terça-feira, 21 de agosto de 2012

Parabólica




“Frases & Minipoemas”

Companheiros, depois de lançar os livros “O Recife & Outros Poemas (2007-Cepe), “Eu Sou Capibaribe-Poemas (Instituto Maximiano Campos /Edições Bagaço- 2009)”- os dois com edições esgotadas - e “Arrecifes – Coletânea & Novos Poemas –Cepe2011” (em sua segunda edição), estou em busca de apoio cultural de alguns mecenas para publicação, na segunda quinzena de setembro, do meu quarto livro “Frases & Minipoemas”, a ser impresso na Cepe e lançamento no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador. São frases ditas nas redações, nos bares ou escritas na coluna, nestes 44 anos de profissão, onde a ironia, a tristeza, a alegria, a brincadeira, a profissão, o Jornalismo, etc... estão inseridas nas minhas observações do dia a dia. As minipoesias,vocês já conhecem os temas das poesias dos outros livros.




Será um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês: paperback, softback,softcover ou pocket book), no formato: 8,0x10,0 cm (tamanho do livro pequeno de João Alberto), com 120 páginas, capa em 4x4 cores e em cartão supremo 250 gramas, miolo em 4x4 cores e off-set 90 gramas. Com este livro, realizo um antigo desejo pelo fascínio que sempre teve sobre mim o livro de bolso, por ter formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo. Este formato tem boa aceitação nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa e aqui também no Sul do Brasil.

1. O anunciante (apoio cultural) terá logomarca em 5 banners, que ilustrarão o lançamento, e ainda na contracapa do livro. O apoio cultural, logomarca na contracapa, terá valor de 1 mil reais e no tamanho de 4 cm de largura X 3 cm de altura.

2. O apoio especial terá logomarca em 5 banners, que ilustrarão o lançamento, e ainda na página interna da contracapa do livro. O apoio especial, logomarca na pagina interna contracapa, terá valor de 500 reais e no tamanho de 3,5 cm de largura X 2,5 cm de altura.

Todas as logomarcas serão coloridas.

Prazo para confirmação do apoio: 15 de setembro de 2012.

Alguns confirmados: Fac. Maurício de Nassau, Alepe, Sesi, Rpress, Caderno 1, Dupla, Gere, Folha de Pernambuco, etc.

Contatos: rsampaioblog@gmail.com , telefones 9297.4779, 3461.1365 (residência) e 3425. 5848 (Folha de PE). Endereço residencial: Rua Cônego Romeu, 65, Edf. Mondino, Boa Viagem (Setúbal), CEP: 51030-340,Recife – PE.
No aguardo de uma resposta.
Obrigado,
Robson Sampaio.



Seguem algumas considerações sobre o jornalista:

O jornalista Evaldo Costa, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, ex- secretário de Imprensa do Governo Miguel Arraes e, atualmente, secretário de Imprensa do governador Eduardo Campos: “Robson Sampaio é o cronista do Recife. Para ele, com um texto direto e bem elaborado em defesa do cidadão e da Cidade do Recife, Robson critica, elogia e dá sugestões recheadas de bom-humor, provérbios e metáforas. Contudo, mantendo a ética e o respeito ao ser humano e, sobretudo, com a determinação de fazer do Recife um lugar melhor para todos, principalmente, para os menos favorecidos.”

Paulo Salgado, chefe de Reportagem e editor da Primeira Página da Folha de Pernambuco: “A matéria-prima do jornal é o leitor". Quando ouvi, de Robson Sampaio, esta frase de tamanho impacto para nós, jornalistas, percebi que ganhava, ali, um ensinamento. Eu era um jovem
repórter do Diário de Pernambuco e Robson, com experiência e sabedoria, tinha muito a me ensinar. Passei a prestar atenção em tudo o que os jornalistas mais experientes falavam. E aprendi muito. O cuidado ao escrever desde uma simples nota, até uma grande reportagem.
Hoje, colega de Robson, na Folha de Pernambuco, já com alguns cabelos brancos, continuo aprendendo. Mas, de vez em quando, dou alguns conselhos aos jovens repórteres, sempre com aquela frase de Robson Sampaio em mente.”

Ricardo Dantas Barreto – Editor e colunista de Política da Folha de Pernambuco. Conheci Robson Sampaio em 1992, quando iniciei minha vida em jornais, no Diário de Pernambuco. Companheiro de batente e jornadas noturnas, acompanhei de perto parte destes 44 anos de jornalismo.Claro, buscando nas conversas com ele, parte da sua experiência para o meu dia a dia. Agora estamos novamente trabalhando juntos na Folha de Pernambuco. Agora não, desde 1999. Procuro colaborar com sua coluna Folha da Cidade - dada a importância que ela tem para o Recife -, recebo sugestões, orientações e tiro dúvidas com o mestre. .

Júlio Crucho, proprietário do restaurante Dom Pedro e presidente do Sindicato e Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco: “Alagoas, a Terra dos Marechais, tem sido um celeiro de jornalistas que têm engrandecido a Imprensa pernambucana. Histórica e sábia, a
Câmara Municipal do Recife, através do vereador Daniel Coelho (PV), aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão do Recife ao brilhante jornalista Robson Sampaio. Além de tornar público, a Câmara Municipal do Recife oficializou o que nós, do Restaurante Dom Pedro, já sabíamos: ele é mesmo recifense.Todos os que fazem o Dom
Pedro parabenizamos à Câmara de Vereadores e o homenageado”


Seguem algumas considerações sobre o poeta:

“Robson acrescenta e enriquece ainda mais o cenário da poesia de Pernambuco. E Robson se revela um poeta de talento e vigor”. (Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, escritor, poeta e imortal da Academia Pernambucana de Letras)

“Robson Sampaio faz parte da significativa plêiade dos poetas pernambucanos, a exemplo de Jaci Bezerra, Lucila Nogueira, Ângelo Monteiro, Paulo Gustavo, Lourdes Sarmento, Marco Pólo, Orismar Rodrigues, César Leal e tantos outros que iluminam e engrandecem as artes e as letras pernambucanas”. (Flávio Chaves, jornalista e poeta, imortal da Academia Pernambucana de Letras).

Robson é, portanto, como dois outros poetas seus contemporâneos, Jaci Bezerra e Ângelo Monteiro, um alagoano pernambucanizado. Sua vida está enraizada nesta terra e é daqui que ele retira sua seiva.É por isso que seu livro é uma declaração de amor. Uma declaração de amor sem derramamentos ingênuos e românticos. Pelo contrário, feita com a fibra dos coqueiros e a areia do fundo dos rios. Uma declaração de amor sem mentiras. Verdadeira como sua poesia. (Marco Polo, poeta, jornalista e editor da “Revista Continente”).









Reabilitação e catapora

Equipe do Hospital Universitário do Oswaldo Cruz, formada por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social e enfermagem, tem se reunido para discutir sobre “Reabilitação de Forma Integrada”. Querem implantar, no HUOC, o Serviço Multiprofissional de Reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência mental e ampliar os serviços oferecidos, atualmente, aos deficientes físicos e auditivos. O assunto está em negociação com a Coordenação da Pessoa com Deficiência para inserção na rede púbica de reabilitação. Por sua vez, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz assinaram acordo para produção nacional da vacina tetraviral e que imunizará as crianças, numa só aplicação, contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola. A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, que tinha projeto semelhante, comemorou a vacinação gratuita. “Espero que, já em setembro, os recifenses sejam vacinados contra a catapora. E fiscalizarei os postos municipais de saúde”, afirmou.


Gestor/livro - “Prezado Robson: Hoje, aposentado como juiz, continuarei dando aulas, palestras e escrevendo sobre Execução Penal. Por ato do novo diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Fernando Cerqueira, fui designado gestor dos cursos e programas em matéria de Direito Penal para o biênio 2012/14. O meu novo livro “Execução da Pena e da Medida de Segurança”, pela Malheiros Editores, está sendo distribuído em todas as livrarias do País. Cordialmente, Adeildo Nunes”.


Bagunça geral





A leitora Rosineide Siqueira queixa-se que, em época de campanha política, a bagunça e falta de respeito são totais. Conforme a foto de sua autoria, a grama, recentemente colocada às margens do Canal do Jordão e na Academia da Cidade, na Avenida Maria Irene, está sendo maltratada. “Tem mais: placas de publicidade, fumaça de galeto assando na brasa, carrinhos de CD’s,vendedor de caldo de cana, feirante, enfim, baderna geral”, desabafa.



Linha Ouro Preto...

Os moradores de Ouro Preto, através do Centro de Assistência Social Professor Marcelo Gonçalves, pedem ao Grande Recife Consórcio de Transportes à implantação da linha de ônibus Ouro Preto-Integração/ Cidade Universitária.


...CDU

Esta linha atenderia a centenas de estudantes universitários (UFPE e IFPE) e cidadãos que, hoje, se deslocam do bairro até a Cidade Universitária utilizando duas conduções. O bairro tem cerca de 50 mil habitantes. Pedido mais do que justo.


Compesa

Moradores de Brasília Teimosa recebem, até o dia 31, o Projeto Compesa no Meu Bairro, quando são oferecidos diversos serviços à comunidade. Na Escola Estadual João Bezerra, na Avenida Francisco Val Passos, das 9h às 17h.



Criança - O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente seleciona, até 28 de setembro, projetos na linha de acolhimento institucional para 20 beneficiários. Tel. 81-31847000.



Micro - A Legião da Boa Vontade (LBV) - Recife oferece cem vagas para o curso gratuito de Operador de Micro para Automatização de Documentos. Na Rua dos Coelhos, 219, na Boa Vista, tel. 81. 3413
.8600.


Saúde - Em comemoração ao mês dedicado à saúde, o Shopping Guararapes oferece de graça, hoje, das 11h às 15h, orientação sobre alimentos, hipertensão e massa corporal, realizada pelo Sistema Hapvida.


Inversores - A Alfa Engenharia- Representações e Cursos abriu matrículas do Curso Inversores de Frequência/ Teoria e Prática para engenheiros, eletricistas, técnicos e outros. Tel. 81. 3023.7605 e www.alfa-cet.com.br.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário