quinta-feira, 17 de março de 2011

Parabólica

Arrastões e sistema de esgoto

Em resposta às notas Arrastões e Tiros, a Assessoria de Comunicação Social da PMPE esclareceu o seguinte: “Informamos que o policiamento não ficou desfalcado, em Boa Viagem, já que foram empregados mais de 600 PMs durante o desfile do Camburão da Alegria, no último domingo. Os policiais presentes no bloco estavam de folga e o efetivo ordinário do 19º Batalhão, de acordo com o comando da unidade, também não foi reduzido e efetuou rondas durante 24 horas. Frisamos, ainda, que não houve registro de arrastões, nem incidência com arma de fogo, como afirmou a leitora Ana Shineider. Houve sim, uma depredação a coletivo, onde oito pessoas foram detidas pela PM e levadas à Delegacia de Boa Viagem. Por sua vez, a Compesa informa ao leitor Carlos Costa Larré, que uma equipe foi deslocada, até a Rua Coronel Alberto Lundgreen, Bairro Novo, em Olinda e não constatou nenhum ponto de extravasamento de esgoto. Os técnicos, porém, encontraram um poço de visita (um dos componentes do sistema de esgoto) sem tampa e que será resposta o mais rápido possível.

Adeppe - A “Chapa Credibilidade e Ação”, liderada pelo delegado Adalberto Freire, que concorre à presidência da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), reúne os associados para uma feijoada, regada à caipirinha, música ao vivo e a custo zero. O encontro acontece, amanhã, a partir do meio-dia, no Restaurante O Cangaceiro, no Pina, e contará com a presença do presidente da Adepol do Brasil, Eduardo Benito.

Casas invadidas

O leitor Rogério Alves denuncia que foi iniciada a construção de 405 casas para famílias carentes das comunidades de São Pedro, Tururu e Rua do Meio, em Paulista. “O problema é que o projeto seria concluído em dois anos, mas já se passaram quatro e o prefeito Yves Ribeiro não entregou as nossas casas. Para piorar, as casas foram invadidas, desde agosto do ano passado, e o prefeito nada fez”, afirma Alves.

Reintegração

Rogério diz ainda que a juíza da Vara da Fazenda Pública de Paulista, Ana Carolina, determinou a reintegração de posse, desde o dia 27 de janeiro passado,mas o prefeito não acatou a decisão. E que já denunciou ao Ministério Publico.

Canaletas

Leitor denuncia que pediu à Emlurb, desde outubro do ano passado e através de ofícios protocolados, os consertos das canaletas das ruas Fagundes Varela, Doutor Sabino Pinho e Henry Costa, todas no Sítio do Cardoso, na Madalena. E, até agora, nada.

Buracos

Já os moradores da Rua José Rodrigues Neves, no Bairro de Padre Roma, II Distrito, solicitam que a Prefeitura de Jaboatão tape um buraco feito pela Compesa, em frente à casa de nº 468. Lá também existem vários postes apagados. O escuro é total.


Lixo

A Prefeitura do Recife realiza, até amanhã, mutirão para limpar as galerias da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. A ação da Emlurb faz parte dos preparativos da cidade para a chegada do inverno.

GAC - Fundado em 1997, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) comemora 14 anos com culto ecumênico, hoje, às 16h, no auditório da instituição. O GAC oferece apoio para pacientes em tratamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

GAC II - Atende a cerca de 1.500 crianças e adolescentes por mês e vive de doações da sociedade. O GAC comprou um terreno, ao lado do hospital e, atualmente, busca recursos para construir uma casa de apoio.

Residência - Abertas até amanhã, as inscrições para o Programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas (HC) para este ano. São oferecidas oito vagas. Informações: (81) 2126 3521 e www.ufpe.br/hc.

Lei Maria da Penha

A Ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos e o Presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça, Fernando Grella Vieira, celebram, nesta quarta-feira (16/03), assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica sobre a Lei Maria da Penha.

O Protocolo, que prevê aprimorar a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica nos marcos da Lei Maria da Penha faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e da estratégia de defesa e proteção da mesma lei.

Estão previstas no Protocolo ações conjuntas para o aproveitamento e maximização das informações, reforçar a atuação integrada entre o Ministério Público Federal e os Ministérios Públicos Estaduais na persecução penal dos agressores que se inicia na justiça estadual e termina nos tribunais superiores, ampliar e fortalecer os Núcleos de Gênero e as Promotorias Especializadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher nos ministérios públicos federais.

Segundo dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o número de relatos de crimes contras as mulheres vem crescendo, muito em função do conhecimento da lei, da existência de mecanismos de proteção, acolhimento e orientação como a Central de Atendimento 180 e a rede de atendimento às vitimas. Entre janeiro a junho da 2010, o número de atendimento na Central ultrapassou o registrado no ano anterior.

Em 2009 a Central 180 atendeu 401.729 casos e em 2010 (de janeiro a junho) 412.096. No total, desde 2006 quando a Central foi instalada, mais de um milhão e trezentas mil mulheres recorreram à Central para relatar crimes de violência doméstica (1.335.974).

Nenhum comentário:

Postar um comentário