terça-feira, 10 de agosto de 2010

Parabólica

Uma matança abominável

Os números são de uma tragédia: 154 mulheres foram assassinadas em Pernambuco, de janeiro a julho deste ano, numa matança abominável. São quase três por dia e, neste final de semana, três foram mortas. As denúncias de agressões física, psicológica e moral somam 5.480 e, na grande maioria, ocorrem dentro de casa e praticadas por maridos, companheiros, familiares e pelo envolvimento com o tráfico de drogas e com a criminalidade. Por ironia, este mês, a Lei Maria da Penha completa quatro anos e sem a eficiência esperada. E são vários os aspectos para isso: falta de conscientização da mulher em denunciar, de imediato, o agressor; a dependência econômica e as poucas delegacias. São apenas quatro Delegacias da Mulher: Recife (81.3222-2622 e 81. 3421-3807, em Santo Amaro), Jaboatão (81.3476-1376), Caruaru (81. 3723-1012) e Petrolina (87. 3862-0028). E vários departamentos e coordenadorias municipais em defesa da mulher, como as de Olinda (81. 3305-1071) e de Camaragibe (81. 3456-6715). Embora a agressão possa ser feita em qualquer delegacia ou no Disque-Denúncia (Recife - 81. 3421-9595 e Caruaru - 81. 3719-4545).

Aeroviários - Hoje, até às 17h, será concluída a eleição do Sindicato dos Aeroviários do Estado de Pernambuco, com votação na Rua Cruzeiro do Forte (sede), em Boa Viagem/Setubal, e nas urnas itinerantes colocadas em vários pontos do Aeroporto dos Guararapes. O presidente Luiz Pedro concorre à reeleição, na Chapa 1, e tem, no cargo de diretor, o companheiro Airton “Barraca” (TAM).

Antena perigosa Foto na Rede Arthur Mota


Moradores da Rua Major Felício, em Jardim São Paulo, voltam a denunciar que lâmpada da antena da torre da TIM, naquela via, continua apagada. Como o bairro também está na rota dos aviões, que chegam e saem do Aeroporto dos Guararapes, os cidadãos temem que aconteça uma tragédia. Pedem que o Infraero, ou outro órgão responsável, tome as providências necessárias. E com urgência.

Manobras perigosas

Estão de arrepiar os buracos da Ponte Governador Agamenon Magalhães, companheiros. Logo na subida, o motorista tem que fazer uma manobra rápida para não cair dentro. Na descida, já na curva do Cabanga Iate Clube, o outro. Ambos perigosos.

Buracos

E por falar em buraqueira, no Viaduto das Cinco Pontas, no sentido Bairro do Recife, a situação também é de buraqueira geral e irrestrita. São pequenos buracos, porém, todos levando perigo aos motoristas, já que as freadas são inevitáveis. É bronca.

Continente

A Revista Continente já está nas bancas e traz excelentes matérias. Entre elas, “Música Erudita - Aposta no Futuro” (que, apesar dos obstáculos, projeta novos talentos no Brasil e em Pernambuco) e “Um Precioso Museu de Tudo “(com o escritor Liêdo Maranhão).

Catarata - O Projeto Escola de Catarata, da Fundação Altino Ventura atende, hoje, em Itamaracá. Oftalmologistas farão consultas e exames gratuitos para quem sofre com a doença ou para prevenir. Acontece no Centro Marista, em Jaguaribe.

Jurídico - Em parceria com a Estácio FIR, o Tribunal de Justiça de Pernambuco atende à população (de graça) em pequenas causas, no Núcleo de Práticas Jurídicas, no 7º e no 14º Juizados Especiais Cíveis, daquela faculdade.

Imperfeitas - O fotógrafo carioca, que mora em Salvador, David Glat, realiza a exposição “Pérolas Imperfeitas”, no Museu do Estado, com abertura, hoje, às 19h, e permanece em cartaz até 5 de setembro. Mostra referências históricas e arquitetônicas de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário