segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Parabólica


Soropositivos e missão solidária

A Secretaria Estadual soropositivos de Saúde (SES) atende a reivindicação de pacientes e credencia o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) como referências no tratamento de lipoatrofia e lipodistrofia. E amplia a assistência aos problemas, que são efeitos colaterais do uso contínuo de antirretrovirais. As enfermidades provocam perda ou acúmulo de gordura em algumas partes do corpo, como na barriga, braços, pernas e na face e podem ocasionar problemas estéticos graves. Essas unidades já começam a atender na próxima segunda-feira. Por sua vez, o Instituto SOS Mão Criança realiza triagens de pacientes para a 15ª Missão Humanitária, em novembro. As consultas gratuitas selecionarão crianças de 0 a 12 anos, com deformidades congênitas nas mãos, e farão cirurgias gratuitas. As consultas serão às sextas-feiras, até o dia 18, a partir das 8h, no Instituto SOS Mão Criança, na Rua Joaquim de Brito, 228, na Boa Vista. Para marcar uma consulta ou obter mais informações, é só ligar para (81) 3221.2962.

Ação social - Alunos da Cultura Inglesa e funcionários entregam brinquedos e livros às crianças do Projeto CRIA, hoje, e os pequenos se fartarão de pipoca e algodão doce e brincarão no tobogã, pula-pula e cama elástica em um dia de recreação especial. Como as arrecadações superaram as expectativas, a Cultura mobiliza funcionários e donos de armazéns a contribuir para a construção de uma brinquedoteca, sala de dança e biblioteca. Informações: 3441.3066 e 3241.1876.

Comércio irregular

carrosavendatorre.jpg

A leitora Vânia Maria de Andrade Lima, autora da foto, está inconformada com a cara de pau e até mesmo a “esperteza” de alguns vendedores de automóveis. Ela diz que, na Beira-Rio, no Bairro da Torre, em pleno estacionamento público de uma praça, estes carros se encontram estacionados e à venda durante todo o dia, de maneira irregular. “Seria uma agência de veículos no espaço público?”, pergunta a cidadã.

Meio Ambiente

Os alunos pernambucanos ganharam um estímulo para refletir sobre a sua relação com o meio ambiente. A Lei Nº 14.377, do deputado Daniel Coelho, inclui, no calendário oficial,6 de agosto como o Dia Estadual da Educação Ambiental.

Acesso

Eduardo Nino da Silva Souza, da Associação dos Moradores da Vila União, na Iputinga, queixa-se que cadeirantes e idosos não são beneficiados pela Lei de Acessibilidade, na Unidade de Saúde da Família da Vila União,naquele bairro.

“Xixi”

Afirma: “Está muito difícil sem os acessos especiais para deficientes e idosos, pois nem banheiro adaptado tem para receber este publico. Fazer um simples “xixi” para um cadeirante é um verdadeiro sacrifício. Fica aqui, o meu protesto”.

Cinema - O Fórum Pensar a Infância reúne, hoje e amanhã, diretores e roteiristas de cinema especializados em produções infantis para avaliar como o audiovisual deve ser pensado como ferramenta de educação para as crianças. Informações: 3463.6662.

Gestão - As escolas da rede estadual de ensino, que mais se destacaram em 2010, receberão, na próxima segunda-feira, o Prêmio de Gestão Escolar 2011. Das 9h às 12h, no Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem.

Elogio e crítica

O leitor Herculano Silva Machado agradece ao Consórcio Grande Recife pela criação da Linha Garapu /TI Cabo. Por outro lado, critica o prefeito Lula Cabral, que não cuida das praças da Vila Social Contra Mocambo. Estão abandonadas.

Zorra

Leitores reclamam e escrevo pela quarta vez: garagens são bloqueadas e calçadas ocupadas pelos carros de motoristas irresponsáveis, na Rua General Salgado, em Boa Viagem. O desrespeito é perto de uma academia de ginástica.

Lombada

O DNIT/PE informa que a lombada eletrônica do Km 60 ao 62 da Rodovia BR-101, na Guabiraba, é necessária por causa do volume de tráfego, num montante de 65 mil veículos/dia e um número significativo de pedestres cruzando o local.

Guindastes - O Instituto de Cultura Técnica promove Curso de Operador de Guindaste, Sinalizador Rigger e Guindauto, atendendo à legislação específica do setor. Inscrições: (81) 3424.2625 e www.ictnet.com.br.

Óptica - A Faculdade de Saúde de Paulista e o Instituto Optométrico de Pernambuco realizam o Curso Técnico em Óptica, com turmas durante a semana (à noite) e aos sábados. Informações: 3438.2337 e 4101.1117.

Saúde - O Programa de Atenção à Saúde da Farmácia Roval oferece orientações gratuitas sobre osteoporose e nutrição nas unidades das ruas Gervásio Pires e Duque de Caxias, no Centro. Às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h.

História - De hoje a quinta, em São Lourenço, o ônibus itinerante do Projeto Expondo Cultura: Patrimônio Arqueológico de Pernambuco, da UFRPE e apoio da Petrobrás, apresenta à população um pouco da História do Estado.

Teatro da Vida

“A Sogra”: A mulher do João foi trabalhar e fazer um curso de seis meses, nos Estados Unidos, e ele contratou uma bela empregada. Um dia, a sogra foi jantar com ele. Após o jantar falou da labuta da filha numa terra estranha para juntar dinheiro para a família. Lendo os pensamentos da sogra, João diz: - Eu sei o que a senhora deve estar pensando, mas o meu relacionamento com a empregada é puramente profissional! Os dois deram a conversa por encerrada e a sogra foi embora. Uma semana depois, a empregada pergunta ao João: - Desde que a sua sogra veio para jantar, a concha de sopa de prata sumiu. João responde: - Bem, eu achava que aquela bruxa poderia ser tudo, menos ladra... Mas, mesmo assim vou escrever um e-mail para ela, só para ter certeza... Escreve e manda cópia para a esposa nos EUA, só de sacanagem: “Querida sogra, não estou querendo dizer que a senhora “pegou” a concha da sopa da minha casa e não estou querendo dizer que a senhora “não pegou” a concha de sopa. Mas, o fato e que sumiu desde o dia em que a senhora esteve aqui para o jantar.”

É melhor rir - “A sogra” II: No dia seguinte, João recebe um e-mail da sogra (com cópia para a esposa): “Querido genro, não estou querendo dizer que você “dorme” com a empregada e não estou querendo dizer que você “não dorme”. Mas, o fato é que, se ela dormisse na cama dela, já teria achado a concha que coloquei debaixo do travesseiro... Em anexo, estou lhe mandando um presente até que a minha filha volte” (e enviou o desenho de um “dedão” para o “sabidão”).

Rir sempre... Charge

Porque mulher odeia barata e gosta tanto de carinho? Porque ela detesta tudo que descende desse nome: roupa barata, sandália barata, bolsa barata, joia barata, viagem barata... Mulher gosta de carinho: vestido carinho, sapato carinho, perfume carinho, restaurante carinho, presente carinho... Porém, contudo, todavia, a mulher é a obra-prima de Deus e tem gente que não gosta. Tem até horror, companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário