quarta-feira, 11 de maio de 2011

Parabólica




Redução de acidentes de trânsito

A cada seis segundos, uma pessoa morre ou fica gravemente ferida no trânsito e, a cada ano, um milhão e trezentos mil ao redor do mundo. É uma verdadeira epidemia, comparada à turbeculose ou à malária. Para sensibilizar a sociedade para a seriedade do problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciam, hoje, campanha global “Década de Ações para Segurança Viária 2011-2020’, da qual o Detran-PE é parceiro. A meta é reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito durante a próxima década. Aqui, no Recife, as ações serão iniciadas pelo Detran, através de blitze educativas nos principais corredores de tráfego da capital pernambucana, com distribuição de material com dicas de prevenção. Em junho, a nossa Cidade receberá um totem eletrônico e que será instalado na Avenida Agamenon Magalhães. O equipamento eletrônico funcionará como um “contador de vidas”, atualizando automaticamente o número de vítimas fatais em todo o Brasil.As blitze também serão feitas em Jaboatão, Olinda, Paulista e outros municípios da Região Metropolitana do Recife.

Jovens - De 9 a cada 10 mortes ocorrem nos países em desenvolvimento e o custo econômico, segundo o Banco Mundial, é de cem bilhões de dólares. Pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis são os mais atingidos e os acidentes nas estradas são a principal causa global de morte de pessoas entre 10 e 24 anos. Até 2015, ocasionarão morte prematura e incapacidade de crianças com idade igual ou superior a 5 anos nos países desenvolvidos. E 260 mil crianças morrem, por ano, em acidentes.

Bebidas alcoólicas

Coordenada pelo Imip e pelo Centro de Prevenção às Dependências de Pernambuco, em seis capitais brasileiras, entre elas, o Recife, a pesquisa nacional “Consumo de Álcool e Acidentes de Trânsito” será apresentada, hoje, em Brasília. Mostra novo perfil das vítimas de acidentes de trânsito e que ingeriram bebidas alcoólicas. A pesquisa integra o Plano da Década de Ação de Segurança no Trânsito 2011/20 dos ministérios da Saúde e das Cidades. Viva a Lei Seca, companheiros!

Uma desgraceira

O asfalto afundou, a uns 50 metros do sinal da Rua Capitão Zuzinha com a Rua Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, e se transformou numa verdadeira cratera. É uma desgraceira para os motoristas, pois os carros são danificados.

Vai pegar

Foi adiada para hoje, na Secretaria de Administração, no Bairro do Recife, a primeira rodada de negociação com representantes do Governo e Sintepe. E ainda paralisação nacional dos trabalhadores em Educação. O bicho vai pegar.

Audiência

As Comissões de Cidadania e Direitos Humanos, de Saúde e Assistência Social, e de Educação e Cultura, da Assembleia Legislativa, realizam, hoje, às 9h, audiência pública para discutir o avanço da violência e do uso e do trafico drogas.

Curtas - Hoje, as 19h, no Cine Banquete, no Bar e Restaurante Banquete, a oitava edição da mostra cineclubista Banquete de Curtas, com entrada gratuita. Informações: (81) 9950-0166 , 8847-2735 , 9150-9482 e cinebanquete@gmail.

Mães - Palestra sobre a saúde da mulher e sorteio de kits de beleza e maquiagem estão, hoje, às 13h, na programação da Associação Geral da Reserva do Paiva e a Concessionária Rota dos Coqueiros. Em homenagem ao Dia das Mães de Itapuama, Paiva e Xareu.

Canais - Sobre a nota "Jardim São Paulo agoniza", a Emlurb esclarece que iniciou a desobstrução dos canais do Recife. Em Jardim São Paulo são beneficiados os canais Guarulhos e Rodomaia.

Buracos - Diz que os 66 sistemas de drenagem, que cortam o Recife, serão limpos até junho. Aguarda a redução das chuvas para realizar a “Operação Tapa-Buracos”, inclusive, em Jardim São Paulo.


O DIA EM QUE O RECIFE AFUNDOU

Por Daniel Coelho, deputado estadual

(Publicado em vários blogs de grande visitação)

Foi um dia daqueles. O sofrimento do povo do Recife se expressou em pânico e desespero. Numa nova realidade de comunicação em tempo real, com redes sociais e internet fazendo circular informações numa velocidade incrível, pudemos ver a força de um boato dizendo que a cidade iria ser inundada pelos rios que nos trazem o apelido de Veneza brasileira.

Escolas, faculdades, escritórios e até o comércio, na semana do dia das mães, fechando as portas. Pessoas correndo para tentar chegar em casa. Celulares tocando, com mães, pais, esposas, todos preocupados em saber onde estavam seus entes queridos . Cenas que mais pareciam ser de um filme de ficção. Isso tudo aconteceu no 05 de maio de 2011.

Mas foi boato ou o quê? O Recife não foi inundado como alguns profetizaram. Não mesmo? Faz duas semanas que ruas alagadas, pessoas desabrigadas, doenças e prejuízos dos mais diversos fazem parte da rotina do recifense. No primeiro momento desta crise, o prefeito do Recife sumiu, ou achou um melhor lugar para estar: em Madrid. De volta, ele ainda tenta achar seu lugar, ou saber o que fazer.

Esse boato de ontem não foi uma invenção, mas um exagero de um fato real que não veio da brincadeira de alguns twitteiros, nem foi movimento político da oposição. Ele só ganhou força porque a cidade vive uma realidade preocupante: o povo não confia mais no seu governo.

A PCR perdeu a confiança da população. Este é o fato. E, como num navio sem comandante, a cidade parece estar à deriva. Com todos olhando para o céu e apenas rezando, torcendo, cada um à sua maneira, para que os ventos não levem esta embarcação para uma situação pior do que a atual. E neste barco à deriva, qualquer início de boato pega rápido. Não podemos afirmar que nossos rios cobriram a cidade por completo, só parcialmente. Mas que o Recife afundou, afundou. Porque a moral e a auto-estima de nosso povo foram por água abaixo.


Saúde no Interior


O Deputado Diogo Moraes (PSB) se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, para discutir a criação de um hospital regional no município de Santa Cruz do Capibaribe. A ideia é desenvolver o projeto por meio de uma parceria público privada. Também em pauta, a ampliação do Hospital Geral Severino Pereira da Silva, em Taquaritinga do Norte, que recebeu, só no último ano, R$ 2 milhões em investimentos da prefeitura. Além do deputado, vereadores da região e os prefeitos de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo e Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará participaram das discussões.

Pacientes deixam de ser atendidos por falta de seringas no Posto Manuel Gomes no Cabo

Por Chárleston Noronha

Depois da denúncia feita pelo vereador Ricardinho, a reposição do material foi feita em meio às reclamações de dezenas de pacientes que aguardavam atendimento como mostra o vídeo com exclusividade.

http://www.youtube.com/watch?v=a7mQhC5UJto

Na manhã de ontem, durante a sessão no plenário da câmara de vereadores do Cabo de Santo Agostinho, o vereador Ricardinho (PPS) denunciou a precariedade no atendimento da população no posto de saúde Manuel Gomes localizado no centro da cidade.

De acordo com o parlamentar muitas pessoas não estavam sendo atendidas naquela manhã porque estava faltando seringas no local. Para não dar viagem perdida, alguns pacientes decidiram ir até uma farmácia próxima e comprar seringas com dinheiro do próprio bolso. Quem não tinha dinheiro teve que voltar pra casa sem atendimento.

“Muita gente está voltando pra casa sem atendimento porque não tem seringa no posto. Isso é um absurdo e uma falta de respeito com a população que paga os seus impostos e tem todo o direito a um serviço de saúde que atenta as suas necessidades”, disse o vereador.

Ricardinho convidou os demais vereadores da casa para visitar o posto no final da sessão para ver o problema. “Convido o presidente desta casa e os demais vereadores para irmos juntos até lá, assim que terminar esta sessão, para que os senhores vejam a situação com os seus próprios olhos e não fiquem dizendo que isso é coisa da oposição”, desafiou.

Alguns minutos depois da denúncia do vereador, uma equipe da Secretaria de Saúde chegou às pressas ao posto com caixas cheias de seringas novas. A reposição do material foi feita em meio às reclamações de dezenas de pacientes que aguardavam atendimento como mostra o vídeo com exclusividade.

“Minutos depois de eu convidar o presidente desta casa e os demais vereadores para fazer uma visita ao local, eles resolveram o problema”, disse Ricardinho. “É muita coincidência”, finalizou.

ENDC promove 3° Curso virtual para o jovem consumidor

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), ligada ao Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), promove a terceira edição do Consumidor EducAção: Curso Virtual para o Jovem Consumidor . As inscrições vão de hoje (10/05) até a próxima sexta-feira (14/05) e podem ser feitas de forma presencial (na sede do PROCON-PE) ou via email.

O curso tem como público alvo o jovem consumidor, mas cidadãos de todas as idades poderão participar. Com uma linguagem simples e direta as aulas facilitarão a discussão de temas importantes para o jovem consumidor, como saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira, consumo sustentável entre outros. Deste modo, o jovem consumidor estará capacitado para tomar suas decisões de forma mais madura e refletida nas situações de consumo cotidianas. O curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas através do site do PROCON-PE até sexta-feira (14/05).

As aulas acontecerão entre os dias 07 de junho e 26 de julho de 2011. O curso é gratuito, com carga horária de 60h/aula. Para iniciar as aulas, o aluno deverá acessar ao site www.mj.gov.br/endc/virtuale realizar o login e senha que lhes serão encaminhados por e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário