terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parabólica

Interesses corporativos

A queda-de-braço, entre as entidades médicas e o Governo do Estado, ainda vai ter muitos e muitos rounds, companheiros. O mais recente é a participação das Organizações Sociais na administração dos novos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “O que está em jogo é uma saúde pública de qualidade versus interesses corporativos”, detonou o procurador Geral do Estado, Tadeu Alencar, anteontem, sobre a posição tomada pelas entidades médicas que procuram atrapalhar a implantação do novo modelo de gestão no setor de Saúde em Pernambuco. Alencar explicou que a participação das Organizações Sociais na administração dos novos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) segue a política adota em alguns Estados de forma exitosa: “Se isso funcionou em São Paulo, está funcionando na Bahia e em Minas Gerais, nós temos não o direito, mas o dever de testar”. O procurador ainda afirmou que a participação das Organizações Sociais não caracteriza, de forma alguma, a “privatização do setor em Pernambuco” e reafirmou que o atendimento nos novos hospitais será 100% SUS.

Qualidade - Tadeu Alencar disse ainda: “A motivação do Estado é nobre e objetiva atingir os que precisam de um serviço público de qualidade e não há transferência de patrimônio e nem privatização da saúde. E será muito mais barato para o Estado. Todo o processo será acompanhado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e a população, que vai ter a chance de ter esse serviço público de qualidade”.

Colégio “clonado”?

O leitor Hibernon Olegário da Silva alerta que o Grupo Escolar Professor Cândido Duarte, na Praça da Várzea, inusitadamente tem uma “cópia”. O educandário estadual acha-se “clonado”, na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, e dotado de amplas e modernas instalações. “A Secretaria de Educação do Estado deve tomar precaução, ao nomear escolas, para não confundir a população. É um absurdo”, afirmou.

Haja buraqueira!

Da descida da Ponte Motocolombó, em Afogados, até o final da Avenida Sul, no sentido Centro do Recife, a buraqueira é geral, companheiros. É buraco pra dar e vender, ou melhor, danificar os carros dos pobres contribuintes. Um absurdo.

Esgoto de bueiro

Pacientes e servidores do Posto de Saúde Miguel Valverde, em Boa Viagem, voltam a denunciar a fedentina provocada pelas constantes descargas de esgoto do bueiro de um restaurante chinês, na Rua Capitão Zuzinha, atrás do posto.

Indignada I

A leitora Ana Shineider não contém a indignação diante da buraqueira que tomou conta da Avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem. O trecho, entre a as ruas Barão de Souza Leão e Baltazar Passos, está totalmente esburacado. Uma lástima.

Indignada II

Diz ainda que são enormes crateras,que danificam automóveis e dificultam a travessia de pedestres no cruzamento com a Rua Capitão Zuzinha, embaixo do semáforo e perto do ponto de ônibus. “O asfalto está um horror”, reclama Ana.


Petróleo I - O Escritório Regional do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em Pernambuco vai promover, com o apoio da Fiepe, o Curso de Petróleo e Gás para Jornalistas, nos dias 20 e 21 próximos.

Petróleo II - Visa aprimorar e ampliar os conhecimentos dos jornalistas que cobrem a área de economia e energia no Estado. Inscrições gratuitas: enviar com nome, empresa, e-mail e telefone para petroleogas@fiepe.org.br.

Reiki - A reikiana Morgana Sá realiza, nos próximos dias 16, 17 e 18, o Curso de Reiki Níveis I e II e, nos dias 24 e 25, o Reiki Nível III-A. São promovidos pelo Espaço Gerar e Espaço TeSer. Informações: 9946-3381 e 3241-4882.

Transplante de órgãos

Atualmente, cerca de 60 mil pessoas estão em fila de espera por um órgão em todo País e o assunto será discutido, no Recife, durante o XI Congresso Brasileiro de Transplantes - http://congressoabto.org.br/2009 - de amanhã até sábado, sob o tema “Ética em Transplante”. O encontro reunirá as maiores autoridades da área em âmbito nacional e internacional, como Portugal, Canadá, França, Espanha, Chile e Estados Unidos. O evento, no Centro de Convenções, é presidido pelo médico Amaro Medeiros, chefe geral da equipe de Transplantes do IMIP. Segundo ele, um dos pontos mais importantes para todas as equipes de transplantes, de todos os tipos de órgãos, é a doação. Sem doação de órgãos não há transplante. Nesse sentido, o XI Congresso de Transplantes também discutirá temas como Busca ativa de potenciais doadores, Modelos de atuação e financiamento das CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) e Captação e distribuição de órgãos. A CIHDOTT é a comissão responsável por abordar a família dos possíveis doadores e tentar conseguir a autorização para que a doação dos órgãos seja concretizada.

Órgãos - O Congresso Brasileiro de Transplantes é realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) e recebeu o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A Sessão Solene de Abertura ocorrerá, amanhã, às 19h30, no Centro de Convenções. Inscrições: no local, a partir das 14 horas.

Buracos na Imbiribeira

Companheiros, a Prefeitura do Recife está trocando várias placas no asfalto da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. Até aí, tudo e bem. Agora, dizer que não existem dezenas de buracos naquela avenida, aí é demais. É buraco que não acaba mais.Um deles, que está danificando carros, fica logo após o Viaduto Tancredo Neves, no sentido aeroporto/Afogados. É cada solavanco de matar.
E agora, companheiros?

Sobre a nota “Solavancos”, a Emlurb esclarece que os buracos existentes, no final da Rua Barão de Souza Leão, foram provocados por intervenções realizadas por uma empresa de telefonia, que também é responsável por recuperar o pavimento.

Ambulâncias

São Lourenço da Mata ganhou 4 novas ambulâncias, que atenderão aos distritos de Matriz da Luz, Lages e Nova Tiúma e ao Hospital Petronila Campos . O prefeito Ettore Labanca diz que encontrou 22 veículos sucateados e apenas 2 em condições.

Criança

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) está na VII Bienal do Livro de Pernambuco, até hoje, no Centro de Convenções. Quem deseja ajudar a entidade, basta adquirir um dos produtos da grife Nacc como camisas, chaveiros e estojos e livros.


Fogo - Serão encerradas, depois de amanhã, as inscrições para a VII Corrida do Fogo, nas comemorações do 122º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Inscrições: www.fitfam.com.br e 3182.9193, 3182.9211 e 3182.9212.

Livros - No Ateliê Literário Escritor Severino Melo, há uma seção destinada aos livros autografados por seus autores e que poderão ser doados à entidade: atelieliterariocaruaru@gmail.com ou caixa postal 23, Caruaru/PE, CEP 55002-970.

Fotografia - O Curso de Fotografia, ministrado pelo fotógrafo Assis Lima, abriu inscrições para uma próxima turma. Informações: 3231-0621, 9119-3713 e 9906-2996, na Rua Gervásio Pires, 130, 1º andar, Boa Vista e www.assislima.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário