segunda-feira, 23 de março de 2009

Parabólica

Eduardo propõe doação de terreno para hospital do fígado

O Projeto de Lei que visa a doação de um terreno ao Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) para a construção de um hospital foi enviado pelo governador Eduardo Campos à Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para aprovação nesta sexta-feira (20). O terreno possui 3.979 hectares e fica na Avenida Salvador Allende (paralela à Caxangá, por trás do Parque de Exposições do Cordeiro). A doação da área significa uma economia grande para o IFP. “Um
terreno deste porte custaria cerca de R$ 5 milhões”, contabilizou a presidente do IFP, Leila Beltrão. Segundo ela, o custo total para a operação do hospital é de cerca de R$ 80 milhões. “O início das obras ainda não foi definido, mas a partir do momento que forem iniciadas, o hospital terá entre dois e três anos para ser concluído”, garantiu.

O Ministério da Saúde deve ajudar na compra dos equipamentos. O hospital terá 250 leitos e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde. Por ser o primeiro do país especializado em doenças hepáticas, será classificado como de alta complexidade. O Instituto do Fígado de Pernambuco continuará com seu ambulatório e a sede do Conselho Deliberativo localizados no bairro de Santo Amaro.

O novo hospital será mais um espaço para o atendimento dos pacientes, um espaço maior e mais confortável. Após receber os cumprimentos dos presentes, todos bastante emocionados, Eduardo colocou o Estado à disposição para ajudar no que for preciso: “O Governo do Estado continuará a ser parceiro do Instituto e dos empresários que já têm um legado nas suas ações e mesmo assim visam romper os muros e deixar algo além dos balanços das empresas. Estamos colaborando para a construção de um SUS moderno”, falou, a representantes do corpo médico e do conselho deliberativo do IFP que reúne nomes como Ricardo Brennand (presidente), João Carlos Paes Mendonça (vice) e Marcos Magalhães.

Ricardo Brennand agradeceu ao Governo do Estado destacando a rapidez e prioridade dada para o cumprimento desta etapa. “Nenhum governador teve a sensibilidade e a destreza de resolver um problema como esse que lhe foi dado por Leila (Beltrão): obter o terreno onde seria construído o hospital. Posso lhe dizer, em retribuição ao seu gesto pronto, imediato, sem burocracia, que nós aqui, agora, o convidamos para a inauguração do Hospital de Fígado de Pernambuco”, concluiu o conselheiro do Instituto do Fígado de Pernambuco. João Carlos Paes Mendonça também agradeceu. “Sem a doação do terreno pelo Governo de Pernambuco para o início da construção, seria impossível essa realização, já que além do tamanho, a sua localização é privilegiada, e sem esse terreno não seria possível realmente a construção desse hospital”.

Fonte: www.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário