segunda-feira, 14 de maio de 2012

Parabólica





Ainda o mosquito da dengue

Um leitor enviou o seguinte: “Caro Robson, sobre a denúncia publicada em sua coluna, no dia 9 passado, remetida pelo também fiel leitor e costumeiro missivista Célio Cruz (“um ferro-velho, no Distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, local que dá acesso a Santa Cruz do Capibaribe, é um verdadeiro criadouro gigante dos mosquitos da dengue”); lembro que não precisamos ir muito longe não. Aqui embaixo do Viaduto Capitão Temudo, na Ilha Joana Bezerra, tem de um lado um depósito de um leiloeiro e, do outro, um depósito de carros do Estado de Pernambuco, na mesma situação. Quer dizer, potencial criadouro do mosquito da dengue. Passa o prefeito do Recife, o governador de Pernambuco e centenas de assessores, etc, mas nunca ninguém viu, porque só olham para cima, não olham em volta nem para baixo. As mazelas se chocam umas as outras, formam pirâmides que iguais à dos Egito, vão durar milhares de anos se dependerem do olhar crítico de autoridades pouco interessados no bem comum. E a dengue esta aí, derrubando as pessoas e matando. Todos se calam. Um abração”.


Nelcy - No dia 12 de maio de 1985, o navio- petroleiro Jatobá pegava fogo, a 1h30 da madrugada, no Cais do Porto, no Bairro do Recife, com 1.500 toneladas de gás de cozinha. Uma explosão varreria o Recife, num raio de 5 km, já que estava perto do Parque de Tancagem do Brum. Pois bem, o prático Nelcy da Silva Campos, num ato heroico, e com o rebocador Saveiro, conduziu o navio para 4 mil milhas náuticas. O fogo apagou-se sozinho. Hoje, Nelcy tem um busto de mármore, na Praça do Arsenal, homenagem do III Distrito Naval da Marinha do Brasil. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=0dBxHbsZykY



Obstrução da rua

O leitor Décio César já mandou cinco e-mails para a Dircon denunciando que, na Rua José de Holanda, 561, em frente ao EdifícioTinhorão, na Torre, o dono ou um empregado de uma distribuidora de água coloca, diariamente, uma armação de ferro para guardar a vaga de carro. “Isso é o dia todo e, provavelmente, não é permitido porque a rua é pública”, reclama Décio.



“Santos do pau-oco”?

Jogadores de futebol viraram “santos do pau-oco”. Levam um monte de cartões amarelos, dão porradas e, na hora do gol, erguem as mãos para o céu, fazem o sinal da cruz, beijam as alianças, em gestos ridículos e fora dos contextos. É demais.



Solidária - Niedja Guimarães, secretária estadual das Mulheres do Partido Socialista Brasileiro/PE, entregou mais de mil kits de higiene para pacientes do Núcleo de Atendimento aos Doentes do Interior e da Pousada Interiorana Cristã.


Solidária II - As entidades foram indicadas pelo Hospital do Câncer. Segundo Niedja, os kits foram arrecadados durante o Carnaval. O Bloco Carnavalesco Mulheres Saudáveis trocou camisas por material de higiene pessoal.



No meio da canela

Moradores solicitam mais policiamento, na Rua Eliza Cabral de Souza,
Em Camaragibe, já que o tráfico de drogas e o consumo de crack amedrontam as pessoas de bem. Segundo um cidadão, a violência também rola solta, dando no meio da canela.



Descaso

Hás mais de um mês, denunciei um vazamento de água e que já se transformou num buraco, entre as esquinas das ruas Cônego Romeu e Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem. Pois bem companheiros, tudo está do mesmo jeito. Um descaso absurdo.


Vôte!

Já lá se vão, os bons tempos em que futebol era só pra cabra macho e bom de bola, de craques, um Clube do Bolinha. Hoje é jogadora, juíza, bandeirinha, repórter e, agora, mulher gandula. Virou Clube da Luzinha também. Eu, hein? Vôte!




Inglês - Abertas, até o dia 18, na UFRPE, inscrições para cursos de inglês para alunos universitários (de qualquer instituição de ensino superior de Pernambuco) para bolsas no Exterior. Informações: (81) 3320.6010 e www.ufrpe.br/aci.


Abreu - O Movimento por Amor a Abreu e Lima comemora os 30 anos de emancipação da cidade, hoje, às 16h, na Praça da Bandeira, no Centro. Atrações: As Filhas de Baracho e o chorinho de João Salviano.



Bullying - O Procon-PE e a Aspape (Associação de Pais de Alunos de Pernambuco), promoverão, no dia 23, palestra sobre o bullying. Inscrições gratuitas, na Rua Floriano Peixoto, 141, 2° andar, Bairro de São José, tel. 3181-7006.




Conclusão - Neste mês, o Coletivo Coca Cola, projeto realizado pela Mais Consultoria Social, forma nova turma. Foram contemplados 114 moradores da Várzea, com aulas preparatórias para entrarem no mercado de trabalho.






Teatro da Vida


“ID dez TA!” - Esta foi enviada pelo companheiro Paulo Pereira, rubro-negro doente, bom bebedor de uísque, e “domador” de cavalo puro-sangue, nas pradarias do nosso Jockey Club de Pernambuco. Nós, os “silvers surfers” (pessoas mais velhas na Internet), às vezes, temos problemas com os nossos computadores. Ontem tive um e chamei o Joãozinho, um garoto de onze anos de idade, meu vizinho, cujo quarto se parece com o “Mission Control”. E lhe pedi para dar uma olhadela. Ele clicou num par de teclas e logo resolveu o problema. Quando ele estava indo embora, chame e lhe perguntei: - Então, qual era o problema? Ele respondeu: - Foi um erro de “ID dez TA” . Eu não queria parecer estúpido, mas ainda assim perguntei: - Um erro de “ID dez TA”? O que é isso? Me diz, para o caso de vir a acontecer o mesmo problema. Ele sorriu sarcástico... - Você nunca ouviu falar de um erro de “ID dez TA”? - Não, respondi. - Escreva - disse ele- e acho que você vai descobrir. - Então, escrevi: ID I0 TA. E eu que gostava tanto do Joãozinho...




É melhor rir...

“Tempos Modernos”: No cartório, o tabelião se dirigiu ao índio: - Em que posso ajuda-lo, senhor? - Índio quer mudar de nome! - Mas, senhor! Os nomes indígenas são partes de suas raízes culturais. Tem certeza que quer mudá-lo? - Sim. Índio tem certeza. Índio não ver mais sentido em ter esse nome. - Sendo assim... Qual é o seu nome? – “Grande Nuvem Azul Que Leva Mensagem Para Outro Lado da Montanha e do Mundo”. - E como o senhor deseja se chamar? - E-mail.



...Rir sempre

“O Bêbado e a Dama de Preto”: Começou a música e um bêbado levantou-se, cambaleando, e se dirigiu a uma senhora de preto e falou: - Hic... Madame, me dá o prazer dessa dança? E ouviu a seguinte resposta: - Não, por quatro motivos: Primeiro, o senhor está bêbado! Segundo, isto é um velório! Terceiro, não se dança o Pai Nosso! E quarto, porque “madame” é a p.q.p.! Eu sou o padre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário