sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Parabólica

Sujeira - Moradores estão indignados: a coleta de lixo passava, às terças, quintas e sábados, na Rua Doutor José Maria, no Rosarinho. Desde ontem, já são quatro dias que os detritos se acumulam nas calçadas dos imóveis. Uma vergonha.

Do profano ao religioso

Depois das festas carnavalescas, também chamadas pelos religiosos de manifestações profanas, vem agora a Semana Santa e com ela a Campanha da Fraternidade, tradição entre os católicos, e realizada desde a década de sessenta, sempre durante a Quaresma. O tema, deste ano, não poderia ser mais apropriado diante da violência que assola o País: Fraternidade e Segurança Pública. Além de sensibilizar a sociedade brasileira a buscar a paz, especialmente com iniciativas educacionais e de amor dentro de suas casas, a campanha, deste, ano também vai denunciar crimes contra a ética e a gestão pública, criticar a imunidade parlamentar para crimes comuns e propor um novo modelo de Justiça com aplicação de mais penas alternativas. As ações e debates serão realizados em dioceses e paróquias do Brasil durante as missas e também em encontro de grupos de pastorais. Pela primeira vez, o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, sediou o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Azar - Pernambuco não tem mesmo sorte com desfile de escola de samba. Em 2008, a Mangueira torrou R$ 3 milhões da PCR e amargou a 10ª posição. Esse ano, a paulista Mancha Verde levou para a avenida o enredo "Pernambuco, Nação Cultural" e repetiu o feito. Pelo menos, o Governo do Estado só gastou R$ 200 mil de patrocínio. Ao menos no quesito que trata de cultura, a escola só obteve notas 10.

Só mesmo sendo petista

A ministra e “presidenciável” do presidente Lula, Dilma Rousseff, na sua visita ao Recife, no desfile do Galo, exagerou nos elogios ao Carnaval pernambucano. Mas, a puxada de saco do prefeito João da Costa foi sem limite. Ele disse que o “Recife ganha com a presença dela e seu potencial como a responsável pelo PAC. Ganha também a figura política de Dilma". O difícil é saber quem ganha além deles.

Será mesmo pé-frio?

Leitor diz que o prefeito João da Costa é um pé-frio: além das toneladas de lixo nos bairros do Recife, o Carnaval foi debaixo d’água e de trovoadas. Só faltou mesmo o mundo se acabar ou, que Deus nos livre, raios caírem em cima dos foliões.

Bambu

A paródia do Bloco Quanta Ladeira em cima da música Belle Bijou (Alceu Valença), sobre o Parque de Boa Viagem, motivou gargalhadas dos foliões: "O Dona Lindu era o parque mais feio de Boa Viagem / É todo concreto não tem nem um pé de bambu..."

Fedor

Na Rua Luiz Inácio Pessoa de Melo, em Setúbal, em frente a um mercadinho, uma boca-de-lobo de cimento está quebrada e a fedentina prejudica comerciantes, clientes e quem passa por perto. A fedentina está insuportável. É um descaso.


“Onda” - Uma jovem, num grupo fantasiado de presos, tirou a maior “onda” no desfile do Galo, com o slogan de uma TV, usando irreverência e bom-humor: “O melhor Carnaval, tá na Colônia Penal” (do Recife, a ex- Bom Pastor).

Frases - Frases criativas de foliões: “Pernambuco tem o melhor Carnaval do Mundo, porque tem as morenas mais quentes e as “loiras” mais geladas”. “Xou Lei Seca, já arrumei namorada: feia que dói, mas com carteira de motorista. Tou tomando todas”.

O que é isso? - Uma apresentadora de TV descobriu um fato inusitado, na transmissão do Galo: “É um sábado que se repete todos os anos no nosso Carnaval”. Juro companheiros, pensei que poderia ser uma “Sexta-Feira Gorda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário