terça-feira, 17 de novembro de 2009

Parabólica

Solidário - Esta é a última semana para visitar o estande da AACD-PE, no Morar Mais por Menos, na Avenida Rui Barbosa, com vendas de camisas, chaveiros, canetas e garrafinhas der água. Além de conhecer a missão da instituição.

Idosos, eis a questão II

Muitas famílias, quando se deparam com o avanço da idade dos seus, partem para soluções que nem sempre são as esperadas e desejadas pelos idosos. E os colocam em casas de repouso, em espaços modernamente chamados de hotéis da melhor idade. Sobre a angustiante questão que não pode ser ignorada pela sociedade, um retrato do que os maiores interessados acham sobre essa abordagem foi realizada através de pesquisa de Opinião Publica conjunta, pelo Ipespe e o Instituto de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (Itepi). O estudo, com a população a partir de 60 anos (classes B e C), em 66 bairros recifenses, aponta que 88% moram em casa própria. Mas que 11% ainda vivem em espaços alugados e 2% em locais emprestados por familiares. E quando questionados se aceitariam de bom grado morar em uma casa de repouso, 49% afirmam “de jeito nenhum”.

Idosos II - E, ainda sobre a boa aceitação de viver numa casa de repouso, 35% iriam se não houvesse outra maneira; 13% gostariam e 4% não responderam. E 27% disseram que “as casas de repousos” para idosos do Recife e da RMR não são tão preparadas para atendê-los. Assim, carece cuidarmos dos idosos que nos cercam, companheiros.

Carreira e piso salarial

Numa iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), a Câmara do Recife realiza, hoje, às 10h, no Teatro do Parque, audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09. A PEC 391/09 altera o art. 198 da Constituição Federal e estabelece plano de carreira e um piso salarial nacional de R$ 930,00 para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Deputados presentes

Para o evento, já confirmaram presenças os deputados federais Mauricio Rands (PT-PE) e Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da matéria; o deputado estadual Isaltino Nascimento (PT-PE) e o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

“Sonrisal”?

Após receber de quatro a cinco remendos da Prefeitura do Recife, só este ano, um novo buraco já surgiu na descida do Viaduto das Cinco Pontas, no sentido Bairro do Recife. É o famoso “asfalto sonrisal”, como diz o povo: dissolve-se bem rápido.

Seguras

As pernambucanas Fernanda Ferreira e Regiane Lucena participam, amanhã e depois, do Simpósio Nacional Construindo Comunidades Mais Seguras, em São Paulo.Na programação do V Defencil – 5º Seminário Internacional de Defesa Civil.


Livros - Para incentivar a leitura e contribuir com a economia das famílias que têm filhos em idade escolar, o Sesc Pernambuco realiza a Feira do Troca-Troca de Livros. Até amanhã, nas bibliotecas de Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela e Piedade.

Celpe - A 2ª Conferência de Sustentabilidade Celpe acontece, amanhã, das 8h às 18h, no edifício-sede, gratuito, e oferece vagas limitadas. Reúne especialistas de peso de grandes empresas. Inscrições: rse@celpe.com.br.

Leilão - Já se encontram, no pátio do Detran-PE, os 121 veículos que irão a leilão, neste sábado. Os interessados podem conferir no local, os 17 carros, 103 motos e um semi-reboque, 8h às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário