quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Parabólica

RESPOSTA FOI MAIS RÁPIDA QUE EM 1999 E 2002

O diretor de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Eduardo Barata, discordou das declarações da oposição de que teria faltado coordenação para reagir, em menos tempo, ao apagão ocorrido na noite de terça-feira e que atingiu 18 Estados.

"Não concordo. As análises mostram que a resposta a esse evento, que todos nós reconhecemos que foi extremamente desagradável, foi da mesma de grandeza, eu diria até superior aqueles ocorridos em 2002 e em 1999. Os tempos de recuperação do sistema foram menores do que os obtidos em 99 e 2002", disse ele

Barata reafirmou que o apagão foi provocado por condições climáticas adversas na subestação de energia de Itaberá, no interior de São Paulo, e que documentos comprovam o registro do problema, que pode ser identificado por qualquer assessoria técnica.

"Do ponto de vista de gestão, o sistema funcionou adequadamente", afirmou Barata.

Segundo ele o sistema de proteção atuou de forma eficiente, impedindo a danificação de equipamentos de toda a rede.

"Se nós olharmos a carga que foi interrompida, o grosso da carga foi concentrada na Região Sudeste. A perturbação nos demais Estados foi menor. Isso se deve esquemas especiais de proteção", explicou.

INTERNAUTA ACHA FILME DE CHPALIM EM LATA

Um internauta britânico se surpreendeu ao encontrar uma produção de Charles Chaplin dentro de uma lata para guardar filmes que comprou no site de leilões eBay por US$ 5.

Morace Park, da cidade de Henman, no sudeste inglês, ficou atônito quando seu amigo John Dwyer, ex-membro do Conselho Britânico de Classificação Cinematográfica, lhe disse que tinha achado um filme, talvez desconhecido, de Chaplin, diz a edição de hoje do jornal The Independent.

A filmagem, intitulada Charlie Chaplin in Zepped, mostra imagens de um zepelim sobrevoando a Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial e Chaplin a expressar seu desejo de voltar dos EUA para a Inglaterra para dar seu apoio aos soldados.

Segundo Park, é uma fita de 1916 destinada a apoiar os esforços britânicos na guerra (1914-1918).

O The Independent diz que Dwyer convenceu seu amigo a fazer um documentário sobre a descoberta, que já está em processo de filmagem e terá o nome de The Lost Film Project.

Nenhum comentário:

Postar um comentário