quinta-feira, 14 de abril de 2011

Parabólica


Piso salarial dos professores

Após a vitória do piso no Supremo Tribunal Federal (STF), o Sintepe vai pressionar o Governo de Pernambuco para que o salário da categoria seja reajustado conforme a lei 11.738. Por 7 votos a 2, a Corte julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada em 2008 pelos governadores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e determinou que o piso seja considerado como salário base da carreira sem gratificações incorporadas. Para Heleno Araújo, presidente do Sintepe,a ADI descaracterizava o princípio da legislação que prevê o piso como valor abaixo do qual a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do Magistério Público da Educação Básica.Diante do resultado, o Sintepe vai cobrar do Governo a aplicação integral do valor exigido pelo Ministério da Educação (MEC), além do reajuste baseado no artigo 5º da lei o qual estabelece que “o piso salarial profissional nacional do Magistério Público da Educação Básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009”.

Piso II - O presidente do Sintepe disse que, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os valores da carreira inicial devem ser atualizados para R$ 1.597,32, a serem pagos aos docentes com nível médio; e R$ 2.395,98 para professores com nível superior, levando em conta a reivindicação de 50% de diferença salarial por matriz de formação. “Vamos fazer mobilizações e acompanhar as que forem articuladas pela CNTE para exigir que quem não está pagando, enfim pague o piso”, destacou Heleno Araújo.

Buracos na Imbiribeira

O leitor Luiz Carlos Napoleão denuncia os descasos da Compesa e da Prefeitura do Recife, na Rua Arquiteto Luiz Nunes. “Em frente à Escola Pinheiro, foi feito um conserto de um vazamento e o buraco ficou aberto. O que causa um transtorno muito grande e com chances de graves acidentes, já que fica defronte ao colégio. Já a Rua Olívia Menelau, que é uma opção para você ir em frente ou ir pela Avenida Mascarenhas de Morais, também tem outra cratera”, afirma Luiz Carlos.

É um caso sério!


A leitora Jaidete Ferreira de Oliveira reclama do péssimo atendimento do Sassepe. Há mais de 20 dias, tenta marcar consulta com uma cardiologista e nada. Hipertensa, necessita de acompanhamento com frequência. “Esse Sassepe é um caso sério!”, desabafa.

Escola

Um estudante, do turno da noite, denuncia que a Escola Nestor Gomes de Moura, em Vila Rica, Jaboatão, não tem porteiro e nem policiamento. Tem gente armada, venda de drogas, brigas e muitos assaltos. Idem nos turnos da manhã e da tarde.

Science


Já o leitor Rosenildo Gonçalo alerta para a falta de sinalização em diversas lombadas, na Avenida Chico Science, e que vê provocando acidentes. Na mesma via, a iluminação é precária e aumenta o medo de assaltos. Pede providências à Prefeitura de Olinda.

Neonatal - Abertas inscrições para o I Encontro Pernambucano de Enfermagem Neonatal, da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PE. Será amanhã e sexta-feira, no IMIP. Informações: (81) 3231-1957 / 3038-6157 esecretaria@abenpe.com.br.

Saúde- O Sesc Piedade realiza, hoje, d 9h às 16h, a Feira de Saúde, com teste de glicemia, aferição da pressão arterial, higienização da pele, orientações sobre DST/AIDS,dengue, meio ambiente e nutrição e corte de cabelo. Tudo de graça.

Noivas - O Salão Noivas Nordeste 2011, no Centro de Convenções, tem, hoje, às 17h30, a palestra de Eduardo Maciel, mestre em consumo e construção da identidade de moda. É docente do Curso de Design de Moda, da Faculdade Maurício de Nassau.

Psicologia - O Núcleo de Psicologia da Faculdade Esuda promove, amanhã e sábado, a IV Jornada Clínica de Psicologia, com o tema Clínica em Formação: Ciência e Profissão. Inscrições até hoje, 3412.4242.

Nenhum comentário:

Postar um comentário