segunda-feira, 2 de julho de 2012

Parabólica





Descaso na saúde pública

Pacientes renais de Pernambuco penam por uma vaga nas clínicas de hemodiálise conveniadas ao SUS e credenciadas à Rede Estadual de Saúde. Muitos recebem alta dos hospitais públicos e precisam esperar por uma vaga. E haja espera. O MPPE instaurou inquérito para apurar denúncia de que pacientes, portadores de doenças renais crônicas, enfrentam longas distâncias para se submeter a sessões de hemodiálise, por falta de vagas em clínicas mais próximas. A situação se complica, no dia a dia, e alguns contraem infecção hospitalar, ficando na unidade hospitalar sem perspectiva de alta. Para se ter uma ideia, a doença renal crônica é silenciosa e, só no Brasil, atinge dois milhões de pessoas. E o pior: cerca de 60% não sabem que sofrem da doença e, quando descobrem, já é tarde, pois a função renal não pode ser recuperada. Assim, a fila para hemodiálise cresce a cada ano. A Sociedade Brasileira de Nefrologia já solicitou, por ofício, à Secretaria Estadual de Saúde, o acréscimo de vagas nas clínicas conveniadas.


“Poder? - Do leitor Cláudio de Melo Silva: “Os aposentados de Pernambuco tiveram os vencimentos rebaixados no mês de junho. Amigos, reformados pela PMPE, reclamam que tiveram redução no valor de suas gratificações. Até uma gratificação estabilizada de função de aposentados do DER, com ganho de causa no STF, Processo 001. 1995.068836-4, teve o valor reduzido, por uma instância menor do TJPE. Será que o excesso de ‘poder’ está falando mais alto que a Lei, em nosso Estado?”




Zorra no trânsito





O leitor e assinante da Folha, Charles Adrien, autor da foto, denuncia que, nas ruas dos edifícios Thomas Edison e Alfred Nobel, esquina da Rua Frei Matias Tevis, na Ilha do Leite, o desrespeito às leis de trânsito é diário e constante. Motoristas estacionam os carros em qualquer lugar e desrespeitam as placas instaladas pela CTTU. A zorra generalizada acontece, há mais de três anos, e os agentes da CTTU nãoo estão nem aí. É uma vergonha.



Casas danificadas

O leitor Luciano Costa denuncia que a Compesa fez um serviço de encanação, na Rua Flor de Mariz, no Fundão, e a Prefeitura do Recife tapou o buraco. Só que o cano estourou e houve infiltração em duas casas que estão danificadas.


Desperdício

Na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, defronte ao Hotel Tradição, há um vazamento enorme de água, com um desperdício incalculável. Além disso, esse trecho está tomado pelos buracos. E são buracos grandes e fundos.



Lombadas

A Prefeitura do Recife esclarece que as lombadas, em Jardim São Paulo, estão localizadas na Br-101 que é, portanto, uma rodovia federal. Dessa forma, a reclamação deve ser encaminhada ao Departamento ao DER e não à PCR.


Gelo - O filme A Era do Gelo 4 é o tema da programação de férias do Shopping Guararapes, a partir de amanhã.A atração será o Happy Ball, grandes bolas de plástico transparentes que deslizam sobre uma piscina.


Oficinas - O Instituto Ricardo Brennand movimenta oficinas para crianças de 3 a 12 anos, de amanhã ao dia 27, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30. Apenas uma oficina é para os adultos. Tel. 21 2 1.0354.

Cada sopapo

Um buracão, bem no meio da Rua Capitão Zuzinha, em Boa Viagem, quase em frente a uma auto-escola, vai completar nove meses, ou seja, uma gestação completa. Os motoristas estão tendo os carros danificados. É cada sopapo.



Órgãos

O vereador Inácio Neto (PSB) lançou, na Câmara do Recife, projeto de lei que obriga as unidades de saúde a divulgarem, por meio de panfletos e banners, a importância da doação de órgãos. Visa dar maior rapidez a fila de espera por um órgão.



...Assembleia

Em greve, há mais de dez dias, e sem conseguir negociar com o Governo, servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica, estão convocados para assembleia, às 10h, amanhã, no IFPE. Discutirão a pauta de reivindicações.



Curtas


...Greve - Segundo o coordenador do SINASEFE/PE, José Carlos de Souza, é quase certa a adesão à greve dos servidores do Campus Recife, tendo em vista o descumprimento do Governo Federal, na condução das negociações com os servidores.



Cinema - A Linguagem Audiovisual e os Usos do Cinema em Sala de Aula é tema do minicuro do 16º Encontro de Educação para o Nordeste (Edune), de amanhã até quinta. Inscrições: 2122.
3500 e www.fafire.br.


Saúde - O prefeito José Queiroz inaugurou o Disque Saúde, em Caruaru, agilizando as consultas médicas: Central de Marcação Unficada, pelo 0800 281 7080. A chamada só é completada em telefones fixos.




Teatro da Vida

“Dona Bastiana” - Bastiana, esposa de Zé do Leite, morava numa cidade do Interior de Alagoas. Ia pela rua e cruzou com o sacerdote. O padre disse: - Bom dia. Por acaso, você não é a Bastiana, a quem casei, há dois anos, na minha antiga diocese? Ela respondeu: - Sim, sou eu mesma! O padre perguntou: - Mas, não me lembro de ter batizado um filho seu. Não teve nenhum? - Não, padre, ainda não. Ele disse: - Bem, na próxima semana, viajo para Roma. Por isso, se você quiser, acendo uma vela lá, por você e por seu marido, para que recebam a bênção de poder ter filhos. Ela disse: - Oh! Padre, muito obrigada, ficaremos gratos! Anos mais tarde, encontraram-se novamente. O sacerdote, já ancião, perguntou: - Bom-dia, Bastiana. Como está agora? Já teve filhos? Ela respondeu: - Oh, sim. Três pares de gêmeos e mais quatro... No total: dez! Indo para o décimo primeiro! Disse o padre: - Bendito seja o Senhor! Que maravilha! ... E onde está o seu marido? - Está a caminho de Roma, para ver se apaga a porra da vela!


É melhor rir... - Manoel chega em casa, com uma caixa de Mate Leão debaixo do braço, e entrega pra Maria: - Manoel, eu mandei você trazer veneno pra rato e você me traz uma caixa de Mate Leão? - Mas, se mata um leão, você acha que não vai matar um ratinho de merda? Na pastelaria, Manoel entra e pede: - Tem pastel quentinho? - Acabou de sair! - Raios! A que horas ele volta? - Manoel, vamos numa festa de aniversário de 15 anos? - Vamos sim. Mas eu só posso ficar uma semana!



Rir sempre...

Palavras mais pronunciadas - “Numa Igreja Evangélica”: Diabo, Capeta, Satanás, Demônio, Coisa Ruim, Inferno, Cramulhão, Lúcifer, Maldito, Amaldiçoado, Tinhoso, Encosto. “Num Motel”: Ai Meu Deus, Jesus, Meu Pai, Jesus Cristo, Ai Papai do Céu, Ó Senhor, Minha Nossa Senhora, Por todos os Santos, Minha Santa Mãe, Meu Jesus. Portanto, para de ir à igreja e vá para o motel. Jesus agradece...





Nenhum comentário:

Postar um comentário