sexta-feira, 29 de junho de 2012

Parabólica



Mosquito da dengue e esgoto

A Prefeitura do Recife responde: “Em atenção à nota Absurdo, publicada em 22/06/12, sobre um foco do mosquito da dengue, na Av. Dr. Seixas, 48, no Poço da Panela, a Secretaria de Saúde do Recife esclarece que o prazo de 30 dias é dado pela Ouvidoria Municipal. Não para a avaliação da denúncia, mas para um posicionamento sobre a situação, o que inclui a informação dos procedimentos adotados e, se possível, os resultados obtidos em relação à queixa. A Secretaria destaca que tem mantido vigilância constante para o enfrentamento da dengue, no Recife, inclusive, com a contratação de profissionais e a realização de parcerias com instituições públicas e privadas. Além da imprescindível colaboração da população. Sobre a nota Esgoto e Fedor, de 20/06 12, referente a um esgoto por trás de supermercado, em Afogados, a Vigilância Sanitária do Recife diz que,se o esgoto com problema ficar dentro da área do supermercado, o estabelecimento será notificado para corrigir a situação. Caso o canal seja em via pública, quem deverá responder é a Compesa”.


Inclusão - A Barraca do Pezão, no Posto 7, na orla de Boa Viagem -81. 221.4157 e contato@barracadopezao.com.br - mantém parceria com a Construtora Duarte e disponibiliza cadeira especial para deficientes físicos se locomoverem da areia até o mar. E com a possibilidade de tomar banho, já que o equipamento flutua, e tudo isso com acompanhamento. “É uma satisfação atender e possibilitar um momento de diversão para eles e promover a inclusão social”, diz o dono Carlinhos Vasconcelos.




Em ruínas e esquecido







Em ruínas, é como se encontra o que sobrou da Casa Grande, do antigo Engenho Botafogo, em Itapissuma, denuncia e lamenta o leito o Melo, autor da foto. “Quem diria que esse prédio foi um belíssimo chalé em estilo inglês, do século XIX. O local poderia ser recuperado para servir de biblioteca para os jovens da Vila Botafogo, proporcionando muitos benefícios para a comunidade, além de resgatar a História local”, sugere Melo.



Foco de dengue

Já o leitor J.JR. informa que, embaixo das muretas laterais do viaduto da Av. João de Barros, se formam poças e mais poças de égua, servindo de foco de dengue. “O certo seria a PCR colocar cimento e nivelar o piso abaixo da mureta”, diz.


Remédios...

Diversos pacientes cardíacos, que estão internados no Procape, denunciam a falta dos seguintes medicamentos: Hidralazina, Omeprazol e Monocordil. O mais grave é que a grande maioria não tem dinheiro para comprar.


... E milagre

E, para seguir o tratamento, alguns deles são obrigados a comprar, na rede comercial de farmácias, o que gera despesa quase que diariamente. Quem não tem dinheiro, espera por um milagre para sobreviver! É um absurdo?



Comandos - A Escola Técnica Leiaut promove, amanhã, às 9h, na unidade da Joaquim Felipe, a palestra inaugural do Curso de Comandos Elétricos. As matrículas podem ser feitas no local. Tel. 3081-5552 e 3.0387.


Espanha - Hoje, às 18h, Tertúlia Literária, no Instituto Cervantes do Recife, com o tema Poesia Mística na Língua Espanhola, com o doutor em Letras, Darío Gómez Sánchez, da UFPE. Vagas limitadas e de graça.Tel. 3334.0450 e cenrec@cervantes.es.

Previdência - A Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), da OAB, abriu inscrições ao Curso Noções de Cálculo e Revisão de Benefícios Previdenciários, para advogados e alunos. Tel. (81) 3224-7282.





Parceria

A ONG Lar do Amanhã, voltada ao resgate de famílias carentes, está com um novo projeto de oferecer cursos profissionalizantes, atividades esportivas, musicais e artesanais. Nesta semana, o cantor Nando Cordel, que está à frente da instituição, localizada em Cabo de Santo Agostinho, fechou parceria com o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc para que a ONG possa contar com atividades educacionais.Para definir como será a parceria, no dia 4 de julho já está marcada a primeira reunião com os representantes do Sistema S.




Assembleia legislativa
fiscalizará Mobilidade


As ações propostas pelos gestores públicos para tentar solucionar o problema da falta de mobilidade nos centros urbanos do estado serão cobradas e fiscalizadas, formalmente, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir de agosto. Ontem, o deputado Silvio Costa Filho (PTB) apresentou à Casa um projeto de lei para a criação da comissão permanente de mobilidade urbana com esse objetivo. Em 2011, a comissão funcionou em caráter especial. Agora a proposta é que o assunto seja discutido constantemente pelo Legislativo. O projeto foi sugerido durante o lançamento da carta aberta Desafios da Mobilidade, que apontou 18 metas para melhorar a mobilidade com base nos debates promovidos pela comissão.

O deputado Silvio Costa Filho, que presidiu a comissão especial, acredita que a ideia de discutir o tema da mobilidade de forma sistemática será defendida por todos os parlamentares. “O projeto será votado em agosto mas já tem a aprovação dos 49 deputados da Casa. Não há como ser de outra forma, já que esse problema está entre os três maiores da RMR”, ressaltou. O parlamentar afirmou, ainda, que a comissão deverá cobrar o cumprimento das 18 metas sugeridas no documento além da concretização das obras e ações já em curso ou prometidas pela administração pública.

Dentre os objetivos sugeridos, estão o maior investimento em transporte público de qualidade e a construção de estacionamentos para carros, ciclovias, faixas exclusivas e corredores para ônibus e Bus Rapid Transit (BRT), além de viadutos e pontes em locais estratégicos. Eles foram apresentados como a síntese das audiências públicas e visitas técnicas a cidades do Brasil e do mundo que conseguiram vencer o problema da mobilidade, como Curitiba e Bogotá, realizadas pela comissão.

No entanto, nem todos os pontos sugeridos no documento agradaram aos especialistas em mobilidade urbana que participaram da solenidade. Fazendo uma leitura superficial do relatório, a maioria identificou propostas contraditórias, como o incentivo ao transporte público e individual ao mesmo tempo, e superficiais. “O documento defende a ampliação da rede de metrô, mas não leva em conta que esse é um investimento alto, de, no mínimo, US$ 30 milhões por quilômetro. Também fala em estimular o transporte público, mas incentiva os viadutos que são para carros e só fazem transferir os congestionamentos se não forem bem estudados”, avaliou o engenheiro civil e presidente regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), César Cavalcanti.
-Cristina Henriques
APBS - Associação de Moradores do Pina, Boa Viagem e Setubal
Ano VIII - Fundada em 26/04/2004
apbsrecifepe@hotmail.com
www.apbsrecifepe.blogspot.com
www.twitter.com/CristinaAPBS
F.(81)91422712 Hor.comercial
Meio Ambiente F.(81)30617660 Fátima Cortez -
Boa Viagem - Recife/PE



Bandeirão

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), informa que voluntários e técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), de Caruaru, estarão abrindo na noite desta sexta-feira (29), um bandeirão medindo 25x18m no pátio de eventos da capital do forró.
A ação que é realizada em parceria com a coordenação do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem como objetivo convocar as pessoas a denunciarem abusos contra crianças e adolescentes, acionando o disque 100 e reunir Governo e Sociedade Civil para dar um basta a este tipo de violência.



Faculdade Boa Viagem realiza
campanha de solidariedade

Neste sábado (30), alunos e professores da Faculdade Boa Viagem (FBV) levarão 2 toneladas de alimentos que foram arrecadas na instituição para a cidade de Mungulu, sertão da Paraíba. O dia ainda trará muitas surpresas aos mulunguenses, com recreação e dicas de higiene pessoal. O município lidera os rankings de pobreza do país e 67% das pessoas da cidade não são alfabetizadas. A instituição atua nesse projeto de responsabilidade social desde 2006 e realiza parceria com uma ONG da região, a AMAI. Mais informações pelo site www.sertaosolidario.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário