quinta-feira, 1 de março de 2012

Parabólica

Descaso na Via Mangue

Anteontem, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), entregou habitações populares aos moradores do Pina, na etapa inicial do Projeto Via Mangue. Na Câmara Municipal do Recife, ontem, a vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou o total abandono da primeira passarela de pedestres com escadas rolantes e elevadores. Segundo a parlamentar, “a passarela - que está situada na Avenida Herculano Bandeira, na altura do cruzamento com a Rua Manoel de Brito, a poucas quadras do local onde a presidente Dilma Rousseff entregou as chaves dos imóveis do Conjunto Via Mangue - está com as quatro escadas rolantes quebradas e os dois elevadores, quando funcionam, só vão até às 19h. O local não tem vigilância, o que propicia assaltos e outros tipos de violência contra os usuários a luz do dia”. Aline esteve, ontem, vistoriando o equipamento e ficou impressionada com o abandono da passarela, que custou aos cofres da Prefeitura do Recife o montante de R$ 3,81 milhões.

Mangue II - “A passarela, que mal foi concluída, já apresenta problemas estruturais”, questionou Aline, na tribuna da Câmara. Ela informou que, em agosto do ano passado, aprovou requerimento, na Casa José Mariano, pedindo à Emlurb providências para que a passarela pudesse voltar a servir à população. “Chegamos a ligar para o diretor do órgão, Gustavo Belo, cobrando as providências, momento em que ele pediu que enviássemos, por fax, o requerimento (de número 2418/2011). Infelizmente, até agora nada foi feito”, reclamou Aline.

Moradores de rua


Edson Campos e Silva, Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem, denuncia que o Bairro de Boa Viagem está lotado de moradores de rua, muitos vindos de outros Estados e que vivem pedindo esmolas nos sinais de trânsito ou catando latas de bebidas para sobreviver. Um ponto crítico é no início da Avenida. Jequitinhonha, onde ficam as pracinhas do Lions e Rotary. A Praça do Lions virou residência ou acampamento oficial de alguns deles.


Pinga e tira-gosto

Segundo Edson, no Parque dos Coqueiros, têm mais seis que vieram de Alagoas e passam o dia tomando cachaça, desde às 6h da manhã. “Todo o dinheiro arrecadado é para pinga e tira-gosto. O problema é que faziam suas necessidades na própria praia”, afirma.

Crianças

Com muito esforço, Edson Campos conseguiu que usassem os banheiros públicos, já que a fedentina era insuportável no calçadão. E que as calçadas de Boa Viagem estão repletas de pedintes e crianças sendo exploradas por adultos e ninguém faz nada.


Às traças

O leitor João Alfredo Gomes denuncia que o Mercado da Encruzilhada está jogado às traças, com veículos na contramão, inversão de tráfego ao bel prazer, barracas de frutas e verduras nas ruas estreitando as vias e ocupando estacionamentos.

N’Ativa - O Projeto Favela N'Ativa será lançado, hoje, às 8h30, no Museu da Abolição, na Madalena, e é de autoria dos alunos da primeira turma do Curso de Extensão em Gestão e Produção de Eventos da FCAP-UPE.


Sindaçúcar - O Grupo de Executivos do Recife homenageia, hoje, às 12h, os 70 anos do Sindicato do Açúcar e do Álcool, na pessoa do presidente Renato Cunha. No Restaurante Boi Preto, na Av. Boa Viagem, 97, no Pina


Audiência - O fechamento do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) é motivo de protesto e de audiência pública, hoje, às 9h, na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Dra. Vera Lopes (PPS). A audiência exige a sua reabertura.


Água - Em resposta ao leitor Cláudio Melo e Silva, a Compesa informa que já normalizou o abastecimento de água na 3º Etapa de Rio Doce. A situação foi regularizada após a conclusão dos serviços de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário