sábado, 15 de outubro de 2011

Parabólica

Saúde em debate no Cisam

Aleitamento materno e combate à sífilis e ao câncer do colo de útero são os principais temas da programação da XI Semana Universitária da Universidade de Pernambuco (UPE), no Centro Integrado de Saúde Amaury de Madeiros (Cisam), de segunda-feira até quinta-feira próximas. A iniciativa tem como objetivo o esclarecimento e alerta sobre cuidados essenciais para a qualidade de vida e males que ainda prejudicam a saúde da população. A programação conta ainda com ampla agenda que prestigiará os diversos núcleos que integram o Campus Recife, além de Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Nazaré. Serão palestras, seminários, atividades culturais, oficinas e encontros gratuitos, assim como alguns cursos livres e pagos com taxas simbólicas. No geral, são mais de cem oportunidades de ampliar os conhecimentos nas áreas de interesse profissional e intelectual. Informações sobre a programação estão disponíveis na página da Universidade de Pernambuco (UPE): www.upe.br.

Cinema - A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil traz o Projeto a Tela na Sala de Aula, de segunda a quinta-feira próximas, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, com a exibição de dez filmes para alunos de escolas públicas e particulares. O projeto disponibilizará extenso material pedagógico para os professores. As escolas públicas receberão mais de 14 mil ingressos gratuitos. Informações: 3463-6662.

Mal sincronizado

A leitora Ana Maria garante que o sinal de pedestre número 438, na Avenida Boa Viagem, perto do Edifício Transatlântico, é mal sincronizado. Demora horas para abrir e, quando abre,fecha rápido e não dá tempo para ninguém atravessar.

Zorra

Entre a feira e o Mercado de Afogados, motoristas e motoqueiros param aonde bem quere e entendem. Com isso, o trânsito fica tumultuado, os engarrafamentos são constantes e a zorra prejudica também os pedestres. E cadê, a CTTU?

Escola

O leitor Henrique Lotto agradece a esta coluna e afirma que a Escola Estadual Manoel Gonçalves, em Maranguape I, Paulista, foi limpa e até policiamento foi colocado. Diz que só falta resolver a iluminação para fechar com chave de ouro.

Ciência - A III Semana de Ciência e Tecnologia será, de segunda-feira a sexta-feira próximas, no campus Ipojuca, na PE-60, km 14, com feira tecnológica, workshop de profissões e mostra cultural. Informações: 81-9275.6150.

Pau - Para celebrar o Dia das Crianças, o Clube de Campo Sítio do Pica-Pau Amarelo realiza uma grande festa, neste domingo, já na gestão do presidente Dácio Araújo. Entre os seus projetos, a construção de uma nova sede.

Cursos - A Leiaut abriu inscrições para os cursos de Autocad 2D,3D e REVIT, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite e opções de horário para todos os dias. Informações: 3081.5552 e 3223.0387.

Pedras invasoras

A leitora Rita Melo afirma que a Praia de Boa Viagem, no trecho que vai daPracinha ao Edifício Castelinho, foi invadida por pedras, dentro das piscinas naturais. E, que certamente, foram trazidas pela maré do paredão próximo ao calçadão.

Pedras

“As pessoas entram na água e correm risco de sofrer arranhões, cortes e ferimentos nos pés, pernas, etc. Os turistas tentam se banhar nas águas de Boa Viagem, mas temem os pedregulhos. As autoridades precisam tomar providências”, diz Rita.

Buracos

Em atenção à nota “Buracos”, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informa que está programada, para esta semana ainda, uma Operação Tapa-Buracos, na Rua Sá e Souza, em Boa Viagem. Muito bem, o povão agradece.


Naval - O Centro de Treinamento Profissional Ser Mais promove, no dia 22, a palestra Soldador Naval na Nova Perspectiva Econômica de Pernambuco, com Fred Teixeira. Inscrições gratuitas: 3524. 4760 e www.sermais.com.br.

Teatro da Vida

“O Perdão, aos 98 Anos”: No fim da missa dominical, numa igreja do Interior nordestino, o padre perguntou: - Quantos de vocês já conseguiram perdoar algum inimigo? A maioria levantou a mão, menos uma pequena e frágil velhinha que estava na segunda fila, apoiada numa enfermeira particular. - Dona Mariazinha, a senhora não está disposta a perdoar os seus inimigos ou as suas inimigas?, perguntou o padre. - Eu não tenho inimigos!, respondeu ela, docemente. - Senhora Mariazinha, isto é muito raro! Quantos anos têm a senhora? Ela respondeu: - 98 anos! Todos se levantaram e aplaudiram, entusiasticamente. - Doce senhora Mariazinha, será que poderia contar a todos nós, como se vive 98 anos e não se tem inimigos? - Com prazer. Aí aquela gracinha de velhinha se dirigiu lentamente ao altar, amparada pela enfermeira e ocupou o púlpito. Virou-se de frente para os fiéis, ajustou o microfone com as suas mãozinhas trêmulas, e disse em tom solene, olhando para os fiéis, todos visivelmente emocionados: - Eu não tenho inimigos, porque já morreram todos.Aqueles f.d.p.!

É melhor rir... Certa vez, duas mulheres bem gostosas, verdadeiros aviões, passeavam pelo parque, tomando umas cervejinhas, e resolvem sacanear um velhinho com mais de oitenta anos. Aproximam-se dele e perguntam: - Oi, velhinho simpático. Tudo bem? O que você faria com duas mulheres tão boazudas quanto nós? E o velhinho: - Com vocês duas? Não faria nada! Mas, com mais umas quatro ou cinco, abriria um prostíbulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário