sábado, 18 de julho de 2009

Parabólica

Teatro - Hoje, amanhã e nos dias 25 e 26, às 19h, no Sitio da Trindade, acontecem apresentações da peça “Árvore de Júlia”. A turnê popular é gratuita e comemora os 5 anos da produtora pernambucana Duas Companhias.

Registro para bebês

Até setembro, todas as maternidades públicas da Região Metropolitana do Recife contarão com o Programa Minha Certidão, numa decisão que merece aplauso e tomada pelo Governo de Pernambuco. A iniciativa facilita o recebimento da certidão de nascimento, que passará a ser emitida nas unidades de saúde onde a mulher fizer o seu parto. Vale dizer, que algumas maternidades já foram cadastradas para a compra de equipamentos (computador, impressora multifuncional, estabilizador e internet) e que devem chegar às unidades de saúde já no início de setembro. No total, existem 32 maternidades e 45 cartórios de registros de nascimento civil nos 19 municípios compreendidos pela primeira regional de saúde. O registro e a certidão de nascimento são gratuitos a todo brasileiro, desde que entrou em vigor a Lei Federal 91.534/97. Até o final de 2010, o Minha Certidão será expandido para todas as maternidades públicas do Estado e. hoje, o programa funciona com sucesso em duas unidades, chamadas de projetos piloto: o Hospital Agamenon Magalhães e a Maternidade Barros Lima. Ambos possuem uma média de dez registros emitidos por dia. Muito bom, companheiros.

Pirata - Um jovem estacionou a carrocinha de CDs e DVDs piratas, na Rua Cônego Romeu, em Boa Viagem, na entrada do estacionamento da Padaria Além do Pão, e tirou o sossego dos moradores próximos. O cara botou o som nas (com músicas de mau gosto, por sinal) nas alturas, das 13h30 às 17h e não apareceu nenhum policial. Leitores perguntam pelos soldados do 9º. BPM.

Galerias sem drenagem

O leitor Edson Campos estava, na quarta-feira passada, às 7 da matina, no Parque dos Coqueiros, em Boa Viagem, quando caiu um toró de matar o “Cascão” de raiva. “Em poucos minutos, a avenida transformou-se de beira-mar para beira-rio. Este problema acontece devido o número de galerias de drenagem insuficientes para o volume de água que a avenida vem recebendo”, afirma Campos.

“Lagoa negra” na praia”

Segundo Edson Campos, é por isso que existe a famosa “lagoa negra”, no Parque dos Coqueiros. O volume de água, que é drenado naquela área, faz com que se crie a lagoa e o esgoto a céu aberto, na Praia de Boa Viagem. É bronca antiga.

Assaltos I

Comerciantes e feirantes de Jaboatão Centro pedem mais policiamento e rondas para diminuir os assaltos que, na maioria das vezes, acontecem pela manhã, quando abrem as lojas e as barracas. A situação tá mesmo braba.

Assaltos II

Lembram que, no dia 6 passado, houve uma reunião, em Santo Aleixo, quando a PMPE prometeu uma viatura no Centro, monitorando o movimento e as motos da Rocam fazendo blitze nas ruas de Jaboatão. E, até agora, nada foi feito.


Biblioteca - A Associação Profissional de Bibliotecários de Pernambuco promoverá o Curso de Capacitação para Auxiliar de Biblioteca, de 25 próximo a 1 de agosto. Informações: 81: 3221.0635.

Sociologia - A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoverá o VIII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. A organização do evento poderá ser acompanhada pelos site: http://www.alasru.org/ /.

Artesanato - A diversidade do artesanato pernambucano será apresentada, no Festival de Inverno de Garanhuns, com 35 obras de 8 artesãos, de Garanhuns, Buíque e Bom Conselho. No Parque Euclides Dourado, às 15h e até o dia 25.


Fundaj - A Fundação Joaquim Nabuco comemora, amanhã, em Casa Forte, 60 anos, com solenidade começando às 10h. Abertura, culto ecumênico e apresentação do Grupo de Choro Infanto-Juvenil do Sesc.


Tomou doril mesmo?

A Secretaria de Saúde do Recife prometeu fiscalizar o prédio em construção, na Rua Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem, mas não deu as caras. Pneus velhos e pendurados em andaimes continuam sendo local ideal para o mosquito da dengue.

Buraqueira

Falando em Boa Viagem, as ruas Cônego Romeu, José Pimentel, Capitão Zuzinha e a própria Augusto Lins e Silva encontram-se total esburacadas. A cada dia que chove, os buracos aumentam de tamanho. Motoristas e pedestres correm riscos de acidentes.

Escuridão

Apesar das inúmeras reclamações, o trecho da Rua Sá e Souza, em Boa Viagem, perto do número 918, onde existe uma parada de ônibus, permanece na escuridão. A PCR prometeu instalar três postes, após uma verificação, e nada fez.


Civil I - Os advogados podem fazer reciclagem acadêmica e profissional ou preparação para as provas do exame da OAB no Curso Completo de Processo Civil – Teoria e Prática, em agosto, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Civil II - Será ministrado pelo professor da Pós-graduação da Escola da Magistratura de Pernambuco (Esmape), Misael Montenegro Filho. As aulas serão aos sábados, das 10h às 12h. Informações: (81) 3328-1861 e 3082-4995.

Te Quer - As várias, culturais e históricas, opções de roteiros estarão na edição da revista Recife Te Quer, da Secretaria de Turismo do Recife, no 2º. semestre. Distribuição: postos de informações, hotéis, empreendimentos turísticos, feiras e convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário