quarta-feira, 20 de junho de 2012

Parabólica





Pedofilia e motociclistas

Os cinemas de Pernambuco poderão ser obrigados a exibir filmes de advertência contra a pedofilia, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes antes das sessões. É um projeto de lei do deputado Sérgio Leite (PT), publicado no Diário Oficial de ontem, e em tramitação na Assembleia Legislativa (Alepe). As peças educativas e informativas devem incluir os números do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do (81) 3421.95.95, do Disque Denúncia. “A pedofilia, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes implicam em grave violação dos direitos humanos e deixam sérias marcas físicas, psicológicas e sociais. É importante que a sociedade denuncie os crimes. Creio que a exibição das peças, nos cinemas, vai ajudar muito no processo de conscientização”, disse leite. Também em tramitação, na Alepe, o projeto de lei do deputado Aluisio Lessa que obriga as montadoras e revendedoras de motos e motonetas, no Estado, a arcar com cursos de formação de condutores para os seus clientes.


Motos - Segundo Aluísio Lessa, os acidentes com motociclistas despreparados, sem equipamentos de segurança e, muitas vezes, alcoolizados, já viraram uma verdadeira epidemia. E como resultado disso, o Governo do Estado se vê obrigado a pagar o tratamento e a assistência médica total com o acidentado. O custo, com cada motoqueiro acidentado, chega a 150 mil reais e, quando o mesmo se torna inválido, as despesas alcançam a quase um milhão de reais.


Matagal na escola






Henrique Lotto, autor da foto, denuncia que a Escola Historiador Pereira da Costa, em Jardim Maranguape, Paulista, está cheia de mato e lixo em sua área interna. E que, segundo os alunos, insetos estão incomodando e tirando o sossego deles. Além disso, sapos, escorpiões e até pequenas cobras já apareceram no dito cujo matagal. Pedem que a direção do colégio tome providências e mande cortar e limpar o terreno.



Esgoto e fedor

Eurides Correia Neves, assinante da Folha, pede que a Vigilância Sanitária fiscalize um esgoto feito de forma inapropriada, por trás do Supermercado Todo Dia, em Afogados. Os dejetos são jogados, na via pública, e com um fedor insuportável.


Tartaruga?
O leitor Jayme Sá denuncia que os usuários da Linha 370 TIP/TI Aeroporto, da Empresa Borborema, não aguentam mais a demora dos ônibus. De segunda a sexta, são 40 minutos de espera e, nos fins de semana, demoram uma hora ou mais.



Tartaruga? II

De acordo com o cidadão, a maioria dos passageiros não está satisfeita com o atual itinerário. “Solicitamos, ao Grande Recife, fiscalização e estudos para a Linha 370 seguir direto pela Avenida Recife, pela BR- 232 e peloTIP, afirma Jayme.




São João - Hoje à noite, o Clube de Engenharia de Pernambuco realiza a festa de São João, na sede da Praça Sérgio Loreto, São José. O presidente Alexandre Santos recebe engenheiros, arquitetos e geólogos.

Prêmio - A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho abriu inscrições, até o dia 31, para a 5ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos no Mundo do Trabalho. Informações: www.anamatra.org.br.


Remédios - O Programa de Atenção à Saúde, da Farmácia Roval, presta informações gratuitas sobre o uso correto de remédios. Às 3ª. e 5ª., das 9h às 17h, nas ruas Gervásio Pires e Duque de Caxias. Tel. 3031.5581.




José Queiroz inaugura escola de tempo integral
Há mais de uma década Caruaru não ganhava uma nova unidade de ensino

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, inaugurou no início da noite desta terça-feira (19/06) a primeira escola pública municipal construída especialmente para funcionar em regime de tempo integral. A Escola Professor Rubem de Lima Barros irá atender 600 alunos do 6º ao 9º anos, oferecendo estrutura completa com 24 salas de aula, sala para professores, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e área de recreação, construídos numa área de 2.300m². A obra também marca a reconstrução de unidades de ensino na Capital do Agreste, afinal há mais de uma década nenhum novo colégio era erguido. Outra escola, nos mesmos moldes, também está sendo finalizada pela Prefeitura.



José Queiroz inaugura escola de tempo integral


“Esta é mais uma conquista para o sistema educacional de Caruaru. Nesta administração já conseguimos melhorar o IDEB, reduzir em 50% a taxa de analfabetismo. Além disto, entregamos leite de qualidade a 17 mil crianças, complementando a merenda”, afirmou Queiroz, diante de mais de 300 pessoas que enfrentaram a chuva para conhecer o novo prédio. Ele e a primeira dama, Carminha Queiroz, fizeram a entrega simbólica do kit fardamento a estudantes do ensino fundamental. Desde 2009 o fardamento em Caruaru é entregue gratuitamente, beneficiando mais de 35 mil alunos, que antes precisavam desembolsar R$ 18 por cada conjunto.




A escola Professor Rubem de Lima Barros fica no bairro Cidade Jardim, mas irá atender a demanda de comunidades populosas na cidade, como José Liberato, cedro, Salgado e São João da Escócia. Caruaru já contava com outra unidade em tempo integral, a Escola Paulina Monteiro, localizada no bairro Santa Rosa, que foi adaptada para receber os estudantes em dois turnos. Outras 50 escolas, no campo e zona urbana, são beneficiadas com o Programa Mais Educação, atendendo a cerca de 15 mil estudantes por dia, nos sistemas integral e semi-integral.

“Conseguimos, com muito esforço, implementar o piso nacional dos professores em Caruaru e hoje somos uma das cidades que melhor paga aos educadores em Pernambuco. Realizamos concurso para o preenchimento de 600 vagas e acabamos com o absurdo que havia antes, quando os profissionais eram demitidos no fim do ano e recontratados em fevereiro, ficando sem receber o 13º. Isto é o resultado de trabalho, feito com dedicação e compromisso com a população”, complementou o prefeito.

Jornalistas,
o crédito das imagens é: Rafael Lima/Secom
Atenciosamente,
Aquiles Lopes
Secretário de Comunicação Social de Caruaru
8648-3483




CD “Memória Musical do Cangaço”

Já está em fase final o CD “Memória Musical do Cangaço”, gravado pelo grupo Cabras de Lampião em parceria com o cantor e compositor serra-talhadense Rui Grude. O trabalho promete resgatar as letras e melodias do repertório musical cantado no bando de Lampião, cujas autorias não se sabe – ou não tem registro –, e outras que são atribuídas a Lampião. Mas, todas estão no Domínio Público. Tudo isso tendo como mote o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e com outros artistas de Serra Talhada, que utilizam o Cangaço como inspiração artística e poética.
As canções que abordavam o cangaço, até hoje ainda são facilmente ouvidas:
“Olê, mulé rendeira,

Olê, mulé rendar,

Tu me ensina a fazer renda

Que eu te ensino a namorar”



Ou:



“Acorda, Maria Bonita!

Levanta vem fazer o café

Que o dia já vem raiando

E a polícia já tá de pé”



Ou ainda:



“Xaxado, meu bem, xaxado

Xaxado vem do sertão

É dança dos cangaceiros

Dos Cabras de Lampião”



"Assim é que cantava

Os cabras de Lampião

Dançando e xaxando

No forró do sertão".



“A Música do Cangaço nasceu dentro dos bandos. Não foi produzida fora e os cangaceiros assimilaram, receberam e adotaram. Eram, eles mesmos, com seus poetas e músicos, compondo, tocando, dançando, recitando. Sendo, inclusive, dezenas dessas modinhas, atribuídas à autoria ao próprio Lampião, outras, a Zabelê, Cajarana e Gitirana”, explica o pesquisador e escritor do Cangaço Anildomá Willans de Souza – responsável pela pesquisa do projeto junto com Cleonice Maria (coordenadora dos Cabras de Lampião).



O CD está sendo produzido por Karl Marx e pretende resgatar e registrar esse legado artístico/musical dos Cangaceiros. Para ele, “O Cangaço possui um dos insumos mais importantes utilizados no Ponto de Cultura Cabras de Lampião, tendo lugar de importância na comunidade serra-talhadense, reconhecido como elemento da sua identidade cultural”.

Este projeto caminha para a compreensão de ação e perpetuação das canções que fazem parte da Identidade Cultural do Sertão, utilizando elementos das manifestações populares dentro de uma estrutura de esforço de pesquisa, já que o Ponto de Cultura Cabras de Lampião detém grande material sobre o assunto: literatura de cordel, pesquisas acadêmicas e localização de poetas populares e toda fonte necessária à qualidade do trabalho.
Este projeto faz parte do ciclo de ações desenvolvidos pelo grupo Cabras de Lampião para efetivar Serra Talhada como Capital do Xaxado e marcar o mês de julho como sendo de comemoração e divulgação de Lampião, o filho mais ilustre de Serra Talhada. Basta lembrar que além do lançamento do CD Memória Musical do Cangaço, eles também estarão realizando o espetáculo teatral “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião” (Dirigido por José Pimentel), o Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço e o Encontro Nordestino de Xaxado. Mais informações: www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com




Celpe alerta para os riscos de soltar fogos e acender
fogueiras próximo à rede elétrica

Recife, 15 de junho de 2012 – Com a finalidade de assegurar um São João longe de acidentes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) faz um alerta para situações de risco envolvendo de fogos de artifício e fogueiras próximos da rede de distribuição de energia elétrica. A segurança deve ser observada também nos adornos juninos. As populares bandeirinhas e balões nunca devem ser instalados em postes e perto de fios condutores de eletricidade. São pequenos detalhes que devem ser verificados durante uma das mais tradicionais festas do Nordeste brasileiro.
No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados. Em casos de ligações provisórias para a alimentação das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas de comidas típicas e fogos, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Celpe. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema e representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. “Não é porque essas ligações são para um espaço curto de tempo que são menos perigosas. Um curto circuito ou sobrecarga onde haja fogos de artifício, por exemplo, pode ser muito perigoso e até mesmo fatal”, alerta o gerente de Saúde e Segurança da Celpe, Hugo Vidal.
Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, observa Vidal, é importante ter uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. “Em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado”, explica.
Além de todos os alertas para que os fogos de artifício sejam manuseados somente por adultos para diminuir os riscos de queimaduras, a Celpe ressalta que eles somente devem ser utilizados em locais distantes das redes elétricas, afastados de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis. “Os fogos de artifício podem causar acidentes graves e, se atingirem a rede elétrica, provocar curto-circuito e interrupções no fornecimento”, acrescenta Vidal.
Outro alerta do gerente de Segurança é quanto aos balões. “Soltar balões é crime e uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado. As consequências são imprevisíveis”, ressalta. Atentar para não acender fogueiras embaixo da fiação elétrica também é outra dica da Celpe. O calor das chamas pode super aquecer a rede e levar à interrupção de energia.
Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais isolantes e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. De acordo com as normas de segurança da Celpe, postes e padrões de energia não podem ser utilizados para amarrar bandeirinhas e demais adereços. Também não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Dicas de segurança

- Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;

- Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;

- Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem estar, no mínimo, a um metro de distância da fiação elétrica;

- Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo

- Em caso de fios partidos ou caídos, mantinha uma distância segura. Jamais toque em pessoas que estejam em contato com a rede elétrica. Ligue de imediato para prontidão de luz;

- Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;

- Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe;

Procedimentos em caso de acidente

- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;

- Ligar imediatamente para o Samu (192) Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (0800 081 0196)





INFORMAÇÕES

Unidade de Relações com a Imprensa | PRRI
André Albuquerque – 9853-9796
andre.albuquerque@celpe.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário