quarta-feira, 6 de junho de 2012

Parabólica




Esgotos estourados e fedentina


Do jornalista Chico Carlos, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas/PE: “Companheiro Robson, os problemas urbanos fervilham no Recife e os esgotos estourados integram este cenário de descaso público. Mas, o pior mesmo é a fedentina insuportável que fica entranhada no ar, como se fosse um chiclete agarrado no céu da boca. O que é isso, companheiro! Há quase um mês, um esgoto jorra a céu aberto em frente à sede do nosso Sindicato, na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista. Pedestres e frequentadores do tradicional Teatro Valdemar de Oliveira passam maus bocados, principalmente, nos fins de semana. Eita fedentina! Esperar na fila ou na praça é um “Deus nos acuda”, por conta do mau cheiro que arrebenta até os pulmões. Compesa, cadê você?” Já o leitor Vicente Rizzo denuncia um esgoto estourado que, entra ano e sai ano, continua na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, embaixo do viaduto do Metrô. “Frequentemente, os transeuntes são brindados com lama espalhadas pelos carros e ônibus”, diz.



Reciclagem - A Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão, promove a Semana do Meio Ambiente, coordenada pelos professores Ricardo Francisco e Alba Nogueira, com oficinas em escolas municipais. Além da mostra de pontos luminosos, ontem à noite, na rampa da FG, equipes do Curso de Gestão Ambiental mostraram trabalhos em CD’s, papel, cano de PVC, garrafas PET, arame e madeira. O destaque foi o reciclado da equipe Clareando o Futuro, em lustre e luminária, sustentabilidade com a reciclagem.



Rio Capibaribe


Paulo Andre Dias da Silva Neto, autor da foto, denuncia que, no Alto Rio Capibaribe, entre as cidades acima da barragem do Jucazinho, inclusive, Santa Cruz do Capibaribe, a mpoluição por esgoto sanitário e despejos domésticos e industriais são constantes. Além da exploração comercial de areia do leito e de madeira para lenha, dando lugar a loteamentos. E a retirada de areia para construção civil é enorme, acima de Santa Cruz e antes da Barragem de Poço Fundo.










Rio Capibaribe II

Paulo André Afirma que esta agressão ao meio ambiente tem licença da CPRH e do DNPM. Mas obteve, com o juiz da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, Tito Lívio, liminar parando a exploração até o completo esclarecimento e delimitações.


Ônibus

Leitores queixam-se da espera de mais de duas horas pelos ônibus da Pracinha de Boa Viagem até Dois Carneiros. Um deles reclama que, todo dia, é o mesmo sofrimento, embora sejam coletivos de duas empresas. É um absurdo.


UBE

A União Brasileira de Escritores recebeu da Secretaria de Meio Ambiente do Recife (Semam) a autorização nº 080/12 para erradicar duas árvores e podar 12. Todas, na Rua Santana, 202, em Casa Forte, e com validade até 22 de novembro deste ano.





Teatro - Este mês, o ator Alfredo Borba ministra Curso de Teatro para pessoas que precisam se comunicar com diferentes públicos, participar de reuniões e coordenar equipes. Informações: 3424.2625 ou www.ictnet.com.br.



Educação - A Secretaria de Educação intensificará as rondas, nas imediações da Escola Estadual da Tabajara, em Olinda, para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários.


Drogas - E sobre a denúncia de venda de drogas na unidade, será feita uma ação de inteligência da Patrulha Escolar para apurar o caso e encaminhar, se necessário, aos órgãos competentes.


Médicos - Já a Secretaria de Saúde de Olinda está contratando médicos para o Programa Saúde da Família (PSF), psiquiatria, urologia, ortopedia, obstetrícia (6) e neonatal. Contato: Luci Martins, ma Rua do Sol, 311, Carmo, tel. 3305.1116.










Nenhum comentário:

Postar um comentário