sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Parabólica

Cardápios em braile

As pessoas com deficiência representam 10% da população brasileira, dos quais 1,3 milhão são pernambucanos ou moram no Estado. Daí, ter sido dos mais importantes o convênio assinado entre a Secretaria de Turismo de Pernambuco/ Empetur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec), pelo qual os 250 restaurantes associados à Abrasel apresentem cardápios em braile. A Ação compõe o programa Turismo Acessível – Pernambuco sem Barreiras. “O projeto envolveu a razão, mas também o caráter humano relativo aos direitos do cidadão. A idéia é que até a Copa do Mundo 2014, a maior parte dos equipamentos turísticos do Estado tenham total acessibilidade”, afirma o secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho. Vale dizer ainda que este projeto foi desenvolvido em julho de 2008, sendo pioneiro no Brasil, e objetiva adequar o destino turístico do Estado para receber turistas com deficiência visual e também àqueles que apresentam mobilidade reduzida, idosos, gestantes e crianças. Foi lançada ainda a Cartilha do Programa Turismo Acessível – Pernambuco sem Barreiras, voltada ao trade turístico, ao taxista e aos principais hotéis.

Bienal - O livro “As Filhas de Lilith”, de Cida Pedrosa, será lançado, hoje, às 19h, no estande da Editora Calibán, na VII Bienal do Livro de Pernambuco. Na ocasião, o Grupo Vozes Femininas, formado por Cida, Mariane Bigio, Silvana Menezes e Susana Moraes, faz um recital para o público. Já o meu livro, “Eu Sou Capibaribe Poemas”, encontra-se no estande da Carpe Diem, Edições e Produções.

Risco de morte

Este motociclista coloca a sua vida e a de vários motoristas em perigo, na Rua da Aurora, nas proximidades da Avenida Norte, quando conduz a motocicleta com uma mão enquanto carrega uma chave (de propaganda) na outra. A CTTU e o próprio BpTran deveriam apertar a fiscalização sobre os motoqueiros. O que este pessoal faz de barbeiragem, todos os dias, no Recife e da RM, não é brincadeira.

Vândalos Impunes

Vândalos, maus torcedores do Sport, danificaram ônibus, anteontem, após a derrota para o Santos. Centenas de veículos já foram danificados, este ano. A Polícia prende os marginais e depois soltam. Com a impunidade certa, voltam a depredar.

Descaso I

Leitora denuncia que, no Posto de Saúde Barros Barreto, em Olinda, há, pelo menos um mês, tenta receber o colírio Travatan (para controle de glaucoma) naquela unidade. Já foi umas três vezes e dizem pra voltar num outro dia.

Descaso II

Ela, agora, prefere telefonar para não gastar passagem em vão e a resposta diária é de que este medicamento ainda não chegou. “Isso é um descaso total com as pessoas que recebem medicamentos do SUS”, desabafa a indignada leitora. coluna!

Cursos - A unidade Encruzilhada da SOS Educação Profissional abre, apenas hoje, inscrições para cursos gratuitos de edição de fotos e introdução à informática à escolha do aluno. Material didático e certificado grátis. Informações: 3243-4441

Dalva - O Coral Edgard Morais é homenageado, hoje,às 21h, no Cantinho Dalva de Oliveira. Na ocasião, Valéria Morais, filha do compositor, recebe o “Certificado Popular de Honra ao Mérito do Cantinho Dalva de Oliveira. Fone: 3444.6101.

Correios - O Dia Mundial dos Correios é comemorado, hoje, em 191 países. No Recife, atividades para crianças, das 9h às 17h, com entrada grátis. No Centro Cultural dos Correios Recife, na Av. Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo, fone 3224.5739.

Nenhum comentário:

Postar um comentário