quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parabólica





Ouvidorias e Cidadania


Do Cláudio de Melo Silva: “Gostaria de saber qual o trabalho das ouvidorias, além de ouvir os reclamantes? Enviei a minha indignação para a Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça, registro CNJ-62650 sobre os procuradores do TJPE terem tornado sem efeito uma determinação do Supremo Tribunal Federal.E pensei que a denúncia iria ser enviada para os setores competentes. A resposta dessa Ouvidoria foi que eu mesmo a enviasse para o STF. Ora, gente só para ouvir e ler as minhas lamúrias já tenho: esposa, amigos e leitores”. Por falar em Justiça, será amanhã e depois, o ciclo de palestras “Desenvolvimento e Cidadania - Estudos em homenagem ao ministro Eros Grau”, abordando temas como dignidade humana, sustentabilidade e saúde pública entre outros. No auditório do Salão Nobre do TJPE, na Praça da República, Santo Antônio, e os participantes receberão certificado. Promovido pelo ESA-PE, Esmape e Instituto Urbano Vitalino, as inscrições estão abertas para estudantes e profissionais. Telefone (81) 3221-1423 e www.institutourbanovitalino.com.br.



Mobilidade - “Calçadas: Qualidade de Vida e Cidadania para os Recifenses” é o tema da palestra, amanhã, às 9h, do arquiteto Francisco Cunha, da TGI Consultoria. E debatido por Paulo Monteiro, da CDL do Recife; Leonardo Meira, da UFPE, e Lorena Ferrário, editora executiva do Portal da Folha PE. Realizado pela JBR Engenharia, o ciclo debate, até setembro, a mobilidade do Recife. Inscrições gratuitas, no telefone (81) 3241-8508, e os debates acontecem na JBR, na Rua Gonçalves Dias, 123, em Campo Grande.


Canal, buracos e bichos





Na Rua 50, em Maranguape I, Paulista, os moradores estão indignados com um canal que, há 15 anos e em todo o inverno, transborda, invade as casas e danifica móveis, eletrodomésticos e por aí vai. A denúncia é de Henrique Lotto, autor da foto, que acrescenta: “E aparecem muriçocas, ratos, cobras,escorpiões, baratas e até jacaré. Em outras ruas e avenidas do nosso bairro, parece que teve um furação de tão cheias de buracos.”



Cachaça &...


Pio Guerra, presidente da Faepe, comanda, de hoje a sexta, no Centro de Convenções, o 20º. Agrinordeste, com feira de produtos do agrinegócio, show de lácteos, concurso de queijos e palestras sobre fruticultura e apicultura.


...Gastronomia

Amanhã, entre os debates do Seminário Identidades da Terra, das 16h45 às 17h45, Jairo Martins da Silva tratará da harmonização da cachaça na gastronomia. A feira e o show de lácteos são abertos ao público gratuitamente. Informações: (81) 3972-5377.


Árvores

Mesmo com o Protocolo de número 210029760 de fevereiro/2012, a leitora Valéria Leal não consegue que a Emlurb faça a podação de algumas árvores, na Rua Desembargador Capistrano de Moraes, em San Martin. Ela já me enviou três e-mails.


Livros - O Museu do Estado inaugura, hoje, às 19h, a loja Museu & CIA - Arte & Livros, com o lançamento de dez títulos da “Coleção Acervo Pernambuco”, da CEPE. Na Av. Rui Barbosa, 960, nas Graças.


Ladainha - Valéria diz: “Pode acreditar Robson, ainda não foram executar o serviço e toda semana é a mesma ladainha: ligue na próxima semana; iremos notificar a empresa responsável. E nisso ficamos a esperar”.


AIP - A Associação de Imprensa de Pernambuco realiza, amanhã e depois, o 16 º. Encontro Nacional das Associações de Imprensa e o 2º. Encontro Anual da Imprensa em Pernambuco. Inscrições: 30 61. 9267.



Pedagogia - O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) e Fafire oferecem 40% de desconto no Curso de Pedagogia para docentes sindicalizados e dependentes. Tel. 2122.3500.




“Frases & Minipoemas”

Companheiros, depois de lançar os livros “O Recife & Outros Poemas (2007-Cepe), “Eu Sou Capibaribe-Poemas (Instituto Maximiano Campos /Edições Bagaço- 2009)”- os dois com edições esgotadas - e “Arrecifes – Coletânea & Novos Poemas –Cepe2011” (em sua segunda edição), estou em busca de apoio cultural de alguns mecenas para publicação, na segunda quinzena de setembro, do meu quarto livro “Frases & Minipoemas”, a ser impresso na Cepe e lançamento no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador. São frases ditas nas redações, nos bares ou escritas na coluna, nestes 44 anos de profissão, onde a ironia, a tristeza, a alegria, a brincadeira, a profissão, o Jornalismo, etc... estão inseridas nas minhas observações do dia a dia. As minipoesias,vocês já conhecem os temas das poesias dos outros livros.







Será um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês: paperback, softback,softcover ou pocket book), no formato: 8,0x10,0 cm (tamanho do livro pequeno de João Alberto), com 120 páginas, capa em 4x4 cores e em cartão supremo 250 gramas, miolo em 4x4 cores e off-set 90 gramas. Com este livro, realizo um antigo desejo pelo fascínio que sempre teve sobre mim o livro de bolso, por ter formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo. Este formato tem boa aceitação nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa e aqui também no Sul do Brasil.

1. O anunciante (apoio cultural) terá logomarca em 5 banners, que ilustrarão o lançamento, e ainda na contracapa do livro. O apoio cultural, logomarca na contracapa, terá valor de 1 mil reais e no tamanho de 4 cm de largura X 3 cm de altura.

2. O apoio especial terá logomarca em 5 banners, que ilustrarão o lançamento, e ainda na página interna da contracapa do livro. O apoio especial, logomarca na pagina interna contracapa, terá valor de 500 reais e no tamanho de 3,5 cm de largura X 2,5 cm de altura.

Todas as logomarcas serão coloridas.

Prazo para confirmação do apoio: 15 de setembro de 2012.

Alguns confirmados: Fac. Maurício de Nassau, Alepe, Sesi, Rpress, Caderno 1, Dupla, Gere, Folha de Pernambuco, etc.

Contatos: rsampaioblog@gmail.com , telefones 9297.4779, 3461.1365 (residência) e 3425. 5848 (Folha de PE). Endereço residencial: Rua Cônego Romeu, 65, Edf. Mondino, Boa Viagem (Setúbal), CEP: 51030-340,Recife – PE.
No aguardo de uma resposta.
Obrigado,
Robson Sampaio.



Seguem algumas considerações sobre o jornalista:

O jornalista Evaldo Costa, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, ex- secretário de Imprensa do Governo Miguel Arraes e, atualmente, secretário de Imprensa do governador Eduardo Campos: “Robson Sampaio é o cronista do Recife. Para ele, com um texto direto e bem elaborado em defesa do cidadão e da Cidade do Recife, Robson critica, elogia e dá sugestões recheadas de bom-humor, provérbios e metáforas. Contudo, mantendo a ética e o respeito ao ser humano e, sobretudo, com a determinação de fazer do Recife um lugar melhor para todos, principalmente, para os menos favorecidos.”

Paulo Salgado, chefe de Reportagem e editor da Primeira Página da Folha de Pernambuco: “A matéria-prima do jornal é o leitor". Quando ouvi, de Robson Sampaio, esta frase de tamanho impacto para nós, jornalistas, percebi que ganhava, ali, um ensinamento. Eu era um jovem
repórter do Diário de Pernambuco e Robson, com experiência e sabedoria, tinha muito a me ensinar. Passei a prestar atenção em tudo o que os jornalistas mais experientes falavam. E aprendi muito. O cuidado ao escrever desde uma simples nota, até uma grande reportagem.
Hoje, colega de Robson, na Folha de Pernambuco, já com alguns cabelos brancos, continuo aprendendo. Mas, de vez em quando, dou alguns conselhos aos jovens repórteres, sempre com aquela frase de Robson Sampaio em mente.”

Ricardo Dantas Barreto – Editor e colunista de Política da Folha de Pernambuco. Conheci Robson Sampaio em 1992, quando iniciei minha vida em jornais, no Diário de Pernambuco. Companheiro de batente e jornadas noturnas, acompanhei de perto parte destes 44 anos de jornalismo.Claro, buscando nas conversas com ele, parte da sua experiência para o meu dia a dia. Agora estamos novamente trabalhando juntos na Folha de Pernambuco. Agora não, desde 1999. Procuro colaborar com sua coluna Folha da Cidade - dada a importância que ela tem para o Recife -, recebo sugestões, orientações e tiro dúvidas com o mestre. .

Júlio Crucho, proprietário do restaurante Dom Pedro e presidente do Sindicato e Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco: “Alagoas, a Terra dos Marechais, tem sido um celeiro de jornalistas que têm engrandecido a Imprensa pernambucana. Histórica e sábia, a
Câmara Municipal do Recife, através do vereador Daniel Coelho (PV), aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão do Recife ao brilhante jornalista Robson Sampaio. Além de tornar público, a Câmara Municipal do Recife oficializou o que nós, do Restaurante Dom Pedro, já sabíamos: ele é mesmo recifense.Todos os que fazem o Dom
Pedro parabenizamos à Câmara de Vereadores e o homenageado”


Seguem algumas considerações sobre o poeta:

“Robson acrescenta e enriquece ainda mais o cenário da poesia de Pernambuco. E Robson se revela um poeta de talento e vigor”. (Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, escritor, poeta e imortal da Academia Pernambucana de Letras)

“Robson Sampaio faz parte da significativa plêiade dos poetas pernambucanos, a exemplo de Jaci Bezerra, Lucila Nogueira, Ângelo Monteiro, Paulo Gustavo, Lourdes Sarmento, Marco Pólo, Orismar Rodrigues, César Leal e tantos outros que iluminam e engrandecem as artes e as letras pernambucanas”. (Flávio Chaves, jornalista e poeta, imortal da Academia Pernambucana de Letras).

Robson é, portanto, como dois outros poetas seus contemporâneos, Jaci Bezerra e Ângelo Monteiro, um alagoano pernambucanizado. Sua vida está enraizada nesta terra e é daqui que ele retira sua seiva.É por isso que seu livro é uma declaração de amor. Uma declaração de amor sem derramamentos ingênuos e românticos. Pelo contrário, feita com a fibra dos coqueiros e a areia do fundo dos rios. Uma declaração de amor sem mentiras. Verdadeira como sua poesia. (Marco Polo, poeta, jornalista e editor da “Revista Continente”).


POR Maria Cristina Henriques
APBS - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES do PINA,BOA VIAGEM e SETUBAL] B OA VIAGEM pela WIKIPEDIA
BOA VIAGEM pela WIKIPEDIA - O bairro de Boa Viagem, cujo nome deriva da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem,é um dos mais importantes na cidade do Recife.Uma das suas principais características é a sua posição ao longo do Oceano Atlântico. A avenida Boa Viagem, que corta o bairro por completo, é à beira-mar. O bairro nobre possui uma das maiores aglomerações por metro quadrado da população da cidade, tendo em vista a grande quantidade de edifícios. Em virtude de sua bela costa praiana, considerada uma das mais bonitas praias urbanas do Brasil, existem diversos hotéis no local.
Boa Viagem localiza-se na zona sul da cidade e é banhada pelo Oceano Atlântico, onde também fica a praia de Boa Viagem. Seu IDH em 2000 era o segundo maior da cidade do Recife sendo de 0,974, superado apenas pelo IDH do bairro da Jaqueira
No século XVII foi construída uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem em razão da devoção dos pescadores que habitavam o então pequeno povoado. A urbanização só ganhou impulso no início do século XX, com a construção da avenida Boa Viagem. Mesmo assim ainda era um bairro de veraneio. Os primeiros arranha-céus do bairro, os edifícios Holiday (1957), Acaiaca (1958) e Califórnia (1960), foram feitos originalmente como endereços de veraneio. Tornou-se realmente residencial no fim dos anos 70, aliado à construção do Shopping Recife.
Atualidade
Boa Viagem é o bairro mais rico da cidade do Recife, embora não seja o mais desenvolvido, devido principalmente às favelas do bairro, como a Entra-a-Pulso, Tancredo Neves e Bruno Veloso. Possui uma infra-estrutura completa, com lojas, restaurantes, bares, hotéis, boates, escolas e luxuosos edifícios, principalmente na Avenida Boa Viagem, o endereço residencial mais requintado da cidade. Trata-se ainda hoje, o lugar mais disputado por empresas do mercado imobiliário, assim como a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Boa Viagem é um dos bairros mais populosos do Recife
• IDH: 0,974
• Área territorial (hectare): 738,1
• População residente: 100.388
• População residente por sexo:
Masculina: 44.812
Feminina: 55.576
• População por faixa etária:
0 - 4 anos: 5.795
5 - 14 anos: 13.817
15 - 39 anos: 43.506
40 - 59 anos: 24.993
60 anos e mais: 12.277
Principais vias
• Avenida Conselheiro Aguiar
• Avenida Boa Viagem
• Avenida Domingos Ferreira
• Avenida Visconde de Jequitinhonha
• Rua Antônio Falcão

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Viagem_(Recife)
Boa Viagem (Recife) – Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário