quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parabólica


Buracos, lama e lixo na PE 18

O leitor Carlos Costa denuncia que, todo ano, é sempre a mesma coisa no inverno na PE-18. Além dos buracos e da lama, que tiram a paciência dos usuários, diz que lixo está sendo jogado no sentido Caetés I - Estrada de Aldeia. “No sábado passado, me deparei com uma montanha de lixo e, ao voltar no domingo à tarde, já existiam três montanhas de lixo. E essas montanhas, pela aberração que representam, estão bem visíveis. Chegam a invadir a pista. Querem ver mais lixo? Fixem os olhos prá dentro da mata e verão a imundície que a agride. Estão matando o que ainda nos resta de Mata Atlântica. Prezado Robson, buracos e lama numa rodovia nos remetem a questionar a Secretaria de Transportes. Lixo na mata, numa área de reserva ambiental, compromete a Secretaria do Meio Ambiente. Sabe qual a resposta que continuam a nos dar, depois de anos de várias e várias reivindicações? A Secretaria de Transportes: - Que precisam fazer um estudo de viabilidade técnica para indicar qual melhoria pode ser feita no local. Até quando? E a Secretaria do Meio Ambiente: - Silêncio. “Por que te calas?”, afirma Costa.

OAB - A OAB/PE criou o Programa Caravana das Prerrogativas, que descentralizará e interiorizará as suas ações, percorrendo as subseções do Estado e realizando palestras e audiências públicas com os advogados para apurar a responsabilidade de violações das prerrogativas. Já a Escola Superior de Advocacia da OAB-PE, abriu inscrições para Pós-Graduação em Direito Marítimo e Portuário. Informações: (81) 3413-4603 e posgraduacao@mauricionassau.com.br

Barreiras ameaçam famílias


O vereador Ricardinho (PPS) denuncia a ameaça de quedas de barreiras nas comunidades do Alto dos Índios, em Ponte dos Carvalhos; e na 5ª Travessa da Rua 96, no Alto da Bela Vista, no Cabo. Em alguns casos, parte das barreiras já cedeu e por pouco as casas não foram soterradas. Os moradores disseram ao vereador que já comunicaram à Defesa Civil do município, mas até agora nada foi feito.

Barreiras ameaçam famílias II

“Eles já vieram umas duas vezes aqui, tiraram fotos, mas até agora não fizeram nada”, disse uma moradora. Já o vereador Ricardinho prometeu ir até a Defesa Civil do Cabo e cobrar soluções para a difícil situação das duas comunidades

Imundície

O leitor José Carlos Alves da Silva reclama que jogam lixo na esquina das ruas Três de Agosto com Cosme Viana, em Afogados. São animais mortos, restos de móveis, metralhas, pedaços de árvores, etc. E que a PCR nada faz.

Greve

Os professores do Recife podem deflagrar greve hoje. Em assembleia, a categoria vai decidir se aceita ou não o reajuste de 4,94% proposto pela PCR. Caso decidam pela paralisação, mais de cem mil alunos ficam sem aulas.

Maratona - Pessoas com deficiência podem participar da Maratona Internacional Maurício de Nassau, no dia 31 de julho, e que tem 230 mil em premiação. Informações: www.maratonamauriciodenassau.com.br.

Criança - O arcebispo dom Fernando Saburido celebra missa, hoje, às 9h, na Matriz da Boa Vista (Rua da Imperatriz), em comemoração aos 18 anos do Movimento Pró-Criança, presidido por Sebastião Barreto Campello.

Dias - O repórter policial Paulo Dias completou, ontem, 33 anos de profissão. Começou na Rádio Continental e, hoje, atua na Rádio Folha FM, no Programa Show de Rádio, de Edvaldo Morais, das 5h às 8h30.

Teatro - Hoje, às 19h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, a palestra “O Ator e sua Relação com o Teatro: Reinvenção de Si Mesmo e Constante Diálogo com o Entorno”, com o professor Roberto Lúcio. Tel. 3088.6650.


CINECLUBE DO CENTRO CULTURAL

CORREIOS ENCERRA TEMÁTICA

SOBRE DANÇA


Última oportunidade para os cinéfilos e o público interessado em dança conferirem a programação, deste mês, do Cineclube Curta Doze e Meia, cuja temática “Dança e Cia.” será encerrada na próxima quinta-feira, dia 28, entre 12h30 e 14h. No auditório do CCC, serão exibidos os vídeos “Figuras da Dança – RUTH RACHOU”, “Raio X” e “Duo Elo”.

Após a exibição dos filmes, a platéia poderá participar de um bate-papo no local. O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura-MinC. A realização é do CCC e do Governo Federal. Neste mês, o cineclube conta com o apoio da Associação Pró-Dança, da São Paulo Companhia de Dança e da Secretaria Estadual de Cultura/ Governo de São Paulo. Entrada franca. Mais informações: 3224-5739.





LIONS - CONVITE - DOMINGO VERDE




O Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista e seu padrinho o Lions Clube Recife Boa Viagem convidam vossa senhoria, sua família e principalmente suas crianças, para participarem do " Domingo Verde " na praia de Boa Viagem.

Temos como objetivo para o ano leonístico 2011/2012 plantar mil árvores em Recife. Como lançamento desta campanha ambientalista estaremos junto com a PCR plantando 300 mudas ao longo da praia de Boa Viagem no domingo dia 31/07/2011 das 09:00 às 14:00 horas.

A concentração deste evento será no Parque dos Coqueiros, av. Boa Viagem em frente ao número 3574 facilmente identificado pelo som da Frevioca.

CL Edson Campos e Silva

Presidente do Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista.

3465-2535 e 9972-1110 edsoncamposesilva@globo.com

CL Roberto Barconi

Presidente do Lions Clube Recife Boa Viagem



Celpe inaugura caminhão
do Projeto Vale Luz

Iniciativa da concessionária percorrerá comunidades, permitindo a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, lança oficialmente, às 10h30 desta quarta-feira (27), na Comunidade Aritana, Imbiribeira, o Projeto Vale Luz Celpe, que prevê a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. A unidade móvel do Projeto promoverá o recolhimento do material reciclável, inicialmente, em 12 comunidades dos municípios do Recife e Olinda. Além de possibilitar redução no valor da fatura, a iniciativa estimula o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ao meio ambiente. O Vale Luz Celpe funciona em parceria com quatro associações de catadores, Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional Nordeste (AVSI) e as Prefeituras do Recife e de Olinda.

Para participar, o cliente precisa apresentar conta de energia que comprove a residência na comunidade contemplada. A gestora da Unidade de Eficiência Energética da Celpe, Lídice Carvalho, explica que, em breve, clientes da Celpe que tiverem a conta bancária Caixa Fácil (Caixa Econômica Federal) e que possuam o cartão Bolsa Família poderão receber parte dos valores gerados pela troca dos resíduos como crédito em conta corrente. O benefício será exclusivo para os portadores do cartão Bolsa Família.

O Vale Luz Celpe permite a troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. O projeto oferece uma oportunidade de redução de despesas com o consumo de energia para a população de baixa renda e estimula a consciência ambiental, além de reforçar a reciclagem nos municípios.

A unidade móvel do Projeto, chamada de Caminhão Vale Luz, visitará quinzenalmente cada localidade e ficará estacionada durante um turno (manhã ou tarde) em local previamente estabelecido. São aceitos para reciclagem metal, papel, papelão e plásticos. Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Caberá às associações de catadores a destinação adequada dos resíduos coletados nas comunidades. “Por isso, durante a coleta, um representante da associação de catadores que atende a comunidade visitada acompanhará a equipe do Vale Luz Celpe”, explica a gestora. O transporte dos resíduos sólidos ocorrerá de forma segura, sendo adequadamente separados por classe e armazenados no interior do caminhão.






Responder



Responder a todos



Encaminhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário