terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parabólica


De olho no Arquivo Público

Finalmente, vão olhar para o Arquivo Público Estadual (APE) e, ao mesmo tempo, fazer um levantamento das suas necessidades. Hoje, às 9h30, o deputado estadual, Diogo Moraes, presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa, vai conhecer o Programa de Gestão Documental da instituição. O espaço centraliza grande quantidade de documentos, encarregando-se da seleção, classificação, catalogação, restauração e conservação. Quando o Palácio do Campo das Princesas foi reformado (1922), foram jogados milhares de documentos (considerados “papéis velhos”), no Rio Capibaribe, que pertenciam ao Acervo Histórico do Estado, e que vinham sendo arquivados desde a administração do Conde da Boa Vista (1842). Foi no Governo do desembargador José Neves Filho - interventor federal – (1945), que o APE foi criado (Decreto-Lei 1.265). Em1970, recebeu o nome de Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE), em homenagem ao seu primeiro diretor (gestão 1945/1972). Funciona, na Rua do Imperador, no Bairro de Santo Antônio, e o atual diretor é o jornalista Pedro Moura.

Epa? - Banheiros superlotados, com torneiras quebradas, mictórios vazando, equipamentos gastadores de água, espelhos quebrados, sujeira, falta de manutenção, tudo isso aliado ao excesso de passageiros. São alguns dos problemas detectados, no relatório da Consultoria em Uso Racional da Água H2C, e que será entregue, hoje, à Infraero, em São Paulo. Os especialistas visitaram os sanitários públicos dos 15 aeroportos que atenderão o País na Copa 2014 e são usados por mais de 120 milhões de passageiros por ano.

Buraqueira prejudica

Manoel Limoeiro, da Associação dos Moradores da Roda de Fogo, nos Torrões, denuncia que a “Operação Tapa-Buracos” pedida há meses à Prefeitura do Recife para as ruas Washington Duarte, Espíndola e Poeta Raimundo Asfora, não foi feita. Com isso, os ônibus não circulam nessas vias e deixam 50% dos moradores prejudicados com o percurso incompleto. E, todos os dias, o terminal fica com filas enormes.

Sem drenagem

O publicitário Herbert Fernandes, do Blog Lagoa Olho D'água (lagoaolhodagua@gmail.com), diz que na Rua Jangadeiro, em Candeias, o asfalto está sendo consertado aos pouquinhos. E que não se nada para melhorar o sistema de drenagem.

Meia-sola?

Herbert Fernandes afirma ainda que a drenagem tinha sida prometida pela Prefeitura de Jaboatão. “Continua tudo quebrado, entupido e sem tampa. Será que vão fazer uma obra “meia-sola” e que vai quebrar tudo novamente no próximo inverno?”, pergunta.

Casadeira

Além de boas gargalhadas, o leitor mergulha na cultura nordestina dos anos 50, no romance matuto do escritor Jaques Cerqueira, “Viuvinha Casadeira - Uma História Recontada” (Edições Bagaço). Lançamento, hoje, às 19h, na Livraria Jaqueira.

Carro - Inscrições abertas, até amanhã, para o Curso Como Financiar o seu Carro e oferecido online pela Faculdade Santa Helena (FSH) do Recife. Na Rua Demócrito de Souza Filho, 452, Madalena, fone 37 97.6060 e fsh@fsh.edu.br..

Festival - Os organistas Levi Guedes e Sílvio Milanês tocam, hoje, às 20h, na Igreja da Capunga (Rua João Fernandes Vieira, 769, Parque Amorim), no “Festival Liszt/Mendelssohn”, da Revista Continente. Entrada franca e informações 3222. 0025.

Plástica - A Livraria Jaqueira recebe a palestra gratuita do cirurgião plástico Sérgio Pita, que vai abordar o tema “Novidades em Cirurgia Plástica - Tudo o que Você Precisa Saber”, amanhã, às 18h30. Telefone: 3265-9455.

Pós - Abertas inscrições, até o dia 15 de setembro, para Pós-Graduação da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp), de segunda a sexta-feira, das 16 às 22 horas. Informações:

3241-2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário