quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Parabólica



Transtornos mentais e o SAMU

A Secretaria de Saúde do Recife esclarece “que o veto ao Projeto de Lei Nº 02/2012, que determina a obrigatoriedade de atendimento, pelo SAMU, a pacientes portadores de transtornos mentais em surto, levou em consideração a Portaria Ministerial 2.048/2002. O documento federal institui o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgências e Emergências, incluindo o atendimento pré-hospitalar móvel. No seu capítulo IV, ele define a natureza dos agravos a serem atendidos pelo SAMU e que já inclui urgências psiquiátricas. Assim, a proposta da vereadora Vera Lopes é a ratificação de um protocolo federal, tornando-se inócua a sua aplicação na alçada municipal. A Secretaria destaca ainda que, como vanguardista na criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, já oferece assistência a pacientes psiquiátricos em surto desde 2001 E acrescenta que, em reconhecimento à delicadeza e à importância do assunto, ele tem sido abordado nas qualificações oferecidas aos profissionais da rede municipal. Uma das capacitações, por sinal, foi realizada no final do mês de julho, pelo SAMU”.



Barracas - Leitores voltam a reclamar do comércio ambulante instalado, no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Conselheiro Portela, nos Aflitos. E o que é pior: as barracas de frutas estão nas faixas de pedestres, prejudicando quem precisa atravessar as vias com segurança, principalmente, idosos, grávidas e crianças. É compreensível a necessidade de sobrevivência do cidadão, porém, ali não é, de jeito nenhum, local para comércio.



Carretas abandonadas




O leitor André Luis, autor da foto, denuncia as várias carrocerias de carros e carretas abandonadas, nas ruas Estevão de Sá, Antônio Nogueira, Paraíso do Norte e outras, na Várzea. Denúncia também feita pelo leitor Marcelino Luiz e que a CTTU mandou o usuário ligar para 0800. 081. 10 78 e reclamar, pois, só assim, irá ao local. E diz que um veículo estacionado só poderá ter ação da CTTU se estiver cometendo alguma infração de trânsito, como define o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Polícia, saúde e trânsito

Mas, segundo os leitores, é um caso de Polícia, de saúde e de trânsito. As carrocerias são esconderijos de bandidos e de uso e de venda de drogas, casos comprovados de focos de dengue e deixam as vias perigosas com mão única.


De fora

André Luís diz que as carretas e os carros estão lá há anos, enferrujando e ainda juntando animais peçonhentos. “Nenhuma das placas das carretas são de Pernambuco. Todas de fora e que foram descartadas nestas ruas”, desabafa André.


Ônibus

Paula Ferreira sugere que o Grande Recife Consórcio troque a Linha CDU/ Torrões/ San Martin pela do SEI/ TI Caxangá/ Abdias de Carvalho. Assim, integra a Abdias à Caxangá e beneficia quem vai para a UFRPE, a UFPE e o IFPE.



Bloco - Hoje, o Hospital Santo Amaro-HSA, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, inaugura um o Bloco Cirúrgico Dom Hélder Câmara. E comemora os 154 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia.


Obras - A Compesa investirá 70 milhões na substituição de 15 km de tubulações em várias ruas de Boa Viagem. O contrato já foi assinado e a ordem de serviço será dada no próximo dia 13. As obras começam em setembro.



Colesterol - Hoje, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/ PE promove uma ação, na Praça de Alimentação do Shopping Tacaruna, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. De graça.


Missa - O Colégio Vera Cruz realiza, hoje, às 7h, missa em homenagem ao Dia dos Pais e comemora os 81 anos de fundação do colégio e o Dia do Estudante. A missa é aberta ao público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário