quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Parabólica

Violência e solidariedade

O livro “Crueldade com Animais x Violência Doméstica contra Mulheres: Uma Conexão Real”, da presidente da Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (AADAMA), Maria Padilha, é resultado de pesquisa inédita no País e mostra que, quem agride animais, tem fortes tendências a cometer alguma forma de violência contra a mulher. O livro será lançado, amanhã, às 19h, no auditório do 5º andar da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), com debate sobre o tema. A pesquisa foi realizada em parceria com a Empresa Júnior Projetos Consultoria da Fafire. Por sua vez, o Governo Federal, através da Secretaria Geral da Presidência da República, PNUD e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade lança, amanhã, a 4ª Edição do Prêmio ODM-Brasil, no Senac de Paulista, em Jardim Paulista Baixo, das 8h às 13h. A premiação é para prefeituras, ONGs ou associações que desenvolvam trabalhos que contemplem os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, como erradicar a extrema pobreza e a fome, a educação básica, entre outros. Inscrições na Amupe: 3455-5131 e www.odmbrasil.org.br.

Vida - O Comitê de Pernambuco da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida (www.abqv.org.br) oferece oportunidades para que profissionais de todas as áreas ampliem os seus conhecimentos nas questões de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Com debates sobre como a qualidade de vida das pessoas, produtividade e mudanças organizacionais e pessoais. Informações: Comitê de Pernambuco (abqvpe@gmail.com) e ABQV Nacional (abqv@abqv.org.br) .

Separação e segregação

O problema dos filhos dos portadores de hanseníase que foram, ao longo de décadas, separados compulsoriamente de seus pais ao nascerem e a segregação a que foram submetidos será tema, hoje, às 10h, na audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Os deputados vão ouvi r o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A audiência foi solicitada pelo líder do Governo, deputado Waldemar Borges.

Sinais fechados


Os sinais da Avenida Domingos Ferreira, a partir das 18h, horário de pico, estão fechando de dois em dois ou três quarteirões, o que ocasiona engarrafamentos, Antigamente, os semáforos ficavam abertos de seis a oito quarteirões.

Telha

A lâmpada do poste da Rua Vigário Tenório, em frente ao Edifício Canavial, no Bairro do Recife, voltou a ficar apagada depois das 18h. Quando dá na telha, acende por volta das 20h e fica naquela: acende e apaga. O breu mete medo até em valentão.

Fliporto

Os organizadores da Fliporto, feira literária que acontece em Olinda em novembro, esperam bater, este ano, o recorde de público no evento, que foi de 60 mil em 2010. Para isso, investe em espaços exclusivos para jovens, crianças e cinéfilos.


ITV - Amanhã, no Instituto Teotônio Vilela, às 9h,o Ciclo de Palestras do ITV Conjuntura e do ITV Teses, sobre Redes Sociais: Meios para todos os Fins e o Os Desafios do Pensar. Inscrição gratuita: itvpernambuco@gmail.com.

Inglês - A Central de Curso Esuda promove, hoje e amanhã, o English Workshop, uma aula especial de inglês executivo. Das 18h e às 20h, na Rua Corredor do Bispo, 175, Boa Vista. Informações: 3231.6664.

Pais - O Sesc Santa Rita realiza, amanhã, o Desafio dos Pais, em comemoração ao Dia dos Pais, com atividades recreativas e de graça. Informações: 3224.7577, no Cais de Santa Rita, 156, São José.

Música - Até o dia 26, o Teatro Arraial recebe propostas de grupos e artistas da música instrumental interessados em compor o Projeto Arraial Instrumental. Das 8h às 17h, na Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista.



Exposição sobre selos e meio ambiente estica até outubro permanência nos Correios
Mais de 28 mil pessoas já visitaram a mostra e se divertiram com game interativo


Mais tempo para conhecer -- ou voltar a visitar -- a exposição que une o resgate histórico e cultural dos selos com informações preciosas sobre fauna e flora brasileiras. Devido ao surpreende sucesso de público, “A natureza em selos – O meio ambiente somos nós” estica sua permanência no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife, e fica em cartaz até o dia 23 de outubro. Inicialmente, a mostra se encerraria em 21 de agosto.

Desde 17 de março, quando foi inaugurada, a exposição já recebeu a visita de mais de 28 mil pessoas. A entrada permanece gratuita.

SERVIÇO
“A natureza em selos – O meio ambiente somos nós”
Centro Cultural Correios – Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife
Entrada gratuita

Horário de visitação:
Terça a sexta, das 9h às 18h
Sábados e domingos, das 12h às 18h
Informações: (81) 3224-5739
Agendamento para grupos: (81) 9195-4072


Bazar Solidário

O Projeto QueroQuero realiza no próximo sábado, dia 20 de agosto, das 8h às 12h, em sua sede, o IV Bazar Solidário. Mais uma vez, os objetos novos ou semi-novos, como roupas, sapatos, bolsas e acessórios, serão vendidos a preço de custo à população, com valores entre R$ 1,00 e R$ 7,00. Toda renda arrecadada com o IV Bazar Solidário será revertida para a festa do Dia das Crianças e demais atividades desenvolvidas pelo projeto,braço social do Hapvida Santa Clara,que atende 250 crianças da comunidade do Coque. Lá, elas recebem, de segunda à sexta, aulas de reforço da escrita, leitura e raciocínio lógico. Informática, dança e música também fazem parte das atividades. Mais informações no (81) 3447.1301


Recife e Olinda promovem Convenção Juvenil


As conferências juvenis continuam agitando os municípios pernambucanos. Amanhã é a vez do Recife discutir o protagonismo juvenil. O encontro será realizado no auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco, às 8h. Já em Olinda a conferência acontece na sexta-feira (19), na Academia Santa Gertrudes – Alto da Sé, também às 8h. “Essas convenções municipais são de extrema importância para os jovens pernambucanos das mais diversas realidades sociais se articularem e discutirem propostas que serão abordadas nacionalmente”, comentou o Secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais, Joelson Rodrigues. Em Pernambuco, 56 cidades já estão agendadas.
O município que ainda não se articulou pode tirar dúvidas na SCJ pelo telefone 81 3181-2420. Outras informações também podem ser obtidas no site www.juventude.gov.br.


Celpe doa 940 geladeiras em Casinhas,

Tracunhaém, São José do Belmonte e Limoeiro

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) entrega, nesta semana, 940 novas geladeiras aos moradores dos municípios de Casinhas, Tracunhaém, São José do Belmonte e Limoeiro. A ação faz parte do Projeto Nova Geladeira, que tem como meta retirar os equipamentos antigos e com alto consumo de energia das casas dos clientes inscritos na Tarifa Social e substituir gratuitamente um novo, com o selo Procel de economia de energia. Desde a criação do Projeto Nova Geladeira, em 2006, mais de 50 mil equipamentos já foram entregues à população do Estado. Estudos apontam que a mudança do equipamento antigo por um novo pode reduzir em até 70% o consumo de uma família, o que contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas.



Participantes do Encontro Nacional
de Arquitetura e Arte Sacra visitam
Capela Dourada

A Capela Dourada da Ordem Terceira de São Francisco do Recife será visitada pelos participantes do 8º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, que acontecerá no Recife de 17 a 20 deste mês. A visita guiada à igreja acontecerá no sábado, dia 20, e foi escolhida pelos organizadores porque a Capela Dourada é considerada o maior símbolo da arte sacra barroca do Recife. Suas paredes, altares e teto são forrados por lâminas de ouro, os azulejos são pintados à mão, as imagens ornadas com pedras preciosas e a sacristia mobiliada com peças de jacarandá e mármore. O Encontro, promovido pela Comissão Pastoral para a Liturgia, Setor Arte Sacra da CNBB, é voltado para os profissionais envolvidos em reforma, restauração e construções de igrejas que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte.










Nenhum comentário:

Postar um comentário