quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabólica

Um viva, às mulheres!

Hoje, através de poesias, vou dedicar este espaço a todas as mulheres do mundo e em especial, às mulheres recifenses- pernambucanas. A bença, mãe... - A mulher é a obra-prima de Deus./ Mãe, filha, irmã, amiga e amante. Todas sublimes./ Josefa deu à luz!/ Severina pariu!/ Maria concebeu Jesus! As sementes germinam:/ no ventre a vida,/ no coração o amor,/ no olhar a ternura e,/ na alma, a luz./ Todas sublimes,/ todas maternas/ todas filhas de Maria./ A bença,mãe! Mulher - Mulher-menina/ Mulher-amiga/ Mulher-briga (ou intriga)/ Mulher-amada (ou desejada)/ Mulher-amor,/ Ah, o amor!/ Amor-gostoso/ Sem aval (ou endosso)/ Amor-verdade/ Amor-instinto/ Amor-paixão/ Amor-amor/ Mulher-saudade. Maria... - O quadro pintado em preto e branco/ não tinha o colorido da vida terrena/ e,sim, o negro da noite/ e o clarão do dia. Mas aquela mulher,/ com a criança nos braços,/ bem que poderia ser/ a Virgem Maria... (*À minha mãe, Dinah- em memória). Lucinha... - Um simples terraço,/ duas cadeiras vazias/ e, no meu coração,/ o teu nome, Lúcia Maria.. (*À minha mulher, Lúcia).

Maria Bonita - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, hoje, às 19h, será lançado, no Centro Cultural Correios, o livro A Dona de Lampião, de autoria da jornalista Wanessa Campos, que coordena o Departamento de Pesquisa do Jornal do Commercio. Conta a trajetória de Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, que manteve, no século XX, um romance com Virgulino Lampião, e que foram mortos em Angicos. Na Avenida Marquês de Olinda, 262, no Bairro do Recife.


Entregue às baratas

A leitora Cinthia Quaresma se diz horrorizada com o descaso e o abandono do Horto de Dois irmãos. Além de sinalizações quebradas e muito lixo, os banheiros estavam impraticáveis. Ela relata: “O Horto de Dois Irmãos está entregue às baratas. O segundo banheiro, que fica no meio do parque, tem um vazamento tão grande na pia que chega a altura de dois dedos de água por todo o chão. Não tinha papel nenhum. As mães estavam colocando as crianças para urinar e trocar fraldas no portão de entrada do banheiro”.


É lasca, né?

Ela continua: “Tem uma cabine com porta quebrada, sem assento sanitário e os lixeiros cheios. Mas, quantas horas esse parque fica aberto e que não dá para colocar um funcionário que passe para limpar de 40 em 40 minutos? É lasca, né?”


Desperdício

Já o leitor Vicente Rizzo, reclama que tem um cano de água potável estourado na Asa Sul, em frente à Estação do Metrô, por trás do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira. A água jorrava copiosamente. Um absurdo.


Água

Falando em água, o leitor Jaime Alves da Silva queixa-se que a Rua Alto Sumaré, no Centro Paulista, está, há 23 dias, sem água e não é a primeira vez. Apesar dos apelos à Compesa, nada foi feito. Diz que as contas chegam religiosamente todo o mês.


Mulher - Com o mote “Elas sabem o Poder que têm” a Bandeirantes Mídia Exterior criou campanha em homenagem, hoje, ao Dia Internacional da Mulher. E veiculada nos outdoors e TopBackBus e a assinatura da Agência Atma+Bianchi.

Rim - Hoje, Dia Mundial do Rim, o Hospital Infantil Maria Lucinda promove, a partir das 7h, ação educativa gratuita, com palestras, orientações de profissionais e esclarecimentos de prevenção contra as doenças renais.

SOS - A ONG Instituto SOS Polis, Cidadania, Desenvolvimento e Sustentabilidade, em Palmares, promove duas palestras, hoje, Dia Internacional da Mulher. Das 14h às 18h, na sede da ONG, e com sorteios brindes e coquetel .



Poesia

Ah, essa mulher bonita!

Robson Sampaio

Ah, essa mulher bonita!
Inventa e reinventa modas.
Primeiro, ajustando o corpo e,
depois, a alma, só para nos
agradar.
Por isso, suave é o dia,
doce é essa mulher...

Sorriso delicado, ar atrevido,
espírito irreverente,
misto de mulher e menina,
um quê de moleca
com um quê de sensual...
Enigmas em sintonia com
o verde-azul do mar...

Ah, essa mulher bonita!
Por isso, suave é o dia,
doce é essa mulher...

Nenhum comentário:

Postar um comentário