quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Parabólica

Poema publicado na Agenda Cultura de fevereiro 2012 da Prefeitura do Recife.

Poesia Viva do Recife:

Canto do Galo - Robson Sampaio

Que canto é esse,
que sacode a multidão?
Que canto é esse,
que mexe com o coração
e que acorda o Recife?

É o canto do Galo,
é o som da Madrugada,
é o canto do Galo,
do Galo da Madrugada.

É o canto e o encanto
de gente nas ruas,ruas de gente,
mar de frevo,frevo da gente,
frevo do Galo.

*A Éneas Freire.



Folia triste e folia solidária

Nem tudo é folia para os músicos pernambucanos. Vejam o que disse o representante da Ordem dos Músicos do Brasil, no Estado, Estevão Vieira, durante audiência pública, na semana passada, na Câmara Municipal do Recife. “Há atrasos no pagamento dos artistas locais. Ainda há artistas sem receber de festas realizadas em 2010. Os cachês de alguns músicos, que como eu, encerraram o Carnaval daquele ano, passaram oito meses sem sair e outros ainda esperam. Em 2011, integrantes da orquestra, e cito o meu próprio exemplo, foram retaliados e não puderam se apresentar porque tinham reivindicado tais pagamentos. Sem falar nos cachês pagos e que são irrisórios e congelados”. Por sua vez, o Hemope realiza uma folia solidária, com a Campanha Sem Sangue Não Brinca, para repor o estoque de sangue. Será encerrada, no Sábado de Zé Pereira, e visa ampliar a doação de sangue. Desde o início da campanha, em janeiro, já recebeu cerca de 7 mil doadores. Os interessados em aderir à campanha, podem ir ao Hemocentro Recife, nas Graças, das 7h15 às 18h30.

Água? - Cláudio de Melo Silva denuncia que, em Rio Doce, na parte alta da 3ª Etapa, em Olinda, o calendário de abastecimento d'água é descumprido. “Segundo a Compesa, o abastecimento deveria ser dois dias sem água e um dia e meio com, das 15h de um dia até às 18h do dia seguinte. No entanto, já faz uns 15 dias que a água não chega nos dias determinados pelo calendário, só chegando no outro dia por algumas horas. E a Compesa ainda não descobriu o motivo. Pode?, pergunta Melo.


Direitos sem deveres?

O leitor Cláudio Cruz diz que “a população acerta quando se mobiliza para exigir dos governos a garantia dos seus direitos. Mas, os cidadãos precisam ter consciência sobre os seus atos que prejudicam a coletividade. Na esquina, entre as ruas Monsenhor Silva e Galvão Raposo, na Madalena, indivíduos inconsequentes jogam lixo dos mais diversos. Sofás, metralhas e até televisores são abandonadas e a prefeitura do Recife recolhe tudo com frequência. Há direitos sem deveres?”

Debaixo do sol

Cerca de 574 alunos da Escola Municipal Ministro Etelvino Lins,na Rua Vitória Régia, no Janga, em Paulista, ficam expostos ao sol, todos os dias e em fila, antes de entrar nas salas de aula e durante o recreio. A denúncia é do leitor Rogério Alves.


Licitação?

Segundo ele, a maioria crianças entre 5 e 13 anos e, há dois anos, a Secretaria de Educação de Paulista prometeu aos pais que faria o telhado externo e nada. Quando os pais ligam, recebem a informação de que o projeto está ainda em licitação.


Zorra

Na Estrada dos Remédios, entre o Largo da Paz e o Pontilhão de Afogados, a invasão de calçadas por camelôs e os carros em filas duplas tornam o direito de ir e vir das pessoas um inferno. Além da fedentina, a sujeira é geral. Um absurdo.



Cavouco - O Bloco Cavouco em Folia, na Iputinga, desfila neste domingo, às 14h e concentração em frente à Barraca de Joel.
Camisa a R$ 2,50, com o André das Frutas, na esquina da Avenida Camarão.


Madre - O Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, realiza, hoje, das 9h às 12h, o Carnaval da Unidade I, pela manhã e à tarde, com muito frevo no pé das crianças e das professoras. Amanhã, será a vez da Unidade II.


Carnaval - O Bloco do Comércio, na 17ª edição, abre, hoje, às 19h, o Carnaval de Paulista, na Praça João XXIII, no Centro. As atrações: maracatus, bonecos gigantes, desfile de fantasias, Orquestra de Frevo Nova Tabajara, trio elétrico e banda.

Lourdinha - A cantora Lourdinha Oliveira canta, hoje, às 14h, no Bloco Vitalidade, do SESC/ Casa Amarela, no Teatro Capiba. E amanhã, às 18h, no Bloco É você que é alma?, na Rua das Fronteiras, ao lado da Apse, na Boa Vista.


UBE

Ganha em muito a UBE / PE (União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco) com a assunção do Jornalista e Poeta Robson Sampaio à sua Diretoria de Imprensa. Lamentável e infelizmente não pude comparecer à posse em virtude de outros compromissos na Capital do Agreste. Outrossim, enquanto membro efetivo, rigorosamente adimplente, com a UBE/PE (Casa do Escritor Pernambucano), coloco-me à disposição, enquanto escritor e radialista, para na medida do meu alcance, colaborar no tocante à veiculação de informes noticiosos que deem visibilidade à rotina da "Casa Rosada", que tanto glamour oferece ao bairro de Casa Forte, mais precisamente à Rua Santana, 202. Desde aqui de Caruaru, não só através do Ateliê Literário Escritor Severino Melo (atelieliterariocaruaru@gmail.com), mas também, da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL), onde ocupamos a Cadeira nº 20, (smelo2006@gmail.com), estaremos de atalaia, para em uníssono difundirmos as alvissareiras notícias que nos venham da parte da UBE/PE. Ao companheiro Robson Sampaio, nosso augúrio de uma profícua administração de propaganda e imprensa, ao lado do Presidente, Alexandre Santos e dos Vices, Geraldo Ferraz e Silvio Hansen. Atenciosamente, Severino Melo, Caruaru / PE, fone 99727818.



Deficientes

Robson, adorei a materia "Pessoas com Deficiências" na coluna de hoje.
Parabéns a Secretaria Laura Gomes, por criar um mecanismo de acessibilidade a cultura, e em especial ao teatro. A maioria dos teatros em Pernambuco não tem acessibilidade para pessoas com deficiência fisica, e muito menos acessibilidade comunicacional.
Gostaria de registrar um fato que deveria existir no Brasil, um deficiênte por lei em Pernambuco não paga meia entrada, o deficiênte além de pagar uma entrada de inteira ainda tem que pagar outra inteira para seu acompanhante, isso é muito injusto.
Parabéns a Laura Gomes Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por contemplar todos os segmentos de deficientes de Pernambuco com acessibilidade Comunicacional nos editais do FUNCULTURA, e você grande jornalista por divulgar essas belas ações.
Abraços, Pedro Dias, fone:9968-3497
obs. Queremos meia entrada para o deficiente e seu acompanhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário