quarta-feira, 26 de maio de 2010

Parabólica

Buracos: PE-28 e Coqueiral

Do leitor Marcos Eanes Farias, morador do Cabo: “Amigo Robson, sempre acompanho a sua coluna e quero lhe parabenizar pelo brilhante trabalho em prol da população. É um absurdo o descaso do DER para com a PE-28, que dá acesso ao belo litoral cabense, e onde estão as nossas principais praias, a exemplo de Gaibu, Enseada dos Corais,Pedra do Xaréu, Calhetas, Suape, etc. Na PE-28, existem verdadeiras crateras e com o mato e o barro invadindo a pista. Tem trechos, principalmente na entrada de Gaibú e seguindo em frente como quem vai para Suape, que o estado é lastimável, quase que intransitável. Você não consegue dizer onde é a pista. Que o DER veja com mais carinho e responsabilidade esta via que dá acesso às nossas praias. Aqui fica o meu protesto e o apelo através de sua conceituada coluna. Cordiais saudações”. Falando em buraqueira, os moradores da Rua Ananias Catanho, no Bairro do Coqueiral, pedem que a Emlurb realize uma “Operação Tapa-Buracos”, pois a via parece mais uma tábua de pirulitos. E, quando chove, as crateras transformam-se em verdadeiras lagoas.

Escola - Apesar da dificuldade com determinações existentes quanto à criação de órgãos e entidades públicas pela Presidência da República, Edgar Moury Fernandes (PMDB), relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, deu parecer favorável à criação da Escola Técnica Federal de Santa Cruz do Capibaribe. O Projeto de Lei nº 6.486/2009 é do deputado Fernando Nascimento (PT-PE).

Esgotos a céu aberto

Imaginem uma caixa de esgoto escorrendo água podre em toda a extensão da rua. É o que denunciam os moradores da Rua do Alto do Passarinho, em Dois Unidos. Além da sujeira, a fedentina é insuportável e, com a água da chuva, piora ainda mais. Situação semelhante é a dos cidadãos que residem na Rua Governador Leopoldo Neves, na Várzea. Os esgotos correm a céu aberto.

Essa é uma boa

“Não jogue lixo pela janela, vamos manter a cidade limpa”. É um Projeto de Lei (nº 09/2009), do vereador Alfredo Santana, que pede a colocação obrigatória de adesivos educativos dentro dos ônibus e microônibus do Recife. Se aprovado, é uma boa.

Prejuízos

Leitor denuncia a buraqueira, na Rua Caturama, em Campo Grande, e pede que a Prefeitura do Recife conserte o calçamento, bastante danificado. Amortecedores, pneus e suspensão dos carros são avariados diariamente. Querem providências.

Roedores

Nunca é demais lembrar: quem tem queixa sobre a presença de roedores, no Recife, deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, da Prefeitura do Recife, no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Beneficente - O Hospital Infantil Maria Lucinda promove “Jantar Solidário” para arrecadar verba para as reformas da Casa de Saúde. Será, amanhã, às 20h, no Restaurante Leite. Informações: (81) 3267-3756 e 367-4277.

Ágape I - O publicitário Edison Martins, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-PE) será o responsável pela saudação do almoço do Caxangá Ágape, em homenagem ao estrategista político Paulo Moura.

Ágape II - Paulo Moura conquistou, ineditamente, o Reed Award, considerado o “Oscar do Marketing Político Mundial”. O evento será, hoje, às 12h30, no Restaurante Boi Preto, em Boa Viagem.

Filmagem - A Escola Técnica Leiaut anuncia, em sua grade curricular, o Curso de Criação e de Animação 3D, inédito no Recife, e voltado para crianças entre 10 e 15 anos. Informações: (81) 3223.0387 e 3081.5552.

Realmente nosso país não é sério...
Da leitora Marilene Martins

A irresponsabilidade da notícia dada hoje no Bom Dia Brasil beira à leviandade do Ministério da Saúde. Em tom sepulcral, Renato Machado, com poucas palavras deu o alerta do Ministério da Saúde: aqueles que tomaram a vacina H1N1 caso façam exame para detectar HIV/Aids poderão ter resultados falsos positivos. Para finalizar, foi reafirmado que o mesmo exame deve ser repetido 30 dias depois. Busquei na Internet referências sobre o assunto e os alertas estão, sem trocadilho, como virais na rede. Ora, se isso foi detectado em março, vide notícia baixo, por que só agora o Ministério se manifestou? Para que todos se convencessem de que deveriam se vacinar? Quantos fizeram o Elisa desde então? E quantos remoerão o pavor até que repitam o exame? Por que não há consenso quanto ao número de exames que deve ser feito? Em quanto tempo os pais cujos filhos tomaram a vacina ficarão tranquilos? E as grávidas? O que ainda não se sabe sobre essa vacina?

Em momento essa omissão levou em consideração o desdobramento desse efeito e das consequências, afinal trata-se de resultado ainda que falso positivo para Aids. Desde o primeiro momento em que eu soube que apenas alguns grupos seriam imunizados fiquei com um pé atrás. Qual o critério para se afirmar que um jovem de 22 nos está mais exposto que um adolescente de 17 anos? Por que o homem de 39 e não a mulher de 40 anos se vacina? Qual a lógica nisso? Muitos não quiseram se vacinar porque se deixaram levar pelos boatos, até provem em contrário, infundados. Mas será que o cruzamento falso positivo HIV X H1N1 se alardeado fosse, a campanha alcançaria a maioria dos que estavam na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde?
Talvez certo esteja meu irmão que se recusou, não por ignorância, a se vacinar, mas por desconhecer e desconfiar da seriedade da intenção e dos resultados agora, decerto, indesejados por todos. Eita, Brasil arretado! E lá vem a Copa, ópio do povo para que se façam esquecidas as mazelas de todos os dias. E lá vem a eleição, armadilha de uma nação em que lobos se travestem de cordeiros e devoram esperanças, dignidade e a crença num país melhor. Resta-nos a indignação.

Notícias BR: Vacina da H1N1 pode apresentar
falso positivo no exame de HIVA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta sexta-feira (21) por meio de uma nota, que aquelas pessoas que tomaram a vacina contra a H1N1 podem ter um resultado falso positivo no exame da HIV.O resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus pode acontecer, de acordo com o Ministério da Saúde, até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.O problema já havia sido detectado em março, de acordo com uma nota divulgada pela a Anvisa na época. Mas agora o problema foi comentado pelos Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde.Isso acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM dando o falso resultado no Elisa, o teste feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento padrão da rede pública de saúde é fazer uma contraprova por meio de outro exame, o Western Blot. Por isso, não há motivos para preocupação, já que nenhum paciente receberá o resultado do exame de HIV antes que seja feita a contraprova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário