente vão à festa de momo em Bezerros e decidem voltar no mesmo dia". Outro item relacionado é que as lombadas das PE-60 (Ipojuca/Cabo de Santo Agostinho), PE-35 (Itapissuma), PE-008 (Jaboatão dos Guararapes/Prazeres), PE-027 (Aldeia), serão desligadas nos horários de grande fluxo, mas agentes estarão atentos aos excessos de velocidade.

Educação - A estratégia definida para este Carnaval também conta com ação educativa no trânsito, realizada por 40 artistas educadores que incorporam os personagens da Turma do Fom-Fom (o Palhaço Fom-Fom, Tio Buzina, Barruada, Bibite, Sirena, e Mão-Dupla), nas ruas e avenidas. Eles estarão especialmente nos municípios de Bezerros e Pesqueira, numa atividade que visa à interiorização das ações de Governo. O DER também investe em arte educadores que estarão nos acessos às praias distribuindo material informativo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário