terça-feira, 14 de setembro de 2010

Parabólica

Os avanços do mar

De Roberto Santos, presidente do Partido Verde (PV), de Jaboatão: “Prezado Robson, as causas do "avanço" do mar são polêmicas e contraditórias, pois especialistas afirmam que o mar não avança, mas sim a especulação imobiliária. E que há uma movimentação do mar que leva, no mínimo, cem anos, entre recuo e avanço, numa faixa de praia significativa e segura. Outra corrente alega que o fato deve-se ao aquecimento global, com o descongelamento das geleiras. E uma outra atribui o "avanço" aos dois fenômenos. Existem dados de 2007, do Monitoramento Integrado do Mar, sobre as bacias costeiras de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista, no total de 48 km, e gerenciados pelo Conselho Gestor (UFPE, CPRH, Agência Condepe e Fidem). Apontam que a erosão costeira está associada à ocupação do ambiente da praia e aterros dos mangues (planejamento e controle urbano deficientes); ao barramento de sedimentos nas bacias costeiras; à construção de espigões e quebra-mar planejados e executados de forma pontual e sem observar os parâmetros do projeto”;

Mar - “às obras de contenção efetuadas de forma pontual, levando a erosão para o Norte e gerando efeito dominó; à elevação do nível do mar e das ondas, em escala mundial”. Roberto finaliza: “Um aspecto importante é não só recuperar a faixa de praia, mas a paisagem original de coqueiros. A solução da Prefeitura da Jaboatão não nos parece a mais adequada, pois precisamos ter mais cuidados com a questão do avanço do mar”.

Consultório ao léu

O leitor Eduardo Nino da Silva Souza afirma que o consultório odontológico do Posto de Saúde da Vila União, na Iputinga, pede socorro. Segundo ele, a autoclave,aparelho de esterilização dos instrumentos, não funciona pela simples falta de água destilada. Outros problemas: o equipamento de limpeza dentária (micromotor) sumiu e as duas cadeiras de dentistas estão velhas e enferrujadas.

Atendimento precário

Eduardo Nino Souza denuncia ainda que, por causa de todas estas broncas, o atendimento odontológicos, no Posto da Vila União, é suspenso constantemente. E finaliza dizendo que não existe privacidade para os pacientes no referido setor.

Abandono

Ruas sem saneamento e asfalto, esburacadas, cheias de entulhos e lama dificultam o acesso de milhares de moradores em Jaboatão. Quem mora nas Lagoas Olho D’água e das Garças, Sotave, Candeias e Barra de Jangada, vivem o problema na pele.

Violência

Na Rua Santa Cruz do Capibaribe, em Areias, os cidadãos convivem com a insegurança, já que os assaltos a carros particulares e a ônibus ocorrem em plena luz do dia. Os bandidos metem os revólveres nas caras dos cidadãos. O medo é generalizado.


Blog - No Blog do escritor Luiz Carlos Monteiro, cartas inéditas de Francisco Brennand a Fernando Monteiro, sobre o longo poema "Vi uma foto de Anna Akhmátova". Vale a pena conferir: http://omundocircundante.blogspot.com.

OAB-PE - As relações de consumo, entre a publicidade e as empresas da construção civil, serão avaliadas pela presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Rosana Grimberg. Hoje, às 9h30 no auditório da OAB-PE.

Seguro - O Congresso Brasileiro de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil será, quinta e sexta próximas, promovido pela Queiroz Cavalcanti Advocacia. Informações: (81) 3227.2085 e www.cbdsr.com.br.

Boa idade - Na próxima sexta, na Escola Técnica Leiaut, dará início ao Curso de Informática Digital para a Terceira Idade., com investimento para as aulas de cem reais. Os interessados podem ligar para o telefone (81) 3223.0387.

Nenhum comentário:

Postar um comentário