quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Parabólica

É preciso reavaliar o Pacto Pela Vida

Um homicídio a menos, este ano, em relação ao ano passado: 3.494 contra 3.495. Pouco, muito pouco e prova, sem sombra de dúvida, que o Pacto Pela Vida deve ser, urgentemente, reavaliado. Creio que o governador Eduardo Campos a cobrança e exigirá os resultados que a sociedade espera. A redução dos latrocínios - roubo seguido de morte, com 82 mortes, este ano, e 126 em 2011 -, anunciada como um dado positivo pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, não deixa de ser uma boa notícia. Mas, independe da ação policial e muito mais do instinto menos homicida do assaltante e, talvez, porque o cidadão não reagiu e nem tentou fugir. Outra justificativa de Damázio sobre as mortes é que as leis são frágeis e deixam os criminosos responder processos em liberdade. E eles voltam a praticar crimes. E, no seu entendimento, deveriam ficar mais tempo presos. Concordo com o argumento, pois a legislação penal brasileira é uma das mais brandas. Mas aí, também será preciso construir novos presídios, pois em Pernambuco a superlotação carcerária já é um caldeirão pronto para explodir.

Pacto II - Outros aspectos devem ser levados em conta, diante do índice de mortes: a guerra entre traficantes, usuários em dívida com o tráfico, rixas entre ex-presidiários e entre familiares, alcoolismo e o envolvimento crescente da mulher com a criminalidade, além dos casos passionais. Este ano, foram quase trezentas mulheres mortas. Assim sendo, as políticas públicas necessitam também de uma avaliação mais rigorosa.


Fedentina e descaso

O Consulado da Eslováquia, na Avenida Domingos Ferreira, 3181, em Boa Viagem, tem o seu acesso prejudicado, há mais de um mês, por conta de um esgoto estourado. Os pedidos, feito por diversas vezes pelo síndico do prédio, são ignorados pela Compesa. Além da dificuldade de acesso, ainda existe o mau cheiro terrível. Pega mal para uma cidade que investe em turismo e, infelizmente, mostra uma situação de terceiro mundo a turistas e visitantes.


Cerco à farmácia

A recomendação do Ministério Público de Pernambuco é que a Farmácia do Estado forneça remédio para o tratamento do câncer de mama. O paciente tem que apresentar a prescrição médica. A falta acarretará multa diária de mil reais.



O que é isso?

Domingo passado, um uns 20 rapazes invadiram o Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), na Praia de Gaibu, no Cabo, para agredir um paciente. Um médico tentou impedir e levou uma cadeirada. Só tinha dois guardas municipais.


O que é isso? II

Não é a primeira vez que médicos sofrem com a violência no Cabo. Em dezembro, na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos, eles e pacientes passaram pelo sufoco de duas tentativas de arrombamento na mesma noite.



Excel - A FBV/Espaço Executivo está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Excel Básico e Avançado, de 9 a 24 deste mês, das 19h às 22h e com 40 horas/aula. Informações (81) 3421.6683 e www.fbv.br.


CTTU - Sobre a nota “Só com o prefeito, a CTTU” informa que a Rua General Salgado, em Boa Viagem, já conta com fiscalização regular e as infrações são notificadas. Pede que denunciem pelo telefone 0800.081.10 78.

Ceroula - Amanhã, a Troça Ceroula de Olinda festeja 50 anos e haverá uma missa, na Igreja do Bonfim, às 20h. No sábado, a programação promete pegar fogo, com muito Carnaval na Ribeira e concentração às 16h.

Senac - O Centro de Hotelaria e Turismo do Senac oferece dois cursos de férias este mês: Minichefs (crianças de 6 a 11 anos) e Chef Teen (adolescentes de 12 aos 16 anos). Informações: 3413. 6694 e www.pe.senac.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário