sábado, 7 de março de 2009

Parabólica

Ortográfico - Dessa segunda-feira até o dia 17, a professora Cláudia Suassuna inicia Curso de Atualização em Língua Portuguesa, priorizando as novas regras do Acordo Ortográfico. Informações: claudiasuassuna@hotmail.com

Professora aposentada

A leitora Magnólia Santos Ferreira faz o seguinte desabafo: “Meu caro, Robson Sampaio. Acompanho as notas de sua coluna e, em especial, às direcionadas aos professores aposentados, e quero parabenizar pelo empenho em nos ajudar em relação às distorções gritantes entre ativos e inativos. Sou professora do Estado aposentada e me solidarizo com os professores José Cláudio Barbosa de Azevedo (Folha da Cidade de 12/12/08) e Ésio Rafael (Folha da Cidade de 25/12/08), quando se posicionaram indignados quanto à forma como nossas aposentadorias são pagas. Nos últimos anos para a minha aposentadoria, atuei junto à Biblioteca da Escola Diário de Pernambuco, no Recife, na função de professora regente de biblioteca. Além de orientar os professores em pesquisas escolares, recebia turmas para oficinas de textos literários, entre outras atividades, que requer o conceito de Biblioteca Escolar, como espaço educativo cultural. Aos 74 anos, tenho que sobreviver com um salário que deveria ser pago integralmente. Um absurdo”. Sem nenhuma dúvida.

Vontade - Os moradores do Loteamento Helena de Moraes, em Tiúma, têm mais abastecimento d’água. O prefeito Ettore Labanca aumentou a vazão, antes de 500 litros/hora, para 10 mil litros/hora. Para isso, foi necessária apenas a troca das duas bombas de abastecimento e a limpeza de dois poços. O investimento foi de R$ 9 mil. Ou seja, muitos problemas perduram por falta de vontade política mesmo.

De uma só cajadada

Praticamente, todos os dias, ocorrem acidentes com motociclistas ou mototaxistas, que ficam feridos ou até mesmo morrem. Na imensa maioria das vezes, são os culpados pelo acidente. O Detran-PE deveria recadastrá-los, fazer novos exames de habilitação e ter mais rigor nos testes.Também serviriam para a identificar matadores e bandidos que usam motos. De uma só cajadada, matava-se dois coelhos.

Barreira perigosa

Na Rua Alves Florença, no Córrego do Genipapo, parte da barreira já caiu e várias residências estão com as paredes rachadas. A Codecir colocou lonas plásticas e diz que monitora a área. Mas, os moradores têm medo de outro desmoronamento.


É isso aí!

Pensando já na folia do próximo ano, o secretário de Cultura de Jaboatão, Ivan Lima Filho, está montando, este mês, a Comissão Permanente do Carnaval para estruturar e planejar a festa de 2010. Menos trios, povo no chão e frevo no pé.

Continente

Já nas bancas, a revista Continente, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e que traz “Recife, 472 anos, um roteiro sentimental”, “Monogamia - uma prática natural ou cultura?”, entre outras excelentes matérias.


Folia - Domingo (dia 8), às 10h, o “Bloco O Safenado Em Folia", da Amerrpe-PM/BM, em parceria com o Clube de Cabos e Soldado, sai da Praça de San Martin e desfila com muito frevo. Informações: 3423-9291 (vendas de camisas).

Show - Domingo (dia 8), às 19h, o trio do violeiro Roberto Corrêa convida, ao palco do Teatro de Santa Isabel, o músico Jaques Morelenbaum. O show encerra a 5° edição do projeto O Circular BR, da Petrobras BR. Informações: 3232.2939.

Inglês - Para quem está interessado em estudar inglês, as Culturas Inglesas de Casa Forte e Espinheiro ainda estão com valor promocional para as próximas turmas de iniciantes. Informações: (81) 3241.1876 ou 3441.3066.

Nenhum comentário:

Postar um comentário