sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Parabólica

Pouca água e muita grana

O leitor Carlos Henrique, que mora em Olinda, está, simplesmente, indignado com o aumento na conta de água e com a falta dela nas torneiras. Vamos ao relato do cidadão:”A Compesa deveria ter vergonha de anunciar aumento da conta, que chega todos os meses na casa de seus clientes, mas, infelizmente, a àgua que pagamos não chega. No sábado passado, uma emissora de TV mostrou o sofrimento dos moradores do Bairro de Caetés I, na periferia de Abreu e Lima, em Paulista. E, esta mesma televisão, mostrou uma delegacia completamente reformada, no Bairro de Peixinhos, em Olinda, mas nada de água nas torneiras. Aqui, em Rio Doce, Olinda, é a mesma coisa. A água, este “líquido precioso”, aparece quando bem quer os diretores da Compesa. Não aguento mais acordar, às 5 da manhã para ir trabalhar, e ter que começar o dia juntando gotinhas de água no balde, em uma torneira bem baixinha que temos na área de serviço, exclusivamente para amenizar o sofrimento de todos de casa. É muito triste no final ter que pagar uma conta exorbitante.” É isso aí, companheiro.

Filas - As filas dos caixas dos bancos, que atendem os clientes preferenciais (idosos - a partir dos 60 anos - gestantes e deficientes), estão sendo invadidas por idosos contratados por empresas para fazer pagamentos e depósitos. Com isso, a fila preferencial não anda e um muita gente é prejudicada. Os gerentes dos bancos deveriam colocar um funcionário para fiscalizar esta malandragem.

Descaso irrita moradores I

Leitora denuncia que, desde o dia 23 de setembro, os moradores da Rua Faustino Porto, 275, em Boa Viagem, esperam por uma atitude da Compesa para desobstrução do esgoto na calçada. Inúmeros telefonemas foram dados pelos moradores e vizinhos para a empresa, mas sem nenhum sucesso. Do outro lado da linha sempre respondem o mesmo: " Vamos atendê-lo dentro de 72 horas."

Descaso irrita moradores II

Enquanto isso, transeuntes e moradores são obrigados a conviver com o mau cheiro insuportável e sujeitos a contrair doenças e aparecimento de ratos. Com ironia, a leitora lembra que a conta da Compesa chega, em dia, todos os meses.

É bronca!

Na Rua Professor Jorge Cahu, em Piedade, Jaboatão, são freqüentes os assaltos às residências e, até mesmo, aos prédios, com os criminosos escalando os edifícios. Além das “abordagens” em motos, a qualquer hora do dia ou da noite.

Seminário - A Cátedra Manuel Correia de Andrade realiza, no próximo dia 11, o Seminário Manuel Correia de Andrade: Vida e Obra, onde debate a carreira do historiador, geógrafo e escritor. Inscrições gratuitas, nos Diretórios Acadêmicos da UFRPE.

Teatro - Com o apoio do Funcultura, a organização não-governamental Centro Suvag de Pernambuco apresenta a peça teatral “Andar sem parar de transformar”. Sábados e domingos, às 16h30, no Teatro Capiba, no Sesc de Casa Amarela.

Ilhas - Com a proposta de promover o desenvolvimento social por meio da inclusão digital, a Fundação Ana Lima (FAL) - do Santa Clara Planos de Saúde - doou cem computadores para as escolas de Ipojuca, no Projeto Ilhas.

IRB - O Instituto Ricardo Brennand realiza, nesta sábado (31), às 15h, o Peça a Peça, com oficina e esquete teatral. Amanhã, às 15h30, é a vez do Acordes para o Museu, com show do cantor Geraldo Maia. Informações: (81) 2121-0352.

Animais - O Departamento de Vetores e Vigilância Animal informa que possui cães e gatos para adoção. Os animais são vacinados e vermifugados e não precisa pagar nada para adotar um animalzinho. Informações: 3701.1423.

O que é isso, companheiros?

Ambulantes ocuparam todas as calçadas, na Estrada dos Remédios, perto do Mercado de Afogados. Está uma zorra generalizada e as pessoas são obrigadas a andar entre os carros. Os cidadãos perguntam: Cadê, a Prefeitura do Recife?

Bagunça I

Leitores voltam a denunciar a bagunça provocada por pessoas que invadiram a Rua Florentino Olímpio dos Santos com a Crucilândia, em Afogados. Eles não respeitam a lei do silêncio e agridem os moradores próximos com palavrões.

Dizem ainda que eles ficam nas calçadas até altas horas, com constantes brigas de bêbados, drogados e prostitutas mirins (crianças de 12 anos). Os cidadãos perguntam pela PMPE, Prefeitura do Recife, IASC, Ministério Público, Dircon, etc...


Maciel - A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/ Adesg/PE promoverá, sexta-feira, almoço-confraternização, em homenagem ao senador Marco Maciel. Na Pizzaria Atlântico, na Av. Rui Barbosa, 500, Graças.

Economia - A Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da UFRPE, promove, entre os dias 11 e 13 próximos, o II Encontro de Economia de Serra Talhada (II Enecost), na Câmara de Vereadores da cidade. Informações: (87) 3831.1927.

FreePorto - Fugindo do “tom oficioso” dos tradicionais eventos literários, o FreePorto, como o próprio nome já diz, vem com uma proposta nova de discussão literária. Será realizada, dessa sexta a domingo, no Bairro do Recife.

Correios - Abertas inscrições do Curso Preparatório para o Concurso dos Correios, na Escola Técnica Leiaut, com aulas para os cargos de carteiro e atendente. Informações: 3081.5552 e 3223.0387.

Bactérias e vacina

Para inibir a proliferação de bactérias transmissoras de doenças, sobretudo as infecções hospitalares, a vereadora Aline Mariano (PSDB) elaborou um projeto de lei que visa proibir o uso de equipamentos de proteção individual, tais como aventais e jalecos, pelos profissionais da área de saúde, fora do ambiente de trabalho. O objetivo é acabar com o uso indevido dos chamados equipamentos de proteção individual, evitando o aumento da contaminação, uma vez que os microorganismos têm alta resistência e se proliferam rapidamente. “Os jalecos usados pelos profissionais de saúde agregam inúmeras bactérias e vírus transmissores de doenças e, principalmente, de infecções hospitalares que se alojam no tecido da vestimenta”, alega a parlamentar, no seu projeto. Falando em saúde, a Escola Técnica Academia de Profissões está com inscrições abertas para o Curso de Atualização em Sala de Vacina e que começa no próximo dia 7. As aulas serão ministradas em quatro sábados seguidos, das 8h às 17, e a taxa de inscrição custa R$ 125,00. Apostilas gratuitas. Informações: (081) 3453.1775 e www.academiadeprofissoes.com.br.

Cadê, o João? – Os líderes do Programa do Orçamento Participativo querem a presença do prefeito João da Costa, na reunião de hoje, do Fórum da Microrregião 3.1. Esperam esclarecer a situação da comunidade de Lemos Torre, que está revoltada com a falta de informação e uma posição da Prefeitura sobre a compra do terreno vizinho à comunidade. Vão falar ainda sobre o Projeto Capibaribe Melhor.

Tatu à beira-mar de Olinda

O leitor Marcelo Sarstedt Bosco diz que, quem opta entrar em Olinda, principalmente por volta das 18h, já está cansado e enjoado do engarrafamento na Rua do Farol, perto do Fortim do Queijo. “O engarrafamento é devido aos reparos do asfalto de paralelepípedos que, por sinal, é uma “obra-prima” do Jardim da Infância. Mas calma, há uma explicação plausível para que esses buracos apareçam e não culpem a “injustiçada” Prefeitura de Olinda. A culpa é dos tatus”, afirma Bosco.

Liguem para o Ibama

Segundo Marcelo Bosco, os animais são atraídos pelo forte cheiro dos peixes e crustáceos vendidos na beira-mar, têm hábitos noturnos e escavam o calçamento em busca de alimento. Assim, não reclamem da PMO. Liguem para o Ibama”, ironiza.

Praga

“Para alguns, ainda de acordo com a denúncia de Marcelo Bosco, “o tatu é um bichinho dócil e inofensivo. Mas, na verdade, é uma praga que vem assolando os asfaltos da cidade de Olinda, especialmente à beira-mar”. E pede providências.

Buracos

Moradores do Bairro de Marcos Freire, em Jaboatão, denunciam que, próximo à quadra, têm buracos que prejudicam motoristas e pedestres. Criticam que a Prefeitura manda colocar algumas pedras nos buracos, mas não faz um serviço definitivo.

Fliporto - De quarta a domingo próximo, será realizada a Fliporto 2009 e as informações podem ser obtidas no site www.fliporto.net e 3267.7587 e no Centro de Informações Turísticas de Porto de Galinhas, telefone (81)3552-1728.

Carolinas I - O Lions Clube Recife-Centro atua no desenvolvimento integral das crianças da Comunidade das Carolinas, em Candeias. Entre os vários projetos estão a manutenção da Nossa Escola, educandário com o Ensino Fundamental I e II.

Carolinas II - Já são cerca de mil crianças atendidas e acompanhadas pelos voluntários do Lions Recife-Centro, via Nossa Escola. Realiza ainda ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário