segunda-feira, 30 de março de 2009

Parabólica

Lixo, entulhos e lama

O leitor Hipólito Soriano Lira faz a seguinte denúncia: “Senhor jornalista,
venho denunciar a ocorrência de despejos de lixo, entulhos, lama e outras “coisas ruins”, que são jogados num terreno baldio (ex-fábrica de Postes Arcal) e na frente da Rua Novo Acordo, altura da Igreja Assembléia de Deus, em Cajueiro Seco. Esta obra é a limpeza do Canal de Setúbal (entre Piedade e a Lagoa do Náutico), sob a responsabilidade da Secretaria de Saneamento e Habitação, de Jaboatão, e sua execução está por conta das empresas Viva Ambiental e Gel – Garanhuns Construtora. Não podemos tolerar que uma ação, feita sem planejamento, coloque em risco a saúde de milhares de pessoas que moram no entorno deste terreno. Mudou o prefeito, mas, os problemas continuam os mesmos. Lembro que este mesmo terreno da Arcal já foi objeto de uma ação junto à Promotoria Pública (doutor Flávio Falcão) e, por ordem desta Promotoria (AD 57/2006), a Prefeitura de Jaboatão (Emdeja) foi intimada a retirar cerca de 80 caçambas de lixo e entulhos no final de 2007. E, desta vez, é o próprio gestor público (PMJG) que comete este crime contra a natureza e os moradores de Cajueiro Seco”.

Acne - A acne, doença de pele mais comum no País e que atinge cerca de dez milhões de jovens (70% homens e 60% mulheres), tem ambulatório para tratamento gratuito da população, no Hospital de Santo Amaro, no Recife, mantido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco. É a doença que tem mais procura por tratamento nos consultórios (14%). Informações: 3242.8735 e 3427.3943.

Itaíba está esquecida?

A leitora Silvana Cabral diz que, viajar de Itaíba até Arcoverde pela PE- 270, virou pesadelo, por causa das “crateras” na estrada. Um trecho, que poderia ser feito em 1h20, pode chegar a 2h20 . “Isso, se o carro não quebrar devido aos buracos”, afirma. Ela lembra que as lotações - únicos meios de transporte e são carros pequenos - ficam sem condições de conduzir o povo até Arcoverde, pois quebram diariamente.

Buracos enormes

Leitores estão indignados com a buraqueira, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, principalmente no trecho que dá acesso à Aeso. Queixam-se da dificuldade em dirigir e que os carros são danificados pelos enormes buracos.

Metrô

Usuários do Metrô estão reclamando da superlotação e dos atrasos dos trens, na Estação Central, no Bairro de São José. Também fazem idêntica queixa em relação à Estação da UR-11, no Barro. Dizem que o empurra-empurra é diário.

Obstrução

Os moradores da Rua Maria de Fátima, no Loteamento Recanto Carpina, em Lagoa do Carro, pedem que o DER tome providências, pois estão sendo construídas casas numa área verde. Com isso, fecharam a entrada e a saída de carros.

Verde - A juventude do Partido Verde (PV) promove Encontro Estadual, hoje, às 9h, Câmara Municipal do Recife. E prossegue, a partir do meio-dia, no CapiBar, nas margens do Rio Capibaribe, em Casa Forte.

Cursos - O Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senas) abriu inscrições para vários cursos profissionalizantes e com estágios supervisionados. Informações: Av. Guararapes, 210, Ed. Arnaldo Bastos, 4º andar, sala 47, fone 3224.0370.

Calçadas quebradas

O leitor Henrique Matos diz que a Compesa vem realizando serviços em Boa Viagem/Setúbal, quebrando meio fio para colocar novos canos, mas quebraram também as calçadas das casas. E já estão fechando os buracos nas ruas.

Calçadas

Segundo o leitor, as calçadas ficaram destruídas e sem conserto. “Quem vai reparar? As ruas Capitão Zuzinha e Feliciano José de Farias estão num estado deplorável e a primeira tem vários pontos de ônibus. Quem vai reconstruí-las”, pergunta.


Segurança

O presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, Ricardo Sátiro, conversou com o comandante do 20º Batalhão da PMPE e pediu mais viaturas nas vias públicas. Quer buscar, junto com a PMPE, alternativas para uma maior segurança.


Paz - Receberam certificados do curso do Programa Gente que Faz a Paz, 160 novos Agentes da Paz e que tem como parceiros a Unesco, Unipaz, Prefeitura do Recife, Associação Palas Athena, Governo do Estado e Faculdade Maurício de Nassau.

Científica - No dia 6 de abril, o Programa de Pós-graduação em Fitopatologia da UFRPE promove minicurso sobre Redação Científica, com o professor John F. Leslie, da Kansas State Universidade (EUA). Informações: 3320.6205.

Inglês - A unidade do CCAA, dos Aflitos, abre, no dia 3 de abril, aulas grátis de conversação para os estudantes interessados em treinar o inglês. Será toda sexta-feira, das 17h às 18h. Telefone: 3221.2818.

Com Folha da Cidade/ Folha de Pernambuco - rsampaiofolha@hotmail.com - rsampaio@folhape.com.br.

Um comentário:

  1. Caro Robnison, lhe parabenizo pelo blog, sempre que posso eu leio. Fora o espaço que vc dá para todos fazerem reclamações e aplausos para alguns ! Sucesso Robson ! Eric M

    ResponderExcluir