quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Parabólica

Folha da Cidade
Terça-feira

Atuação dos agentes de saúde

Do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE): “Caro Robson, em denúncia, nesta coluna, em 27 de agosto - "Ambulâncias e agentes de saúde" -, foi informada a obrigatoriedade de 4 agentes comunitários desempenharem função de atendentes, no Posto Vila da União, em Iputinga. O Coren-PE) fiscalizou a unidade e esclarece: O PSF dispõe de 4 equipes completas, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde. Sobre a atuação do agente de saúde como atendente, é importante dizer que a ação deste profissional está respaldada pelo Planejamento do Acolhimento e Classificação de Risco na Rede Municipal de Saúde, instituído pela Prefeitura do Recife, desde janeiro de 2009. Já o gerente municipal de Atenção Básica, Aristides Oliveira, informou sobre o planejamento e, segundo ele, as equipes dispõem de um profissional para acolher e realizar triagem, direcionando o paciente ao atendimento necessário. O objetivo é explorar o potencial do profissional, além de provocar a integração das equipes, proporcionando um atendimento de maior qualidade para a população.”

Êpa! - Não é porque se trata de "fast food", que a pressa pode comprometer a higiene dos alimentos. Anteontem, uma colega, no Shopping Plaza, deu de cara com uma barata na refeição. Optou por outro "fast food" e, desta vez, um tapuru apareceu na salada. A Superintendência do Plaza garantiu que dedetiza a Praça de Alimentação duas vezes por mês, mas disse que verificará o que ocorreu e tomará as providencias.

Sob sol e sob chuva

A fotógrafa Edvânia Sena denuncia que várias paradas de ônibus, no Recife e na Região Metropolitana, deixam os usuários do transporte coletivo sob o sol e sob a chuva. Um exemplo é a parada de ônibus, em frente ao Hospital Real Português, no Bairro da Boa Vista, onde as pesssoas ficam mais de quarenta minutos debaixo do sol, por falta de uma cobertura adequada e necessária ao contribuinte.

Que progresso?

Faz vergonha o estado da Rua do Progresso, em Jordão de Baixo, em Jaboatão. Buracos cheios de lama, fedor,veículos quebrando, gente andando e levando banho de água podre e carros pelas calçadas.Um absurdo. É a rua toda nesta situação deplorável.

Ponte

Já o vereador João Arraes dirige apelo, ao presidente da Emlurb, no sentido de autorizar o serviço de sustentação da ponte, que fica sobre o canal do Córrego da Bica. Defronte à casa de número 26-b, na comunidade de Passarinho, no Recife.

Drogas

Moradores querem que o comando do 6º. BPM aumente as rondas e as blitze para combater o tráfico de drogas e de armas, no Alto da Goiabeira e no Córrego da Bala, em Padre Roma, Jaboatão Velho. E ainda jovens drogados e praticando assaltos.

Olhos - Até a sexta, o consultório móvel da Fundação Altino Ventura faz atendimentos oftalmológicos gratuitos, em Socorro, Jaboatão. Informações com a líder comunitária Maria do Carmo da Silva, fone 3481.1456.

Seguro - O Congresso Brasileiro de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil será, nos dias 16 e 17 próximos, promovido pela Queiroz Cavalcanti Advocacia. Informações: (81) 3227.2085 e www.cbdsr.com.br.


Programa 5 S - A Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco abriu inscrições para o treinamento Programa 5 S, desenvolvido pela CTE Soluções Empresariais. Inscrições: (81) 3721-0862.

“Meninos” assaltando

A leitora Adriana Moura,indignada e temendo pela sua vida e das demais pessoas, denuncia que, a partir das 18h, uma quadrilha, formada por quatro adolescentes, vem abordando os motoristas presos no engarrafamento que se forma na descida do Viaduto da Joana Bezerra, no sentido Boa Viagem-Olinda, na faixa principal, até o Hospital Memorial São José. Segundo ela, é tudo rápido, mas agressivo: eles ficam parados nas margens do canal e se deslocam para os carros aos gritos e batendo nos vidros para intimidar, principalmente motoristas desacompanhados, ameaçando a vida dos motoristas e também de várias pessoas nas paradas de ônibus. “Já fui abordada três vezes, só em agosto, e já liguei duas vezes para o 190, mas a promessa de envio de policiais não se cumpriu, mesmo sendo um ano eleitoral. Cadê, o Pacto pela Vida? Será que o Governo do Estado está esperando que os "meninos" (sic!) matem alguém para tomar providências? Considerando o engarrafamento e as paradas de ônibus lotadas, vítimas não faltarão!”, desabafa, com razão, a cidadã.

Cultura - “Papo de Coluna” reúne, hoje, às 19h, os companheiros e colunistas do Interpoética (www.interpoetica.com) Cida Pedrosa,Lara, Cícero Belmar, Geórgia Alves, Jomard Muniz, Lara, Marcelo Pereira, Meca Moreno, Raimundo de Moraes, Sennor Ramos e Wellington de Melo. E inauguram, com coquetel, o Espaço Cultural Banquete, na Rua do Lima, 195, Santo Amaro, fone 3423.9427 - www.banquete-pe.com.br.

Bem-estar para todos

Cardiopatas (pós–infartados, revascularizados e hipertensos), obesos mórbidos, diabéticos e pneumopatas podem lançar mão de exercícios apropriados e acompanhados, na Academia R2, em Boa Viagem. O espaço movimenta inédito serviço, no Norte e Nordeste, de reabilitação cardiopulmonar e metabólica pelas cardiologistas Mônica da Fonte Freire e Tereza Lins, o que leva mais segurança aos frequentadores. Informações: (81) 3327-1437.


Luta da Adeppe

Arlindo Teixeira, presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco participou, em Brasília, da mobilização nacional pelo resgate da carreira jurídica dos delegados de Polícia e pelo resgate institucional da Polícia Judiciária brasileira.

Medo

Os moradores das Ruas Baturité, Rio Grande do Sul e Rio Branco, todas em Jardim Brasil I, Olinda, reclamam do breu que tomou conta das vias. Com a escuridão, por causa de obras nas vias, o medo de assaltos aumentou. Pedem mais rondas policiais.

Boff

O escritor Leonardo Boff abre, hoje, o VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/ Senac/ SESC. Aborda sustentabilidade e educação, no Centro de Convenções. Informações: www.tecnologianaeducacao.com.br.


Projetos - O Instituto de Qualificação (IQ) realiza, de amanhã a sábado, o “Curso de Micro Paisagismo”, com projetos de pequena e média escalas, com a arquiteta Vênus Sahihi Pezeshk. Inscrições: www.iq.org.br e (81) 3227-1500/1254.

Prêmio - A Fundaj é a única instituição agraciada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação/2010, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom). Venceu na categoria "Instituição Paradigmática".


Ágape - O Caxangá Ágape homenageia, hoje, em almoço-reunião, o cientista político André Regis e saudação do professor Marcos Nóbrega,do Tribunal de Contas de Pernambuco. No Restaurante Boi Preto, Av. Boa Viagem, 9, no Pina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário