quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Parabólica

Sujeira por toda a parte, sim!

doze anos e quatro meses escrevendo esta coluna, sempre chamei a atenção e, por várias vezes, para a sujeira e a fedentina nas ruas, avenidas, becos e vielas das cidades da Região Metropolitana, inclusive o Recife e Olinda. Claro, que a falta de cidadania das pessoas é a razão principal e a este fato somam-se as turbas de mendigos e de miseráveis que ocupam essas vias e onde passam a”morar”. Mas, apesar das campanhas e dos esforços dos prefeitos e dos seus auxiliares, ainda convivemos com lixo, mato, material de construção (jogado até nas calçadas), outros entulhos, fedentina e animais soltos por toda a parte. Daí, concordar plenamente com o desabafo do leitor Nilson Aguiar de Freitas que, em carta à redação da Folha, lamentou e pediu providências para a sujeira que paira sobre o Recife e Olinda. E o que é pior, como bem afirmou o leitor, os infratores ficam impunes. Ao cair da tarde de todos os “santos dias”, é que se tem a ideia exata da falta de cidadania, com as vias repletas de imundícies. Agreguem-se a isto, as “propagandas” coladas e as pichações nos monumentos, pontes e postes.

Especiais - A Escola Lubienska Recanto Centro Educacional desenvolve um trabalho pioneiro entre as escolas públicas de Pernambuco: o Projeto de Classes Especiais, que promove a inclusão de crianças com necessidades especiais. Hoje são 67 alunos matriculados, em turmas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Desse total, oito alunos do Ensino Médio vão participar, este ano, do Vestibular e do Enem.

Samba de uma nota só?

Edson Campos e Silva afirma que, anteontem, praticantes de esportes, em Boa Viagem, tiveram uma ríspida discussão com um agente da CTTU, que multou carros e motos, na área de estacionamento em frente ao Edifício Acaiaca. Lá tem a placa que permite carga e descarga de 5h às 8h e de 17h às 20h. Mas, o agente entendeu que é proibido para veículos a qualquer hora. “Com a palavra, a CTTU. Vamos perder a carteira ou o guarda vai ser treinado?”, ironiza Campos.

Como o Diabo gosta

Como, aqui na “terrinha, a violência extrapola limites e os bancos e as empresas investem pouco em segurança, os números são alarmantes: este ano, no Estado, foram 25 roubos e 5 furtos a bancos e 15 tentativas e 30 arrombamentos a caixas-eletrônicos.

O que é isso?

Cidadãos reclamam que os vendedores de bombons, chicletes, pipocas e de outros produtos ocupam a frente das catracas do Metrô e impedem que as pessoas saiam com rapidez da Estação da Joana Bezerra. Enquanto os vigilantes do Metrorec ficam alheios.

Sem pressão

Apesar de mais de dez protocolos à Compesa e de dois telefonemas à ARPE, os moradores do edifício de número 192, da Rua José Félix Damasceno, em Piedade, recebem, todos os dias, água sem pressão. É tão fraca que não enche a caixa- d’água.

Curtas

Gere - O Troféu Gere 45 Anos, do Grupo de Executivos do Recife será entregue, hoje, ao empresário Jairo Rocha, da Jairo Rocha Brasil Brokers. A solenidade será, no Restaurante Spettus de Boa Viagem, às 12h.

Mulher - A Clínica da Mulher realiza o XI Simpósio de Menoandropausa do Recife e o I Simpósio de Adolescentes e Gestantes, alternadamente em dois turnos, neste sábado, no Mar Hotel. Inscrições: 3465.0722, 3091.5702 e 3326.0294.

MBA - Terminam, hoje, as inscrições doo mini MBA Gestão de Negócios, da KM Consultores Associados. Terá duração de oito meses e carga horária de 144 horas/aula. Informações: 3342.5021, 3061.2558 e www.kmconsultoresassociados.com.br.


Profissões - Alunos de escolas do Ensino Médio podem obter orientação profissional, na Feira de Profissões, amanhã, a partir das 9h, na Faculdade Joaquim Nabuco, em Paulista. As escolas devem ligar para 2121-5989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário