quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parabólica


Home care na esfera pública

A Interne Soluções em Saúde e a Secretaria de Saúde do Recife iniciaram conversas sobre a aplicação do tratamento de Home Care pago pelo SUS no Recife, onde já estão contemplados, num projeto piloto da Prefeitura do Recife, os hospitais Imip, Maria Lucinda e Hospital Santo Amaro. A Interne, de acordo com Jurandir Brainer, um dos gestores, é entusiasta do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O Ministério da Saúde ampliou a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em agosto deste ano. Por meio da Portaria 2.029, os pacientes do SUS passaram a ter acesso ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) gratuito e que é prestado na residência e com a garantia de continuidade dos cuidados à saúde do paciente. O SAD é substitutivo ou complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde. Os municípios e Estados que têm que regulamentar para receber o dinheiro do Fundo Nacional de Saúde. O SUS paga 80% e os outros 20% são de responsabilidade dos municípios ou Estados. Informações pelo fone 2123.0440.

Eleição - Por decisão judicial, a eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco, em julho, foi anulada. Agora, o Sindicato tem 60 dias para cumprir o Estatuto e realizar nova eleição. A Justiça acolheu recurso da Chapa 2 do candidato a presidente Enoque Amâncio, derrotado e autor das denúncias, que alegou ter havido fraude e falta de respeito ao Estatuto e ao Regimento Eleitoral.

Desperdício de água

A Compesa informou que realizou, na sexta-feira passada, o conserto na rede de distribuição de água da Rua Cônego Romeu, em Boa Viagem. Muito bem, mas um vazamento de água potável continua na boca de lobo que fica na esquina com a Rua Augusto Lins e Silva. Um outro vazamento, este de esgoto, acontece na Cônego Romeu, no sentido do canal de Setúbal com a Rua Visconde de Jequitinhonha.

Calçadas invadidas

A leitora Etiene Gomes está indignada e diz que, por várias vezes, denunciou à 5ª. Regional da Dircon e à CTTU o uso indevido das calçadas e dos estacionamentos, na Avenida São Paulo, em Três Carneiros, mais nenhuma atenção foi dada.

Lava-jatos

Segundo ela, três lava-jatos molham, diariamente, pedestres e ocupam as calçadas.”Com isso, prejudicam a passagem dos ônibus , que já não chegam mais ao terminal por conta da grande fila de carros estacionados. É um absurdo”, afirma.

LDB

O presidente da Comissão de Direito Educacional da Ordem dos Advogados do Brasil –Seção PE,Inácio Feitosa, ministra curso rápido sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, amanhã, na ESA-PE. Inscrições: (81) 3224-2425.

Inglês - A Minds English School está com inscrições abertas para o Curso de Inglês Regular para jovens e adultos, com aulas de 2ª. a 6ª. entre 8h às 22hs e aos sábados entre 8h às 17h. Informações: www.mindsidiomas.com.br/recife.

Infância - A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, participa, hoje, 14h, da aula inaugural do Primeiro Curso de Especialização em Direitos da Infância do País, promovido pela Escola de Conselhos de Pernambuco.

Infância II - Com a iniciativa, os conselheiros de direitos e tutelares terão acesso a uma formação mais qualificada, a partir de aulas semanais na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Optometria - Hoje, às 17h, a Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP) lança o livro Aspectos Legais e Práticos da Optometria no Brasil, de Artemir Bezerra. Na Av. Dr. Rodolfo Aureliano, 976, Vila Torres Galvão, tels. 4101.1117 e 3438.2337.

OS UNIVERSITÁRIOS ENCAPUZADOS DA USP


PorEdson Campos e Silva

Um dos argumentos usados por aqueles que cursam ou cursaram uma universidade é que o problema do Brasil é a ignorância do povo, que não tem acesso a uma universidade. Confundem falta de cultura com falta de instrução acadêmica. Na verdade o que falta para o brasileiro é " cultura e caráter ". Grande parte de nossos políticos tem cursos superiores e agem de maneira deplorável. Agora mesmo uma parte de nossos brilhantes universitários de uma das melhores universidades do Brasil, a USP, deram um exemplo disso.

Até eles serem detidos com droga, a PM era um benefício, depois acharam que não ter liberdade para puxar seu baseado é falta de democracia. Só apareciam encapuzados como se fossem bandidos. Não respeitaram ordem judicial. Invadiram a reitoria impedindo os demais alunos de estudarem. Esses são os nossos "universitários". Existem milhões de brasileiros ignorantes mas com caráter e milhões instruídos sem. Prefiro os primeiros.

--
Edson Campos e Silva - Recife
55. 81. 3465-2535 e 9972-1110


Trens do Metrô

Por Cláudio de Melo Silva

A não ser certa televisão que propaga no ar o horário de seus programas como sendo depois de outro anunciado, tudo na vida tem horário. Saída de ônibus do seu terminal (mesmo que seja de 10 em 10 minutos), trem, filme em cinema, show em teatro, festas em clubes de diretoria organizada, etc. Porém as saídas dos trens do metrô não tem horário de saída da central, sob a alegação que o intervalo entre eles é de 10 minutos. Porém, isso não constatamos in loco. Se formos para o Cabo de Santo Agostinho e pegamos o metrô, aproximadamente às 5:15, para fazermos baldeação com um trem da rede ferroviária para essa cidade, ficamos na estação do Cajueiro até às 6:20, quando sai o trem, sem que chegue outro veículo da Metrorec. Cláudio de Melo Silva, Rio Doce, Olinda. Fone (81)8729-5363.

Nenhum comentário:

Postar um comentário