quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Parabólica

Defeso do caranguejo-uçá

Desse domingo e até 5 de fevereiro, em todos os Estados do Nordeste, começa o segundo período de defeso do caranguejo-uçá (ucides cordatus). A medida do Ibama visa proteger a espécie que, nesta época, inicia as "andadas", ritual reprodutivo em que machos e fêmeas saem de suas tocas e se deslocam pelos manguezais acasalando e liberando ovos. Como nesse processo os caranguejos se tornam muito vulneráveis à captura, torna-se necessário impor restrições para que não sejam extintos. As novas fases de defeso são: 15 a 20 de fevereiro, 1º a 6 de março, 16 a 21 de março e 31 de março a 5 de abril. Nestas fases, ficam proibidos captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização de qualquer espécie. Quem infringir a norma, fica sujeito a multa mínima de R$ 700 mais R$ 20 por quilo do produto. Por ser crime ambiental, o infrator também poderá ser condenado a até 3 anos de detenção. Profissionais e empresas, que capturam, transportam, beneficiam ou comercializam o caranguejo-uçá, devem se regularizar na unidade do Ibama - ascom.pe@ibama.gov.br- mais próxima e declarar os estoques da espécie.

Timbus - O comandante do 19º. BPM, coronel Figueiredo, já garantiu a segurança da segunda prévia do Bloco Carnavalesco Timbus de Boa Viagem, que agitará Setúbal, neste domingo, ao som de muito frevo. Duas guarnições e PMs de motos darão cobertura aos foliões. Concentração, a partir das 11h, no Bar do Seu Lunga (Rua Luís Inácio Pessoa de Melo, 86, ao lado do Recife Flat e do Lavajato Vapt-Vupt). Camisas à venda no bar.

Lixeiras na praia I

Edson Campos e Silva, idealizador do Parque dos Coqueiros, diz que as sacolas distribuídas pelo Programa Praia Limpa evita que o lixo fique espalhado na Praia de Boa Viagem. Mas sugere as sacolas sejam acomodadas em lixeiras para, posteriormente, serem recolhidas pelos caminhões coletores. As lixeiras maiores são colocadas ao lado dos quiosque e usadas como depósito para os resíduos dos cocos.

Lixeiras na praia II

Campos diz que antigamente existiam, diariamente, várias lixeiras grandes na praia. Hoje, apenas aos sábados e domingos, colocam menor e de lona. Assim, o lixo é jogado a céu aberto, na praia ou no calçadão, gerando uma poluição visual horrível.

O que é isso?

A conta d’água chega todos os meses e ninguém da Rua Nova Piedade, em Cajueiro Seco, vê um pingo do “líquido precioso” nas torneiras. Alguns fizeram ligações clandestinas de um riacho, enquanto outros compram água mineral. Um absurdo.

Tragédia

Anteontem, duas mulheres foram assassinadas. Agora, já são 16 mulheres mortas, este ano, em Pernambuco. A escalada sinistra continua, lamentavelmente, a exemplo dos anos anteriores. No ano passado, foram 295 assassinatos.

Lourdinha - A cantora Lourdinha Oliveira se apresenta, às quintas-feiras, às 17h, no Clube das Pás, em Campo Grande, com a Orquestra Vento Norte. No dia 7 de fevereiro, canta na prévia carnavalesca do Clube Apse, em Candeias, às 10h.


Oficina - Amanhã, a partir das 9h, mais de 50 monitores do Espaço Ciência serão capacitados para o atendimento à pessoa com deficiência, na oficina “Atendimento Sem Barreira” e aberto ao público. Informações: (81) 31835528

Bonecos - A Embaixada dos Bonecos Gigantes de Pernambuco promove entrevista coletiva, hoje, às 15h, na sua sede, à Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, para anunciar a sua programação de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário