segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parabólica



ImprimirE-mail




http://www.folhape.com.br/images/stories/img_colunistas/robson_sampaio_nova.jpgMassagens - Profissionais interessados em trabalhar com massagens podem se inscrever para o curso rápido que a Faculdade Facipe está oferecendo. Inscrições e informações: (81) 3271-2960 ou www.facipe.edu.br.

Teatro da Vida

“Presidente” ou “Presidenta?” A turma de Dilma Rousseff e os seus apoiadores insistem em chamá-la de primeira “presidenta” do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia. “Presidenta?” Mas, afinal, que palavra é essa? No Português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, etc, etc, etc... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. O que existe. Ser, coisa, objeto, o ser humano, pessoa, indivíduo e tudo o que se crê existir. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é “presidente”, e não “presidenta”, independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

É melhor rir... - Um exemplo (negativo) seria: “A “presidenta” se comporta como uma “adolescenta” pouco “pacienta” e que imagina ter virado “eleganta” para tentar ser nomeada “representanta”. Esperamos vê-la algum dia “sorridenta”, pois esta “dirigenta” política, dentre tantas outras suas atitudes “barbarizentas”, não tem o direito de violentar o pobre Português, só para ficar “contenta”.

Rir sempre...

Já passou da hora de restabelecermos a leitura e a fala corretas do nosso idioma (o Português falado no Brasil) e não mais o “futibolês”, “churrasquês” e outros dialetos de triste e recente memória. E, infelizmente, aplaudidíssimos pelos 80% dos patrícios que vibravam com as bobagens oficializadas e incensadas pela massa de áulicos (áulico: cortesão, palaciano) e puxa-sacos dos “cumpanhêru” de igual (?) nível intelectual... Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.

MPPE X Ferro-velho

A Associação Comunitária Amigos do Cavouco, na Iputinga, aguarda decisão do MPPE para a retirada do ferro-velho, que ocupa a Praça Professor Coelho de Almeida, na Rua Mário Álvares Pereira de Lira. Os telefones da entidade são: 88491320 e 8803.4702.

Desperdício

O leitor Orlando Melo denuncia que, na Avenida Vinte de Janeiro, em frente ao n.o 221, em Setúbal, tem um vazamento de um cano que jorra água potável por todos os lados. Inclusive, compromete a força da água no abastecimento das casas e dos prédios.

À míngua?

Os colaboradores da SESAN, da Prefeitura do Recife, estão, há dois anos, sem receber auxílio mensal em dia, ficando até, mais de 120 dias em atraso. E 13º salário, férias, transporte e alimentação foram cortados. E na Tem carteiras profissionais assinadas.


Jovens - Nos dias 28, 29 e 30 próximos, o Seminário Se­xu­alidade: Qual é a sua?, para a­doles­centes a partir de 15 anos, jovens e líderes de igrejas. Ins­cri­çõ­es: Faculdade Boa Via­gem (Cam­­­pus 1, na Im­biribeira), I­gre­­ja Batista do Ipsep e www. congressolink7.com.br.

UFPE - As inscrições do Vestibular Solidário 2011 da UFPE, que custam R$ 5,00, vão de 1 até 5 de fevereiro, no Centro de Edu­ca­ção, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Só alunos ou ex-alunos de es­colas públicas podem se inscrever.

Férias - O Sesc Piedade tem programação para jovens de 8 a 15 anos, de hoje até sexta-feira, e o pacote inclui 5 dias de recreação, 2 lanches e 1 almo­ço diários, camiseta e um pas­se­io. Informações: (81) 3361.0097.

Nenhum comentário:

Postar um comentário