segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Parabólica

Folha da Cidade
Sábado
11.09.10

PSF do Alto do Pascoal

O presidente da ONG Instituto da Pele, Sérgio Paulo Mendes, comemora os resultados positivos da capacitação que a ONG está realizando com os médicos do PSF, na unidade municipal de saúde do Alto do Pascoal. Em quatro semanas de atividades simultâneas de atendimento a pacientes e treinamento a médicos residentes do PSF e alunos de medicina, a ONG conseguiu eliminar a fila de espera para consulta com o dermatologista da atenção secundária e que demorava até dois anos. Durante esse período foram atendidos mais de 150 pacientes. De acordo com Sérgio Paulo, a ausência de espera de consulta será mantida após o treinamento, através da qualificação dos médicos e dos pedidos de consultas à ONG. O Instituto da Pele é uma organização não governamental, que tem como missão promover a educação continuada de médicos para diagnóstico precoce das doenças de pele, principalmente o câncer e a hanseníase. A proposta é percorrer escolas, empresas, presídios e outros agrupamentos sociais para disseminar informações sobre as doenças de pele.

CineCabeça

O Projeto CineCabeça, que já beneficiou mais de cinco mil estudantes com sessões gratuitas de cinema, no Cine São Luiz, lança agora, em setembro, a segunda temporada. O projeto, realizado pela Fundarpe, em parceria com o CinEscola, utiliza a linguagem audiovisual como instrumento pedagógico. As escolas interessadas, em participar, podem entrar em contato pelo telefone 3463.6662.

Poça d!água inferniza

O escritor Severino Melo diz que, na Vila São Miguel, em Afogados, nove ruas paralelas, ao longo dos anos, de pedaço em pedaço, foram recebendo calçamentos. Mas esqueceram da sétima via, que ostenta o nome de Santa Helena e, nas proximidades do número 275, tem uma poça d'água que é a dor de cabeça dos moradores. “Até parece que temos contribuintes do IPTU de primeira e de segunda categorias, embora a cobrança seja igual para todos”, afirma.

Cuidar das pessoas

Severino Melo conclui: “Como se fosse pouco, o esgoto corre a céu aberto. Nesta época de eleição, os políticos aparecem pedindo voto. Mas, solução para os problemas, nenhuma. E ainda dizem que governar é cuidar das pessoas”

O que é isso?

Leitora está irada com o aumento no preço do estacionamento do IASC, da Prefeitura do Recife, no Pina, em frente ao Medical Center. Das 9h às 18h, pulou de 5 para 8 pratas. O pior é que não há lugar autorizado, nas ruas próximas, para deixar o carro.

Ôba! - Banquinhos na calçada, música, comida regional e água que padre não batiza compõem a sinfonia dos boêmios, no “Danadodibom”, de Dona Vitória (fone 8809.1945), na Rua Monsenhor Paulo (por trás da igreja nova de Boa Viagem). Vamos lá.

Imundícies nos pésNa feira de Afogados, perto do ponto dos taxistas, na Estrada dos Remédios, esgotos, a céu aberto, prejudicam transeuntes, clientes e feirantes. Todos são obrigados a andar dentro de água podre misturada com fezes e outros detritos.

Caro

O Setor de Recursos Humanos da Prefeitura do Recife saiu Avenida Mário Melo para o Bairro de Santo Amaro, já perto do Espinheiro. Os servidores estão reclamando da distância, pois estão gastando mais passagens de ônibus. Fica caro para muitos.

ISO A Empresa Metropolitana e a Rodoviária Caxangá ganharam o Certificado Ambiental ISO 14001(já tinham recebido o Certificado de Qualidade ISO 9001). Os ônibus dessas empresas possuem câmeras e rastreadores GPS. Muito bom.

Emprego - Uma boa notícia: a rede de calçados Esposende, com lojas em 5 Estados do Nordeste, sendo 37 em Pernambuco, abriu inscrições para banco de reservas. Enviar currículos para: paulina@esposende.com.br.

Solene - Por iniciativa do deputado estadual Sérgio Leite (PT-PE), hoje, às 18h, a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove uma sessão solene em homenagem aos setenta anos da Fafire. No plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

Inglês - Cursos de Extensão em Inglês com Abordagem em Negócios e o Super Intensivo são oferecidos pela Faculdade Maurício de Nassau, nas Graças. E com material didático da Universidade de Cambridge. Informações: (81) 3413-4611.

Festa - O presidente da Amerrpe-PM/BM, Lupércio Nunes, diretores, familiares, sócios e funcionários participaram do bingo dançante, no Clube de Cabos e Soldados, em San Martin. Cerca de 600 pessoas prestigiaram a festa.

Pós - Inscrições abertas para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp), até o dia 24. Informações: 3427-8631/8635, das 16h às 21 horas.

Teatro da Vida

“A Colher” - Marlos, deficiente visual, chegou no restaurante e pediu um cardápio em braile. O garçom, desculpando-se, disse que não tinha. Ele falou: - Não faz mal, me traz uma colher suja da cozinha para eu provar a comida. O garçom achou estranho, mas atendeu ao pedido. Marlos lambeu a colher e comentou: - Humm, ótimo tempero. Camarão, com arroz à grega, pode me trazer esse prato. No dia seguinte, a mesma coisa: - Humm, estrogonofe de frango, batata frita, pode trazer. Passou-se uma semana, sempre a mesma coisa, Marlos pedia a colher e dizia o prato. O garçom, querendo sacaneá-lo, resolveu aprontar. No outro dia, quando Marlos chegou e pediu a colher. O garçom chegou pra cozinheira que, aliás, era a sua esposa: - Margareth, tô a fim de aprontar com esse cara. Pega essa colher e passa aí na “perseguida”... A cozinheira atendeu ao pedido e o garçom levou a colher. Marlos colocou na boca, pensou um pouco, e falou: - Ah, você tá de sacanagem!!! Não vai me dizer que a Margareth trabalha aqui!!!

É melhor rir...

“No Fim”: No consultório, o médico dá a péssima notícia: - A senhora tem seis horas de vida. Desesperada, a mulher corre para casa e conta para o marido. E resolvem gastar o tempo, que resta da vida dela, fazendo sexo. Transam uma vez, repetem, transam de novo, e ela pede mais. Depois da quarta, ela quer de novo. E o marido: - Ah. não, chega! Eu tenho que acordar cedo amanhã. Você, não!

Rir sempre...

“No Lar para Idosos”: Dois velhinhos conversando: - Você prefere sexo ou Natal? - Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa. “No Geriatra”: O médico atende um velhinho milionário e que tinha começado a usar um revolucionário aparelho de audição: - E aí, seu Almeida, está gostando do aparelho? - É muito bom. - A sua família gostou? - Ainda não contei para ninguém, mas já mudei o meu testamento três vezes. “Filosofia Matuta”: uuuuu BBBDDDCCC UUUUU (Tradução: “Us pequeno bedece us grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário